Descubra como eliminar os pelos das axilas facilmente
Tudo depende do filtro que usamos para ver, da época e do lugar em que vivemos e das modas do momento. Assim, os pelos das axilas podem ser um tema insignificante ou um grande problema que é preciso resolver.
Há mulheres que deixam que eles cresçam sem maiores inconvenientes, e também existem as que se sentem muito preocupadas e que têm dúvidas sobre a melhor maneira de eliminá-los sem muito incômodo nem perda de tempo.
Métodos tradicionais de depilação
Num mundo em que a imagem pode ser considerada algo muito importante, a proliferação dos centros de beleza e estética está aumentando.
Eles oferecem milhares de opções para que tanto homens quanto mulheres fiquem com uma aparência esplêndida.
Entre seus serviços, por exemplo, oferecem a depilação com diferentes tipos de cera ou lasers.
A realidade é que você também pode resolver o problema em sua casa, com diferentes procedimentos, como cera — a fria ou a quente — cremes, etc.
Se você estiver com muita pressa, usar uma lâmina de barbear sempre é uma solução rápida.
A verdade é que estas são práticas que podem causar dor ou irritação e que, a longo prazo, podem escurecer a pele das axilas.
Por esse motivo, oferecemos também algumas opções naturais, econômicas e fáceis de realizar na hora de eliminar — ou enfraquecer — os pelos dessa parte tão sensível do corpo.
Leia também: Nódulo na axila: quando se preocupar?
Vantagens das opções naturais para eliminar os pelos das axilas
As receitas caseiras para se desfazer de pelos indesejados de certas partes de nossa anatomia são utilizadas desde a antiguidade.
Sua eficácia dependerá, muitas vezes, da espessura do pelo e da constância que tenhamos em aplicar o método.
No entanto, o senso comum parece indicar que, como são produtos naturais, a curto ou a longo prazo beneficiarão nossa pele, nutrindo-a, hidratando-a e deixando-a mais macia.
No entanto, ainda que sejam ingredientes que certamente temos em nossa cozinha, o ideal é que, antes de utilizá-los para retirar os pelos das axilas, você faça um pequeno teste.
Aplique um pouco na parte interna de seu braço e espere um tempo para ver se aparece alguma reação alérgica.
Limão e açúcar para se desfazer dos pelos da axila
Uma possibilidade para eliminar os pelos dessa região é utilizar uma alternativa natural às ceras depilatórias tradicionais.
Ingredientes
- Suco de ½ limão
- 1 xícara de açúcar (200 g)
Modo de preparo:
- Esprema o suco de meio limão e junte-o a uma xícara de açúcar, em uma panela de tamanho adequado.
- Acrescente água, se o suco não cobrir todo o açúcar.
- Aqueça a mistura em fogo médio/alto, e vá mexendo com uma colher até que o açúcar se dilua.
- Quando ferver, abaixe o fogo. Deixe cozinhar até que se forme uma pasta espessa e pegajosa, mas que seja possível manipular.
- Não toque na mistura com os dedos, já que você pode se queimar gravemente. A cor deve ser muito parecida com a do mel.
- Deixe que a mistura esfrie. Já está pronta para ser usada.
Aplicação
- Lave e seque bem suas axilas. Se quiser, pode espalhar um pouco de talco para evitar que a pasta grude demais na sua pele.
- Espalhe uma camada fina sobre a região axilar e, em seguida, puxe na direção contrária ao crescimento do pelo.
- Se ficarem alguns resquícios, elimine-os com água morna.
Visite este artigo: Faça sua própria cera depilatória em casa
Alternativas caseiras para enfraquecer o pelo das axilas
Outra opção interessante é utilizar ingredientes naturais para ir enfraquecendo o pelo da região das axilas. Para isso, a cúrcuma é uma das melhores escolhas.
Ingredientes
- 1 colher de chá de cúrcuma (5 g)
- Água (o que for necessário)
Modo de preparo
- Basta apenas diluir um pouco dessa especiaria em água, até obter um creme espesso.
- Aplique sobre a região axilar logo após tê-la depilado e deixe agir por uns 20 minutos.
- Retire em seguida, com água morna.
Para obter melhores resultados, você pode repetir a operação a cada 2 ou 3 dias, sem a necessidade de voltar a se depilar.
O óleo de amêndoas é uma alternativa com a qual você terá um efeito parecido.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alexander, J. W., Fischer, J. E., Boyajian, M., Palmquist, J., & Morris, M. J. (1983). The Influence of Hair-Removal Methods on Wound Infections. Archives of Surgery. https://doi.org/10.1001/archsurg.1983.01390030079013
- Olsen, E. A. (1999). Methods of hair removal. Journal of the American Academy of Dermatology. https://doi.org/10.1016/S0190-9622(99)70181-7
- Toerien, M., Wilkinson, S., & Choi, P. Y. L. (2005). Body hair removal: The “mundane” production of normative femininity. Sex Roles. https://doi.org/10.1007/s11199-005-2682-5
- Vaidya, T., Hohman, M. H., & Kumar, D. D. (2018). Laser Hair Removal. StatPearls. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK507861/