Como combater os fungos nas unhas com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
É possível combater os fungos nas unhas com ingredientes naturais. Conheça um tratamento caseiro fácil e eficaz neste artigo.
Os fungos que se desenvolvem nas unhas, em uma condição conhecida como onicomicose, são um problema que se apresenta pelo crescimento excessivo de dermatófitos ou leveduras.
É um problema muito comum na população e que, ainda que não seja grave, pode causar alterações na cor, textura e formato das unhas.
Sua principal causa é o contato com ambientes contaminados, como o chão ou sapatos, mas também pode ocorrer pelo enfraquecimento do sistema imunológico e pelo suor excessivo.
Ainda que, a princípio, passe despercebido, com o tempo faz com que as unhas adquiram uma cor amarelada, quase sempre acompanhada de seu enfraquecimento e quebra.
Felizmente, existem vários remédios e produtos cosméticos que, por suas propriedades, ajudam a combater os fungos nas unhas antes de ocorrerem outras complicações.
Entre eles, encontramos um tratamento natural de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio, dois ingredientes antifúngicos que aceleram sua recuperação, sem causar efeitos adversos.
Neste artigo, contaremos quais são seus benefícios e como preparar em casa, seguindo passos bem simples.
Tratamento de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio para combater os fungos nas unhas
O tratamento de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio é uma opção natural para eliminar os fungos que afetam a estrutura das unhas.
Esse produto inibe o crescimento dos micro-organismos, evitando que enfraqueçam a unha ou que a tornem amarelada ou escura.
Ainda que o fungo não possa ser eliminado da noite para o dia, seu uso regular impede que eles continuem se proliferando ou contagiem outras pessoas.
No entanto, é primordial complementar seu uso com bons hábitos de higiene, já que uma limpeza correta é fundamental para alterar o ambiente de que os fungos necessitam para crescer.
Benefícios do vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um produto obtido através do processo de fermentação da fruta, que permite a liberação de bactérias e leveduras saudáveis.
Eles não só lhe conferem seu sabor ácido característico, como também concentram propriedades antifúngicas e bactericidas que ajudam a proteger o organismo.
- Contém ácido málico e ácido acético, duas substâncias de ação alcalina que ajudam a deter as infecções por leveduras.
- Sua aplicação regular altera o ambiente de que os fungos necessitam para se proliferar, de modo que facilita sua eliminação.
- Contém quantidades interessantes de bioflavonoides, vitaminas, minerais e fibras que, entre outras coisas, beneficiam a saúde da pele.
Benefícios do bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é um produto natural que tem sido usado com finalidades gastronômicas, domésticas e medicinais.
- Possui propriedades antissépticas, alcalinas e antifúngicas, que facilitam o controle de vários tipos de infecções internas e externas.
- Seu uso tópico remove as células mortas acumuladas na superfície da pele e, ao mesmo tempo, freia o crescimento dos fungos que atacam as unhas.
- É ideal para regular o pH cutâneo, já que diminui o suor excessivo e outras alterações que facilitam o desenvolvimento dos fungos e bactérias.
- Suas propriedades clareadoras ajudam a restabelecer o tom natural das unhas, ao mesmo tempo em que diminuem a cor desagradável amarelada ou marrom.
Como preparar este tratamento para combater os fungos nas unhas
O tratamento de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio é realizado em duas sessões simples:
- Em primeiro lugar, devemos aplicar o vinagre de maneira direta sobre as unhas, seja com um algodão ou durante o banho.
- Em seguida, após vários minutos com o produto, utilizaremos o bicarbonato de sódio para potencializar a ação antifúngica.
Ingredientes
- 6 xícaras de água (1,5 litros)
- ½ xícara de vinagre de maçã (125 ml)
- 7 ½ colheres de bicarbonato de sódio (75 g)
Modo de preparo
- Leve a água ao fogo para aquecer e, quando estiver numa temperatura suportável para a pele, adicione o vinagre de maçã.
- Coloque os pés de molho no líquido e deixe-os repousar durante 15 minutos.
- Passado esse tempo, seque-os bem e aplique o bicarbonato de sódio, com suaves massagens esfoliantes.
- Aplique este ingrediente diretamente sobre as unhas e deixe agir por mais 15 minutos.
- Enxágue com água morna e volte a secar.
- Repita o tratamento todas noites, até melhorar o aspecto das unhas afetadas.
Leve em conta que, ainda que este método possa eliminar os fungos, os efeitos não surgem com uma única aplicação.
É primordial sermos constantes com o tratamento para submeter os fungos a um ambiente ácido que facilite sua eliminação total.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Piraccini BM, Alessandrini A. Onychomycosis: A Review. J Fungi (Basel). 2015;1(1):30–43. Published 2015 Mar 27. doi:10.3390/jof1010030
- Elewski BE. Onychomycosis: pathogenesis, diagnosis, and management. Clin Microbiol Rev. 1998;11(3):415–429.
- Mas, A., Troncoso, A. M., García-Parrilla, M. C., & Torija, M. J. (2015). Vinegar. In Encyclopedia of Food and Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-384947-2.00726-1
- Lookabill, S. K., Dulaney, A. R., Shepherd, G., & Kerns, W. P. (2017). Sodium bicarbonate. In Critical Care Toxicology: Diagnosis and Management of the Critically Poisoned Patient. https://doi.org/10.1007/978-3-319-17900-1_169
- Halteh P, Scher RK, Lipner SR. Over-the-counter and natural remedies for onychomycosis: do they really work? Cutis. 2016;98(5);E16-E25.
- Bodman MA, Krishnamurthy K. Onychomycosis. [Actualizado 2019 8 de junio]. En: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 ene-. Disponible en: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK441853/
- Woods-Panzaru S, Nelson D, McCollum G, Ballard LM, Millar BC, Maeda Y, Goldsmith CE, Rooney PJ, Loughrey A, Rao JR, Moore JE. An examination of antibacterial and antifungal properties of constituents described in traditional Ulster cures and remedies. Ulster Med J. 2009; 78(1): 13-15.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.