Logo image
Logo image

Combata a tosse com esta bebida natural de cebola e alho

4 minutos
Tanto a cebola quanto o alho contam com propriedades expectorantes, antibióticas e anti-inflamatórias que favorecem a expulsão de muco e nos ajudam a aliviar a tosse.
Combata a tosse com esta bebida natural de cebola e alho
Última atualização: 24 agosto, 2022

A tosse é um incômodo sintoma que se produz quando o sistema imunológico detecta alguns vírus e bactérias nas vias respiratórias. Pensando nisso, hoje falaremos sobre como combater a tosse com uma bebida natural de cebola e alho

A tosse é um mecanismo de defesa que, através de um esvaziamento explosivo de ar dos pulmões, permite eliminar os germes e agentes estranhos que prejudicam a saúde.

No geral vem acompanhada da produção excessiva de muco, congestão e inflamação da garganta.

Além disso, dado que é comum durante a gripe e o resfriado, também pode produzir irritação nos olhos, dores de cabeça e mal-estar geral.

A boa notícia é que existem remédios 100% naturais que, graças aos seus compostos, fortalecem o sistema imunológico e aceleram a recuperação deste problema.

Bebida natural de cebola e alho para combater a tosse

A bebida natural de cebola e alho é um antigo remédio com propriedades antibióticas que, depois de ser ingerido, contribui para reduzir a severidade da tosse.

Sua alta concentração de agentes anti-inflamatórios, expectorantes e antivirais é útil para descongestionar as vias respiratórias diante de casos de gripe e resfriado.

Tanto a cebola quanto o alho são ricos em uma substância conhecida como alicina que, além de seu particular sabor, lhes confere efeitos medicinais muito poderosos.

Benefícios da cebola contra a tosse

Some figure

A cebola é uma das hortaliças que mais são utilizadas na gastronomia, não só pelo toque de sabor que traz aos pratos, como também pelo seu alto valor nutricional que beneficia a saúde.

Durante anos tem se destacado por ser uma significativa fonte de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes. 

Estes, depois de serem assimilados pelo organismo, fortalecem o sistema imunológico e os processos que se encarregam de remover as toxinas do corpo.

Descubra: 5 batidos para eliminar as toxinas rapidamente

Seus compostos de enxofre são catalogados como poderosos antibióticos e anti-inflamatórios, e por isso são ideais para tratar os problemas causados pelos vírus e pelas bactérias.

Também lhe são atribuídos efeitos mucolíticos e expectorantes, os quais são efetivos no tratamento da tosse e da expulsão de muco.

Como se fosse pouco, é um tônico natural para as vias respiratórias, e promove sua desinflamação e depuração.

Benefícios do alho contra a tosse

Some figure

O alho é um condimento que faz parte de centenas de culturas em todo o mundo há séculos.

Seu sabor picante e suas propriedades nutricionais o converteram em um dos ingredientes insubstituíveis da alimentação de milhões de pessoas.

Neste caso em particular, distingue-se por seus efeitos antibióticos e expectorantes que contribuem para a eliminação de germes que provocam a tosse.

Leia também: Truques para eliminar germes e células mortas nos pés

Estas qualidades, somadas à sua ação anti-inflamatória, promovem a limpeza das vias respiratórias e a desinflamação.

Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico para aumentar a produção de anticorpos que destroem os vírus e as bactérias. 

Como preparar esta bebida natural de cebola e alho?

Some figure

A bebida quente de cebola e alho é uma receita muito fácil de ser preparada e, diferentemente de outros produtos comerciais para a tosse, não causa efeitos colaterais indesejáveis.

Não é um tratamento milagroso para o alívio desta condição, mas sua ingestão é um excelente complemento para reduzir os sintomas.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • 1/2 cebola média
  • 2 dentes de alho crus

Modo de preparo

  • Despeje as duas xícaras de água em uma panela e coloque para ferver em fogo médio.
  • Pique a cebola e lamine os alhos.
  • Quando a água ferver, adicione a cebola picada e os alhos crus cortados em rodelas.
  • Reduza o fogo e deixe cozinhar durante 2 ou 3 minutos.
  • Depois desse tempo, deixe repousar a temperatura ambiente, até que esteja apto para o consumo.
  • Passe por um coador e beba.

Modo de consumo

  • Sirva meia xícara da bebida e beba em goles, o mais quente que suportar.
  • Tome diante do primeiro sinal de tosse ou congestão.
  • Repita seu consumo 3 ou 4 vezes por dia, em função da severidade dos sintomas.
  • Ingira como parte do tratamento da tosse até sentir alívio.

Pronto para preparar este poderoso remédio natural? Se ainda não testou e está sofrendo com este problema, siga as instruções e teste por si mesmo o quão útil é para controlar a tosse.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Beigoli S, Behrouz S, et al. Effects of Allium cepa and its constituents on respiratory and allergic disorders: a comprehensive review of experimental and clinical evidence. Evidence Based Complementary Alternative Medicine. 2021. 5554259.
  • Fundación Española de la Nutrición. Cebolla.
  • Gloria García, Alimentos Que Ayudan a Prevenir y Combatir Enfermedades. Palibrio, 2012.
  • Goldman R. D. Honey for treatment of cough in children. Official Publication of the College of Family Physicians of Canada. Diciembre 2014. 60 (12): 1107-1110.
  • Jean Carper. Los alimentos medicina milagrosa. Editorial AMAT, 2012.
  • Majewski M. Allium sativum, facts and myths regarding human health. Roczniki Panstwowego Zakladu Higieny. 65 (1): 1-8.
  • Salehi B, Zucca P, Erdogan Orhan I. Allicin and health: a comprehensive review. Trends in Food Science & Technology. 86.
  • Simeon Margolis, Johns Hopkins Medical Institutions. Johns Hopkins Symptoms and Remedies: The Complete Home Medical Reference. Pennsylvania University.2009.
  • Wolde T, Kuma H, et al. Anti-bacterial activity of garlic extract against human pathogenic bacteria. Journal of Pharmacovigilance. 2018. 6:1.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.