Como identificar amigos verdadeiros

06 Novembro, 2020
Um amigo verdadeiro é capaz de mover céus e terra por nós. Aprender a valorizá-los é fundamental, pois a presença deles em nossas vidas é um verdadeiro tesouro.

Dizem que os amigos verdadeiros podem ser contados nos dedos. Aqueles que sempre nos acompanham, que nos escutam e tiram o melhor proveito de nós estão nessa lista exclusiva de amigos.

No entanto, você deve ter cuidado. Muitas pessoas se aproximarão de você por interesse. Portanto, você deve aprender a diferenciar as amizades verdadeiras daquelas que não o são.

Neste artigo, vamos explicar como identificar os amigos verdadeiros.

O que os amigos verdadeiros fazem?

Para alguns, é fácil identificar quem são seus verdadeiros amigos ou quem está ao seu lado por interesses ou motivos ocultos. Os amigos verdadeiros demonstram uma série de qualidades que nem todo mundo possui.

Algumas das mais comuns são as seguintes.

1. Levantam sua autoestima

Quando você se sente mal consigo mesmo, eles fazem você enxergar o lado bom que há em você. Eles destacam todas as suas habilidades e aspectos positivos para fazer você se sentir melhor.

Um bom amigo sempre procura aumentar sua autoestima e seu ânimo, mesmo nos piores momentos. Para eles, não há inveja, nem vão agir por ciúme.

Veja também: Autoestima, chave para a nossa felicidade

2. Dão apoio

Não importa quais sejam as suas decisões, eles sempre estarão lá para te acompanhar no caminho que você escolhe. Muitas vezes, mesmo que não concordem com isso.

Eles oferecem todo o seu apoio através de uma mensagem, uma tarde juntos, um abraço ou algum gesto sem importância. Com eles, você sabe que tem um pilar no qual se apoiar.

3. Eles te escutam 100%

Essa é outra das principais características dos amigos verdadeiros. Quando dizemos “eles te escutam”, queremos dizer que eles prestam atenção no que você diz, quer seja repetitivo, pessimista, cheio de alegria ou de raiva.

Essas pessoas tão especiais podem passar horas ao seu lado (ou do outro lado do telefone) e, além disso, têm confiança suficiente para te dizer quando você está sendo um chato, sem que você se irrite com isso.

Recomendamos que você leia: Irmãos, os melhores amigos que não escolhemos

 4. Fazem você se sentir confortável

Diante de um bom amigo, não há necessidade de mentir ou fingir ser alguém que não somos.

Quando estamos com verdadeiras amizades, não mentimos, não fingimos, também não tentamos impressioná-los.

Com eles, falamos abertamente, mostramo-nos como somos e nos sentimos muito confortáveis, como em casa, sem máscaras.

5. Ajudam

Provavelmente, quando precisa tomar uma decisão importante e não tem certeza, você chama seu melhor amigo para que dê sua opinião. Saber o que ele ou ela faria é importante para você.

Os verdadeiros amigos nos dão recomendações valiosas, que nascem da sua opinião sobre certas situações. Eles nos emprestam seus ouvidos, suas mãos e seus pés quando precisamos deles.

Eles também nos ajudam a recuperar nosso “centro” quando sentimos que de alguma forma o perdemos. Se as coisas não estiverem muito boas, por qualquer motivo, eles podem ser nossa “âncora”.

6. Reservam um tempo para você

Os amigos verdadeiros não dão desculpas quando nos encontram, porque gostam de passar tempo juntos.

É verdade que todos nós temos nossas obrigações, tarefas e compromissos. Contudo, você perceberá que, quando a amizade for real, esse amigo sempre encontrará pequenos espaços para ficar com você.

Algumas das frases de um verdadeiro amigo são:

  • “Entre sair da aula e ir para a biblioteca, eu tenho 15 minutos para um café“.
  • “Tenho que ir ao médico. Quando eu sair, passo na sua casa para dizer um ‘oi'”.
  • “Vou reservar com antecedência a noite de quinta-feira pra gente comer alguma coisa”.

Se, por outro lado, uma pessoa estiver sempre ocupada, cancelar todos os planos ou colocar obstáculos no caminho dos encontros, então não está tão interessada em dedicar tempo a uma amizade.

Não é ruim, talvez ela esteja passando por um momento difícil. Contudo, provavelmente você não pode considerá-la um amigo incondicional.

7. Dizem a verdade

É muito importante que você se cerque de pessoas sinceras e honestas. É inútil quando te dizem apenas o que você quer ouvir, porque é contraproducente.

Se um vestido cair mal em você, um amigo sincero vai dizer. Por exemplo, se você acha que seu parceiro não é bom para você, a pessoa não conseguirá disfarçar. Além disso, se um amigo achar que você está tomando uma decisão errada, ele será o primeiro a te dizer.

A sinceridade é muito importante em um relacionamento (amizade, amoroso, trabalho). Portanto, valorize aqueles amigos que sempre falam a verdade, mesmo que doa.

8. Respeitam você

Os verdadeiros amigos não “acorrentam” você para estar sempre ao lado deles. Eles entendem que você tem outras coisas para fazer e outras pessoas para cuidar também.

Da mesma forma, eles entendem quando você quer ficar sozinho, por qualquer motivo. O respeito é essencial na amizade e isso implica, entre outras coisas, respeitar o espaço pessoal do outro.

9. Sabem perdoar

Um verdadeiro amigo sabe que você é humano e aceita que pode errar. Portanto, se você demonstrar que sente muito por alguma coisa que disse ou fez, ele não terá nenhum problema em te perdoar.

A verdadeira amizade implica desculpar certos erros, perdoar de coração e priorizar um bom relacionamento e o tempo compartilhado.

Como identificar os amigos verdadeiros

10. Fazem de você uma pessoa melhor

Se você quer ter amigos verdadeiros, deve aprender a dar. A amizade não é apenas alguém que faz todo o esforço.

Ambas as partes são responsáveis ​​pelo crescimento e desenvolvimento do vínculo emocional da relação. Se você quiser manter seus amigos ao seu lado, deve agir de acordo. Isso significa que nem sempre será você quem vai falar, pois às vezes também terá que ouvir.

Quem tem um amigo tem um tesouro

Assim como eles em relação a você, você também deve demonstrar honestidade e respeito, ajudar seus amigos a serem pessoas melhores, estar ao lado deles em todas as situações e oferecer seus pontos de vista de forma realista.

Se você tem amigos de verdade, tem sorte. E se você for um deles, pode ter certeza que suas amizades vão saber dar valor.