Comer em pratos de plástico pode causar danos à saúde

4 de fevereiro de 2014
A melamina é uma resina, usada para a fabricação de móveis e na indústria de plástico, que pode causar riscos à saúde. Ela pode ser liberada ao entrar em contato com o calor ou outras condições.

Os pratos de plástico têm sido, por muito tempo, a maravilha das casas, são ideais para reuniões e festas, e inclusive para dar de comer aos bebês, já que são tão práticos que se o bebê o derruba nenhum acidente grave ocorrerá.

Alguns dos pratos reutilizáveis são aptos para serem usados no micro-ondas ou no lava-louças, além de serem muito duradouros e bastante resistentes.

No entanto, existem algumas dúvidas e foram levantadas suspeitas sobre a relação existente entre a praticidade, a segurança e a salubridade.

Na Universidade Médica de Kaohsiung (Taiwan), uma equipe de especialistas realizou um teste nos pratos descartáveis ou nas vasilhas de melamina (plástico) e determinaram que o uso prolongado destes artigos para servir alimentos quentes pode aumentar a possibilidade de contrair uma doença muito conhecida, os cálculos renais

Os pratos de plástico são prejudiciais?

A equipe encarregada pela pesquisa  estudou um grupo de 12 pessoas, divididas em subgrupos de seis e a cada grupo foi atribuída uma tarefa diferente.

O experimento consistiu em que um dos grupos iria consumir macarrão quente servido em um prato plástico, e o outro grupo devia fazer o mesmo, mas comendo o macarrão em pratos de porcelana.

Depois de 12 horas, a equipe de cientistas examinou as amostras de urina de cada um dos grupos e os resultados mostraram níveis elevados de melamina (plástico) nos participantes do grupo que consumiu o macarrão no prato de plástico, enquanto o outro grupo apresentava níveis baixos dessa substância.

Leia também: Motivos contundentes para não reutilizar as garrafas de plástico

pratos de plástico

Temperatura

A equipe de pesquisadores determinou que se os alimentos são consumidos em temperaturas muito altas nestes recipientes, o mais provável é que estas pessoas sejam mais propensas a desenvolver cálculos renais.

Leia também: Limão, azeite de oliva e vinagre de maçã: um remédio ideal para os cálculos renais

No entanto, utensílios velhos ou de baixa qualidade feitos de plástico ou melamina também podem prejudicar as pessoas com esta doença.

Um artigo, publicado pela revista JAMA Internal Medicine, garante que tais utensílios de baixa qualidade podem liberar enormes quantidades desta substância encontrada em vários dos produtos feitos de plástico, especialmente desenvolvidos para a utilização na cozinha.

A descarga de melamina não é ativada apenas pelo contato com o calor, mas também com alimentos ácidos servidos neste tipo de recipientes.

Contudo, nem todos os produtos à base de plástico apresentam o problema, posto que não foi determinado se todas as marcas liberam a substância ou simplesmente as de má qualidade.

  • Scott, F. F. T., & Reading, C. A. (1963). Westergren E.S.R. and Plastic Containers. British Medical Journal. https://doi.org/10.1136/bmj.1.5346.1677

  • Skinner, C. G., Thomas, J. D., & Osterloh, J. D. (2010). Melamine toxicity. Journal of Medical Toxicology. https://doi.org/10.1007/s13181-010-0038-1