Como ajudar a combater as flatulências com 5 remédios naturais
Revisado e aprovado por a farmacêutica Lourdes Martínez
Saiba como ajudar a combater as flatulências, gases que se formam no intestino devido ao acúmulo de resíduos de alimentos e alterações da flora bacteriana.
As flatulências são compostas por partículas de hidrogênio, dióxido de carbono e metano, os quais causam o desagradável cheiro que as caracterizam.
É um dos sintomas mais comuns da indigestão e das intolerâncias alimentares, mesmo que também possa aparecer devido a doenças digestivas mais graves.
Não representam um problema grave de saúde, porém sua aparição provoca inflamação abdominal, mal-estar estomacal e, pelo seu mau cheiro, estresse social. Entretanto, diante da presença de fezes com sangue ou fétidas, dores de estômago ou retais, náuseas ou vômitos, febre ou perda de peso inexplicada, é aconselhável consultar um médico para um diagnóstico e tratamento oportunos.
A boa notícia é que existem vários remédios de origem natural que, por suas propriedades, ajudariam a promover a sua eliminação antes que surjam mais incômodos. Tenha em conta que alguns deles não possuem comprovação científica.
Neste artigo queremos compartilhar cinco boas opções para quando você estiver tendo problemas com as flatulências.
1. Vinagre de maçã e mel para ajudar a combater as flatulências
Apesar de não haver estudos científicos que comprovem a sua eficácia, acredita-se que o vinagre de maçã combinado com mel ajudaria a regular a atividade da flora intestinal, reduzindo a formação de gases e problemas digestivos.
Estes ingredientes regulariam o pH do estômago e estimulariam o movimento intestinal para conseguir uma correta eliminação dos resíduos.
Ingredientes
- 2 colheres de vinagre de maçã orgânico (20 mL)
- 1 colher de mel (25 g)
- 1 copo de água morna (200 mL)
Modo de preparo
- Dilua o vinagre e o mel em um copo de água morna.
Modo de consumo
- Consuma a bebida em jejum, ou mesmo depois de comer pratos muitos pesados.
Isso também pode interessar você: 5 benefícios do vinagre de maçã de acordo com a ciência
2. Limão e bicarbonato de sódio
Diferentes estudos indicam que tanto o limão quanto o bicarbonato de sódio agem como antiácidos no sistema digestivo, o que seria determinante para combater as flatulências.
Seus efeitos alcalinos neutralizariam a ação negativa dos ácidos estomacais, evitando sintomas como a dor e a inflamação.
Ingredientes
- O suco de 1/2 limão
- 1 colher de bicarbonato de sódio (5 g)
- 1 copo de água (200 mL)
Modo de preparo
- Esprema o suco de meio limão e misture em um copo de água com o bicarbonato de sódio.
- Deixe que o efeito efervescente passe e consuma.
Modo de consumo
- Consuma a bebida depois de cada refeição principal.
- Evite tomá-la em excesso, já que poderia causar efeitos contrários.
3. Infusão de canela
Uma investigação publicada em El Sevier em 2012 constatou que a canela é uma especiaria com anti-inflamatórios e antioxidantes que beneficiariam a saúde digestiva.
Seus compostos favoreceriam a decomposição das gorduras e toxinas, impedindo a formação excessiva de gases.
Ingredientes
- 1 colher de canela (5 g)
- 1 xícara de água (250 mL)
Modo de preparo
- Coloque para esquentar uma xícara de água e, quando ferver, retire do fogo e adicione a canela.
- Deixe repousar por quinze minutos e coe.
Modo de consumo
- Tome a infusão quando as flatulências o incomodarem.
- Evite tomar mais de três xícaras por dia.
Quer saber mais? Então leia também: Usos da canela e suas propriedades medicinais
4. Infusão de cardamomo
De acordo com o artigo “Fire in the Gut INutritional Modulation of IBS” da Universidade de Kansas, as propriedades anti-inflamatórias e digestivas do cardamomo fazem com que seja uma boa alternativa para o alívio das flatulências.
Seus ativos reduzem a formação de gases no intestino e, por outro lado, impulsionam a eliminação de resíduos retidos.
Ingredientes
- 1/2 colher de cardamomo (2 g)
- 1 xícara de água (250 mL)
Modo de preparo
- Adicione o cardamomo em uma xícara de água fervendo, tampe e deixe repousar por quinze minutos.
- Logo depois, passe a bebida por um coador e beba.
Modo de consumo
- Consuma a infusão em pequenos goles, toda vez que sentir gases e inflamação.
- De forma opcional, você pode consumi-la como preventivo antes de cada refeição principal.
5. Chá de boldo
O boldo é uma planta digestiva e antioxidante que, por seu poder carminativo, ajudaria a controlar as flatulências e os desequilíbrios da flora bacteriana do intestino.
Conhecido por seus múltiplos benefícios para a saúde hepática, ajudaria a expulsar as toxinas que ficam retidas nos tecidos.
Acredita-se que é um grande aliado dos processos digestivos, já que favorece a decomposição de algumas substâncias de resíduos.
Ingredientes
- 1 colher de folhas de boldo (10 g)
- 1 xícara de água (250 mL)
Modo de preparo
- Verta as folhas de boldo em uma xícara de água fervendo, tampe e deixe repousar por quinze minutos.
- Logo depois, passe o líquido por um coador e sirva.
Modo de consumo
- Tome uma xícara de infusão de boldo no meio da manhã e, no caso de inflamação e gases, repita seu consumo depois de cada refeição principal.
Você se sente pesado e os alimentos estão lhe causando gases? Prepare algum dos remédios mencionados para combater as flatulências e verá como se aliviam estes incômodos digestivos. Entretanto, se os sintomas persistirem o médico deverá ser consultado.
Logicamente, para facilitar seu alívio, procure manter uma alimentação saudável e leve e realizar atividades físicas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Roudebush, P. (2001). Flatulence: causes and management options. Comp Contin Edu Pract Vet.
- Budak, N. H., Aykin, E., Seydim, A. C., Greene, A. K., & Guzel-Seydim, Z. B. (2014). Functional Properties of Vinegar. Journal of Food Science. https://doi.org/10.1111/1750-3841.12434
- Bogdanov, S., Jurendic, T., Sieber, R., & Gallmann, P. (2008). Honey for nutrition and health: A review. Journal of the American College of Nutrition. https://doi.org/10.1080/07315724.2008.10719745
- Guo, B. (2008). Medicinal composition containing antacid, digestant and stomachic agent for improving gastrointestinal discomfort. Faming Zhuanli Shenqing.
- Rao, P. V., & Gan, S. H. (2014). Cinnamon: A multifaceted medicinal plant. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1155/2014/642942
- Sengottuvelu, S. (2011). Cardamom (Elettaria cardamomum Linn: Maton) Seeds in Health. In Nuts and Seeds in Health and Disease Prevention. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375688-6.10034-9
- O’Brien, P., Carrasco-Pozo, C., & Speisky, H. (2006). Boldine and its antioxidant or health-promoting properties. Chemico-Biological Interactions. https://doi.org/10.1016/j.cbi.2005.09.002
- MedlinePlus. Gases. https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/003124.htm
- Complement Ther Med. 2017 Oct;34:111-115. A comparative study of the antacid effect of some commonly consumed foods for hyperacidity in an artificial stomach model. doi: 10.1016/j.ctim.2017.08.002. Epub 2017 Aug 5.
- WebMD. Baking soda: dos and don’ts https://www.webmd.com/a-to-z-guides/baking-soda-do-dont#1
- J Tradit Complement Med. 2012 Jan-Mar; 2(1): 27–32. Beneficial Effects of Cinnamon on the Metabolic Syndrome, Inflammation, and Pain, and Mechanisms Underlying These Effects – A Review. doi: 10.1016/s2225-4110(16)30067-0
- Universidad de Kansas. Fire in the Gut INutritional Modulation of IBS. http://www.kumc.edu/Documents/integrativemed/Dr%20Gerard%20Mullin%20Clinical%20Nutrition%20Seminar.pdf
- Chemico-Biological Interactions. Volume 159, Issue 1, 5 January 2006, Pages 1-17. Boldine and its antioxidant or health-promoting properties. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0009279705002206?via%3Dihub
- MedlinePlus. Síndrome del Intestino Irritable. https://medlineplus.gov/spanish/irritablebowelsyndrome.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.