Como eliminar as lêndeas rapidamente
Com a chegada do verão e das altas temperaturas, é comum que as lêndeas se proliferem. Estas são, basicamente, os ovos dos piolhos que se abrigam no cabelo ou nos pelos do seu hóspede. As crianças são propensas ao contágio, e é necessário eliminar as lêndeas o quanto antes para evitar que se espalhem.
O que são as lêndeas e como elas se proliferam
Os ovos que os piolhos colocam são chamados de lêndeas, que são depositadas no couro cabeludo, geralmente em lugares como a nuca, o topo da cabeça e atrás das orelhas. Isso porque essas áreas liberam o calor necessário para que as lêndeas, os ovos dos piolhos, incubem.
As fêmeas dos piolhos produzem uma cola muito forte e, graças a isso, as lêndeas ficam presas de tal maneira que não se pode eliminá-las nem com a lavagem nem com a coceira. Vale destacar que, uma vez colocados, os ovos vão levar por volta de uma semana para eclodir, de acordo com a temperatura e a umidade.
Você também pode se interessar por: 5 remédios caseiros para combater os piolhos.
A fêmea pode viver um mês enquanto coloca de 5 a 10 ovos por dia.
Por isso, é de vital importância tratar o quanto antes para evitar que a praga se espalhe e para que não ocorra o contágio com outras crianças, pois os piolhos se deslocam com tamanha rapidez pelo cabelo que podem passar de uma cabeça à outra com um simples contato.
Você também pode se interessar por: 5 remédios à base de ervas para combater piolhos e lêndeas naturalmente.
Tratamento rápido para eliminar as lêndeas
Uma vez que tivermos detectado a presença de lêndeas, cujo sintoma se associa à coceira produzida pelos piolhos, que se alimentam de sangue, na cabeça das crianças, deveremos passar à ação.
Para erradicá-los de maneira rápida e eficaz, devemos recorrer a um tratamento contra piolhos por meio de produtos farmacêuticos de eficiência reconhecida. Em geral, esse tipo de produto não causa incômodos para as crianças e é conhecido por ser capaz de eliminar lêndeas e piolhos em apenas minutos, sem a necessidade de ter pesticidas incluídos em sua fórmula.
De qualquer jeito, sempre se recomenda consultar um dermatologista para saber qual é o tratamento mais adequado para o seu filho.
Uma vez aplicado o produto adequado no cabelo, será preciso usar um xampu específico para eliminar as lêndeas e os piolhos mortos. Em seguida, é necessário usar um pente fino, específico para piolhos e lêndeas, que tem dentes muito próximos uns dos outros e eliminam esses insetos do cabelo.
Vale destacar que, para não machucar, esse pente deve ser usado quando o cabelo estiver molhado. O procedimento é simples: é preciso pentear mecha por mecha, desde a raiz até as pontas.
Paralelamente, é preciso levar em consideração que os pentes mais eficazes são os de aço inoxidável. Os de plástico cujos dentes costumam entortar provocando perda de efetividade.
Conselhos para manter piolhos e lêndeas controlados
Não existe uma forma de evitar os piolhos e as lêndeas de uma maneira 100% infalível, mas as verificações periódicas do cabelo ajudam a lidar a tempo com o problema do contágio e, assim, realizar o tratamento o quanto antes. Além disso, você também pode seguir estes conselhos:
- Para prevenir, você sempre deve ter à mão um pente para piolhos a fim de poder pentear o cabelo da criança pelo menos uma vez por semana, mesmo que não esteja infestado. Em seguida, é preciso lavá-lo com cuidado usando água bem quente.
- Checar a cabeça da criança em um ambiente com uma luz nítida e clara. Preste atenção especial nas áreas mais comuns de infestação: topo da cabeça, pescoço e atrás das orelhas.
- Evitar usar os mesmos acessórios de outras crianças, como toucas, pentes, escovas ou toalhas.
- Lavar o cabelo com frequência.
Conclusão
Como você pode perceber, não é tão difícil erradicar essas infestações de lêndeas e piolhos, desde que sejam utilizados os produtos adequados e as instruções pertinentes sejam seguidas ao pé da letra. A prevenção não exige muito tempo. Basta prestar atenção com certa constância.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.