Como fazer um bebê rir?

Contemplar um bebê enquanto ele ri é uma das experiências mais simples, mas mais deliciosas que podemos ter. Aqui estão algumas técnicas para fazer um bebê rir.

Poucos podem resistir ao sorriso terno de uma criança, especialmente as mães. Por isso, todos nós estamos sempre tentando fazer um bebê rir.

Segundo estudos, as crianças podem rir 300 vezes por dia, em média, até os 6 anos de idade. Qual é o motivo por trás desse comportamento?

Por que os bebês sorriem?

Pessoa ajudando bebê a andar

Um artigo na revista Consensus afirma que “o riso é uma manifestação do estado de prazer em bebês, […] produzido por situações lúdicas, como fazer cócegas”. No entanto, embora os bebês já sorriam dentro do útero da mãe, isso não significa que eles desenvolveram um senso de humor ou riso.

De fato, pouco se sabe sobre como os bebês fazem a seleção de estímulos para perceber o humor. Por exemplo, foi descoberto em pesquisas que bebês de todas as idades no grupo de estudo sorriam, independentemente do carinho demonstrado por seus pais.

Entretanto, após os 5 meses de idade, a estimulação paterna influenciou no afeto dos bebês, e essa emoção se intensificou após 7 meses. Ou seja, quando os pais tentavam fazer o bebê rir, era mais provável que eles o fizessem.

O desenvolvimento do humor e do riso no bebê

No livro Programa para melhorar o senso de humor: Porque a vida com bom humor vale a pena, Begoña García faz um breve relato do desenvolvimento do humor em bebês por idade, que eu compartilho abaixo:

Primeiro mês

Os bebês sorriem enquanto dormem. Da mesma forma, eles sorriem em resposta a estímulos como toque e sons suaves enquanto são embalados.

Segundo mês

Bebê sorrindo

O bebê dá sinais diante estímulos externos e sorri em resposta a rostos humanos.

Terceiro e quarto mês

Nesse estágio, o bebê já domina a arte de “conversar com sorrisos” e o riso aparece, seja por estímulos ou brincando com eles.

Sexto mês

A seletividade dos bebês aumenta. A quantidade de sorrisos do bebê dependerá do nível de confiança que ele tem com cada pessoa. Segundo alguns especialistas, é necessário aprofundar o tema do riso nos bebês.

No entanto, o que se sabe é que o riso no bebê faz parte do seu desenvolvimento social como um importante meio de comunicação e um indicador de bem-estar.

Agora que sabemos um pouco sobre o desenvolvimento do humor e do riso nos pequenos, será mais fácil descobrir como fazer um bebê rir.

Como fazer um bebê rir?

Se ele é seu filho, você não precisa se preocupar, seu primeiro sorriso é geralmente dedicado a sua mãe. Mas se você precisar de técnicas mais avançadas para obter um sorriso bonito, aqui estão algumas dicas para fazer o bebê rir.

1. As cócegas

Bebê mostrando a língua

Fazer cócegas é uma das técnicas mais simples para fazer um bebê rir. Isso ocorre porque o toque é a primeira percepção sensorial do bebê. Este efeito é natural porque certos pontos físicos dos nervos são ativados através do contato físico.

Além disso, pele do bebê é muito macia e sensível. Por isso, fazer cócegas produz facilmente uma resposta no bebê, fazendo-lhe sorrir.

2. Um bom banho

Os bebês relaxam em um ambiente confortável. Você deve aproveitar esses momentos, porque é mais provável que ele sorria enquanto está calmo. Um bom exemplo ocorre durante o banho.

Se você já teve crianças pequenas, você deve saber que as crianças gostam tanto de água que não querem sair da banheira! E eles estão acostumados ao ambiente aquático desde que foram concebidos. Então brinque com ele e você verá que tanto seu filho quanto você vão se divertir como nunca antes.

3. Brinquedos e ursinhos de pelúcia

Bebê dormindo com ursinho

Para os bebês tudo é novo e fantástico. Por essa razão, mover os ursinhos de pelúcia como se tivessem vida e fazê-los falar os diverte muito. Não importa se você diz coisas sem sentido. Portanto, fazer bobagens é válido na tentativa de arrancar um sorriso do seu pequeno.

4. Cucu!

O cucu é um jogo muito simples que, além de entreter o bebê, ajuda no seu desenvolvimento intelectual. Geralmente, bebês com 8 meses de idade podem participar deste jogo. Tudo o que você precisa fazer é esconder o rosto atrás das mãos e deixá-lo encontrá-lo.

Depois de alguns segundos, descubra seu rosto e faça um gesto engraçado ou diga “Cucu!”. Ele ficará surpreso e começará a rir. Embora pareça uma brincadeira boba, ajuda o bebê a aprender sobre a permanência do objeto.

Também permite distinguir várias expressões emocionais, desenvolver habilidades motoras, entre outros benefícios. Este jogo também funciona escondendo objetos atrás de tecidos ou travesseiros.

5. Caras engraçadas

Bebê sorrindo

Desde o nascimento, o bebê aprende a ler os rostos de seu pai e mãe. Além disso, torna-se seu espelho, como acontece em um jogo de mímica. Por esse motivo, outro truque básico para fazer um bebê rir é lançar olhares de paquera ou fazer caras engraçadas.

Pode ser difícil, mas tente chegar a 20 ou 40 centímetros do seu rosto. Dê um grande sorriso e brinque! Este exercício permitirá que a criança reconheça os diferentes significados dos gestos e também servirá como um meio para expressar a linguagem corporal.

Em conclusão, risos e sorrisos são a grande porta do desenvolvimento social e emocional de um bebê. Esperamos que com esses truques você se divirta muito e, o mais importante, que o relacionamento entre vocês seja fortalecido.

Categorias: Curiosidades Tags:
Recomendados para você