Como cultivar nossas próprias cebolas em casa

· 18 de junho de 2015
Você pode cultivar a cebola tanto na horta como em vasos, sempre e quando cumprir com certos requisitos. Saiba como cultivar cebolas em casa nesse artigo!

Não há dúvidas de que as cebolas são um alimento que não pode faltar na nossa cozinha. Elas nos ajudam a contribuir com sabor nas nossas comidas e estão presentes em uma infinidade de pratos e entradas. Além disso, têm muitas propriedades para nossa saúde. Saiba como cultivar a cebola em casa no seguinte artigo.

Dados técnicos para cultivar a cebola

A cebola é uma das espécies vegetais que são plantadas há muito tempo. É muito versátil e benéfica para todo o nosso corpo. Você pode plantá-la tanto na horta, como em vasos, sempre e quando cumprir com certos requisitos, que são:

  • Plantá-la direto na terra.
  • Plantar durante a primavera, o verão e o inverno (não no outono).
  • Esperar um tempo de cultivo, desde o dia em que ela for plantada até que seja colhida, por volta de quatro meses.
  • Se quisermos plantá-la em um vaso, ele deve conter, pelo menos, três litros de água ou uma profundidade mínima de 20 centímetros.
  • No caso de plantar cebolas na horta, a distância entre cada planta deve ser de 15 centímetros. E, entre as linhas de plantação, de 40 cm.
  • Em relação ao tipo de terra, é preciso saber que a cebola precisa de um solo rico em nutrientes e adubo para poder se desenvolver. Ela gosta da terra com turfa, limo e um pouco de areia. Não lhe agradam os solos muito arenosos e argilosos.
  • Os elementos que ela absorve da terra são o potássio e o fósforo, não o nitrogênio. Portanto, é recomendável colocar uma boa capa de compostagem antes de plantar tanto no vaso de barro como na horta.

Leia também: 6 grandes benefícios de morar em uma casa de campo

Mais dados sobre como cultivar a cebola

  • As cebolas preferem os lugares que estão a pleno sol, principalmente durante as semanas em que são formados os bulbos.
  • Durante todo o seu ciclo de vida, a cebola precisa de pouca rega, à exceção da etapa vegetativa; quer dizer, antes do bulbo se formar. Uns 20 dias antes de colheita, é recomendável deixar de regar.
  • A colheita é realizada quando os vértices das folhas estiverem amarelos, torcendo-se e quebrando. Ali é quando a cebola está amadurecida. Para levantá-las, é usada uma forquilha para não danificar a pele. Elas devem ser deixadas semienterradas por alguns dias. Depois, devem ser retiradas do vaso ou horta e deixadas para secar ao sol por duas semanas.
    É imprescindível afastar as cebolas de infestações ou ervas daninhas e evitar que sofram mudanças bruscas de temperatura e umidade.
  • A temperatura ideal para as cebolas é de 15 a 25 °C na fase de crescimento dos bulbos, e seu cultivo é bem associado com outros: morangos, cenoura, pepino e tomate. Não é aconselhado cultivá-las junto com o cultivo de leguminosas.

Conheça: Sopa de cebola e alho, a receita para aumentar as defesas

Os três tempos de semeadura da cebola são:

  • Ao finalizar o verão.
    Em sulcos superficiais, bem separada uma planta da outra. Nos vasos, as sementes são espalhadas aleatoriamente e são cobertas com 1,5 cm de compostagem.
  • No inverno.
    Nas regiões onde os invernos costumam ser muito frios e com nevadas, recomenda-se primeiro cultivar mudas (plantas pequenas) e deixá-las perto de um aquecedor, pátio interno ou dentro de casa. Assim, vamos ter cebolas pequenas e preparadas para serem transplantadas na primavera. Isso é feito com o solo seco e com um sulco do tamanho das verduras.
  • Na primavera
    Só se recomenda no caso do verão seguinte ser úmido e fresco ou não dispor de lugar para armazenar as cebolas. A separação entre cada planta deve ser de 10 cm, mas só depois que tiver alcançado 10 cm de altura. A primavera é o melhor momento para plantar bulbos em lugar de sementes. Faça fossas a cada 15 cm em um mesmo sulco e introduza um bulbo em cada uma delas, cubra-os e aperte firmemente a terra.

Como cultivar a cebola em vasos

Se você não tiver espaço em casa para armar uma horta (ou terreno disponível), pode experimentar cultivar a cebola em vasos de barro ou vasos pendurados nas sacadas, terraço ou pátio.

É mais simples do que você imagina; não é preciso fazer nenhum curso de jardinagem, nem se tornar um fazendeiro da noite para o dia. Você só precisa preparar bem a terra, acondicionar o lugar e escolher os vasos.

A primeira coisa a ser feita é contar com uma boa terra orgânica para colocar nos vasos.

Você pode comprá-la em um viveiro (se for assim, escolha a que for mais escura porque é a mais adubada). Não jogue fertilizantes ou adubos artificiais, porque, embora eles façam com que a planta cresça mais rápido, são prejudiciais para a saúde.

Além disso, se você estiver plantando em casa é porque quer consumir alimentos mais saudáveis.

Mais dados sobre como cultivar a cebola

Se a terra estiver muito seca, comprimida ou apresentar uma cor clara, é possível combiná-la com uma terra com adubo, de cor preta bem escura. Deixe os nutrientes se assentarem durante duas semanas antes de plantar.

Os vasos devem medir ao menos 20 cm de profundidade e 30 cm de largura.

Se formos plantar a semente, da mesma maneira, devemos deixar 15 cm entre cada fossa, porque depois ela vai crescer e não terá espaço. Se formos fazer mudas, é melhor prepará-las antes e colocá-las no vaso quando tiverem alcançado 10 cm de altura.

Durante os dois primeiros meses, é preciso regar dia sim, dia não, e deixá-las em um lugar com bastante sol. Você pode cultivá-las facilmente ao longo de quatro meses.

Procure controlá-las diariamente para conhecer os sinais da planta, o que está faltando ou o que estiver sobrando. Você pode experimentar até se tornar um especialista.