Como lavar um cobertor ou manta de lã

As mantas de lã são feitas de fibras naturais que são muito delicadas e requerem cuidados especiais. Contaremos como limpá-las.
Como lavar um cobertor ou manta de lã

Última atualização: 18 outubro, 2022

Os cobertores feitos de tecidos naturais, como a lã, são muito delicados. Eles passaram por pouquíssimos processos industriais para obter o produto final. Em geral, são de excelente qualidade e muito frágeis devido à limpeza regular. Nesta ocasião, revisaremos como lavar um cobertor de lã e mantê-lo intacto.

São lavados à mão ou na máquina de lavar? Eles exigem limpeza a seco? Qual é a melhor maneira de lavá-lo sem danificar suas fibras naturais? Vamos responder a todas essas perguntas, para que você possa ter certeza de que eles estão limpos e como novos.

Os cobertores de lã precisam ser lavados todos os anos?

A resposta é não. Nós vamos explicar o porquê.

Acontece que a lã passa por um processo de autolimpeza. Isto significa que repele a sujidade de forma natural, sem a ajuda de qualquer tipo de produto de limpeza. Nesse contexto, o recomendado é arejá-lo com frequência.

Agora, às vezes acontece que temos uma manta ou cobertor recheado de lã; e o tecido que cobre essa lã fica sujo e precisa ser lavado, pois não há outra alternativa.

cobertor nórdico.

Como lavar mantas ou cobertores de lã à mão?

Antes, leia atentamente a etiqueta da manta, pois lá você encontra informações sobre qual tipo de lavagem é a mais indicada, a temperatura da água e o tipo de sabão recomendado.

Então, você poderá lavá-la, seguindo estes passos:

  1. Você precisará usar a banheira ou um recipiente grande para que caiba suavemente e não fique muito apertado. Encha a banheira com água morna e adicione sabão neutro ou detergente neutro. Em seguida, você deve submergir totalmente o cobertor. Não coloque amaciante; apenas o sabonete.
  2. Deixe descansar por duas horas, mais ou menos. Não tente esfregá-lo,  ou escová-lo com esponja para remover qualquer mancha em particular.
  3. Para enxaguar, a banheira deve ser esvaziada e reabastecida com água limpa. Não é necessário torcer o cobertor, pois você pode danificar sua estrutura. Se sobrar algum produto, a própria lã sairá dele por meio de um processo natural.
  4. Para secá-lo, esvazie a banheira e deixe-a ali descansando sem escoar. Mais uma vez, a lã sozinha soltará a água de suas fibras. Pode levar cerca de 2-3 horas para que o cobertor pare de pingar e esteja menos úmido.
  5. Finalmente, você deve deixar o cobertor secar ao ar livre, mas não sob luz solar direta, pois as cores originais podem ser afetadas.

Este método também pode ser aplicado para outras roupas de lã.

Como lavar cobertores de lã na máquina de lavar?

Não é a primeira ou segunda escolha para lavar o cobertor de lã. No entanto, se você decidir continuar, tente usar um programa para roupas de lã, água fria e elimine a centrifugação.

Roupas de lã tendem a encolher se uma centrifugação for usada, então lembre-se de removê-la. Se a máquina não tiver um programa para lã, escolha um para roupas delicadas.

Outra sugestão é armazená-lo em uma superfície plana durante a noite, para evitar que se deteriore sob a luz direta do sol. Evite pendurá-lo, pois pode ficar deformado.

Limpeza à seco

Esta é, sem dúvida, uma das alternativas mais seguras para lavar os cobertores de lã e mantê-los intactos. Escolha profissionais que saibam o que estão fazendo.

Outras alternativas para limpar cobertores de lã

Como já mencionamos no início, a lavagem de um cobertor de lã deve ser evitada ao máximo. Para isso, vamos compartilhar com você algumas dicas para mantê-lo limpo:

  • Arejar: arejar ou ventilar a manta de lã é essencial para mantê-la em ótimas condições. O ideal é agitá-la diariamente e pendurá-la em um local onde receba ar por algumas horas.
  • Remover manchas: em caso de manchas em uma determinada área, não é necessário lavar a manta inteira, mas podemos trabalhar localmente. A fibra de lã repele a água; é hidrofóbica. Os componentes naturais desta fibra agem para soltar as partículas de sujeira. Se estiver manchado, tente borrifá-lo com água e sabão para ver se ele sai. Você nunca tem que esfregar.
  • Limpeza a vapor: Esta opção é ideal, principalmente se o cobertor tiver acumulado um odor forte, como a alimentos ou umidade. Se você tiver o limpador a vapor em sua casa, pode adicionar óleos essenciais para perfumá-lo.
Steamer para limpar um cobertor de lã.
Se você tiver um vaporizador em casa, use-o para aplicar no cobertor de lã, assim como faz com o resto de suas roupas.

Com muita cautela, é possível lavar um cobertor de lã

Esperamos que você possa usar todas essas informações para garantir que suas roupas de lã permaneçam sempre como novas. Lembre-se que o cobertor de lã tem dois inimigos que podem ser fatais: torcer e pendurar na vertical.

Se você notar que há excesso de água, você pode usar toalhas para absorvê-los. Por outro lado, nunca pendure-o na vertical, pois ele se deformará completamente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gómez, Ó. T. (2009). Cadena productiva de lana de oveja en el sector textil y de confecciones. Industrial data12(2), 73-80.
  • Urgilés Ortíz, J. T. (2020). Experimentación con las técnicas de tinturado natural y afieltrado de lana de oveja y fibra de alpaca(Bachelor’s thesis, Universidad del Azuay).
  • Sánchez Llanos, M. L. (2020). La experimentación en el tinturado natural de lana de oveja y fibra de alpaca(Bachelor’s thesis, Universidad del Azuay).
  • Otegui, P. (2015). Lana: fibra natural, renovable y autosustentable. Del campo a la tienda. XLIII Jornadas Uruguayas de Buiatría.
  • Vílchez Maldonado, S. (2005). Nuevos tratamientos de lana con enzimas.
  • Wadel, G. (2009). Aislamientos térmicos renovables y reciclados de lana de oveja y algodón: Un aporte a la construcción sostenible. Revista de Arquitectura15(20), ág-27.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.