Como evitar o mau cheiro nos dias de menstruação

Evitar a ducha vaginal e usar sabonetes neutros que respeitem o pH vaginal é decisivo na prevenção do mau cheiro nos dias de menstruação. Conheça outras recomendações para evitar maus momentos durante a menstruação.
Como evitar o mau cheiro nos dias de menstruação

Última atualização: 14 fevereiro, 2022

Manter uma boa higiene íntima é a chave para evitar o mau odor nos dias de menstruação. Embora esse sintoma possa se apresentar de maneiras diferentes em cada mulher, a maioria tende a se sentir insegura ao pensar que outra pessoa o percebe.

A boa notícia é que se houver um cheiro irritante, você pode levar em conta uma série de recomendações que ajudam a neutralizá-lo. Neste artigo, compilamos os mais importantes para evitar o mau odor nos dias de menstruação. Anote!

Como evitar o mau odor durante a menstruação?

Embora o sangramento menstrual tenha um odor característico que pode ser tolerado, às vezes apresenta alterações que o tornam insuportável ou muito fétido. Nesse caso, é essencial consultar o médico, pois às vezes é um sinal de que há um problema de saúde significativo. Para casos leves, siga estas recomendações:

Mude de roupa com frequência

A proliferação de bactérias em itens de higiene como tampões e absorventes pode ser o gatilho para o mau odor menstrual. O acúmulo de sangue, somado ao calor da área, facilita o desenvolvimento de microrganismos que podem ser infecciosos.

Assim, tanto para a saúde quanto para a higiene, é fundamental trocar esses produtos pelo menos a cada duas a quatro horas, dependendo da quantidade de fluxo menstrual. Da mesma forma, aqueles absorventes perfumados não devem ser escolhidos, pois, segundo artigo da Environmental Health Perspective, eles podem alterar a microbiota vaginal e piorar o problema.

Use sabonete íntimo

O sabonete íntimo é um produto que contém ácidos que respeitam o pH vaginal. Por isso, seu uso durante o período menstrual serve para prevenir o mau odor e infecções. No entanto, por segurança, devem ser escolhidas apresentações neutras e sem perfume.

Evite duchas vaginais

Quando ocorre um mau cheiro, a ducha parece ser a melhor opção para combatê-lo. No entanto, longe de causar um efeito positivo, elas eliminam as bactérias boas da vagina e, segundo uma publicação na revista Sex Roles, a deixam desprotegida contra infecções.

Então, em vez de usar esses tratamentos para evitar o mau cheiro nos dias de menstruação, opte por tomar banhos normais com sabão neutro ou apenas água. Se você sentir desconforto persistente, seria aconselhável consultar um ginecologista.

Não repita o jeans

Muitos tendem a repetir os jeans porque, à primeira vista, estão limpos. O problema é que seu uso repetido pode piorar o mau cheiro nos dias de menstruação. Aliás, uma das dicas para lidar com o problema do odor vaginal forte é usar roupas mais folgadas e ventiladas. Portanto, se esse sintoma for recorrente, seria bom considerar outras roupas para esses dias.

Use roupas íntimas de algodão

roupa interior de algodão

A roupa íntima também tem muito a ver com a prevenção do mau cheiro nos dias de menstruação. As roupas com materiais sintéticos podem favorecer o crescimento de bactérias, fungos, mau odor e irritação.

As calcinhas confeccionadas em tecido de algodão são muito mais saudáveis, pois são respiráveis e evitam a retenção de umidade. Por este motivo, tanto nos dias do período como em todos os momentos, é recomendável optar por esta variedade de peças.

Mantenha roupas íntimas extras

Nenhuma mulher está isenta de sofrer manchas ou derramamentos de sangue durante o período menstrual. Não ter roupas íntimas à mão pode ser um problema, principalmente se o cheiro for perceptível. Então, considerando isso, o ideal é levar roupas íntimas extras na bolsa.

Experimente o copo menstrual

copo menstrual

O copo menstrual é um item de higiene íntima que substitui produtos descartáveis, como absorventes e tampões durante esses dias. É feito de um material hipoalergênico e higiênico que ajuda a prevenir irritações e maus odores retendo o sangramento.

É muito fácil de usar e só é necessário lavá-lo antes de inseri-lo novamente. O melhor de tudo é que economiza dinheiro e é muito favorável ao meio ambiente, pois um único copo dura entre 5 e 10 anos, dependendo do material de fabricação e cuidados.

Ter mudanças sutis no cheiro da vagina é normal. Isso depende em grande parte do pH, que pode ser afetado por vários motivos. É importante aprender a reconhecer essas alterações e consultar um ginecologista se o cheiro for muito forte e estiver acompanhado de outros sintomas, como coceira, ardor, irritação ou corrimento.

Por fim, convidamos você a seguir essas dicas e, assim, evitar momentos ruins devido a cheiros fortes durante o período menstrual. Por outro lado, vale ressaltar que a higiene íntima é um fator muito importante nesses dias.

This might interest you...
A aromaterapia ajuda a aliviar a dor menstrual?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
A aromaterapia ajuda a aliviar a dor menstrual?

A aromaterapia tem sido usada desde os tempos antigos como um adjuvante para aliviar a dor menstrual e outros tipos de incômodos.



  • Nicole W. (2014). A question for women’s health: chemicals in feminine hygiene products and personal lubricants. Environmental health perspectives122(3), A70–A75. https://doi.org/10.1289/ehp.122-A70
  • Jenkins, A.L., Crann, S.E., Money, D.M. et al. “Clean and Fresh”: Understanding Women’s use of Vaginal Hygiene Products. Sex Roles 78, 697–709 (2018). https://doi.org/10.1007/s11199-017-0824-1