Combata o mau hálito com iogurte natural
O mau hálito é um problema importante para muitas pessoas, já que dificulta as relações pessoais e íntima, assim como afeta o ânimo e a autoestima. No entanto, este transtorno tem solução, caso conheçamos suas causas. Conheça o tratamento com iogurte natural.
Causas da halitose
O mau hálito pode ter como causa o consumo de algum alimento concreto como, por exemplo, o alho ou a cebola. No entanto, quando nos referimos ao transtorno da halitose, costuma estar relacionado com algum transtorno digestivo crônico.
Muitas vezes o mau hálito pode vir acompanhado de outras moléstias digestivas como arrotos e flatulências, hiperacidez gástrica, gastrite ou prisão de ventre.
Nesses casos, a halitose é a evidência de que existem restos de alimentos no trato gastrointestinal que não foram digeridos. As bactérias criam gases que são os causadores do mau cheiro.
Combata o mau hálito com esse remédio natural
Este remédio para o mau hálito combina as virtudes curativas de quatro ingredientes:
- Iogurte natural: esse alimento reduz o mau hálito e previne problemas dentais, já que elimina o ácido sulfídrico, uma das principais causas da halitose.
- Maçã: essa fruta é ideal para prevenir transtornos da boca e o mau hálito, além de trazer um grande frescor.
- Canela de Ceilão: as especiarias também são uma boa opção para melhorar o hálito. A canela, principalmente, além de trazer um intenso sabor, também favorece a função digestiva.
- Mel de abelha: o mel é um alimento antibacteriano que ajuda a prevenir infecções de todo tipo, assim como adoça de maneira saudável esta receita.
Ingredientes
- Iogurte natural (125 ml)
- 1 maçã verde
- 1 colher de canela de Ceilão (4 g)
- 1 colher de mel de abelha (25 g)
É possível comprar o iogurte natural sempre que não contenha açúcar, flavorizantes e outros aditivos. Outra opção é prepará-lo em casa.
Não é necessário ter uma iogurteira, ainda que este aparato ajude a manter uma temperatura morna estável durante todo o processo.
Modo de preparo
Preparar este remédio é muito simples. Simplesmente siga estes passos e terá a receita pronta em poucos minutos:
- Primeiramente, descasque as maçãs e pique-as. Se são orgânicas pode consumir a casca.
- Em seguida, bata a maçã com o resto dos ingredientes: o iogurte, a canela e o mel de abelha.
- Obterá como resultado uma vitamina ou creme delicioso com o toque doce da canela e do mel.
Não perca: Devemos consumir a casca das frutas?
Como tomá-lo?
Ainda que este remédio possa ser uma sobremesa deliciosa ou um lanchinho ideal para qualquer momento, se quiser combater o mau hálito deverá consumi-lo com o estômago vazio.
Dessa forma, conseguirá o efeito desejado.
- O momento mais importante para tomá-lo é em jejum e sem misturar com outros alimentos. Portanto, consuma-o ao levantar e espere, pelo menos, meia hora antes de tomar o café da manhã.
- No entanto, se quiser fazer um tratamento intensivo, consuma-o também meia hora antes do almoço e do jantar.
Você sabia? O que causa o sabor metálico na boca?
Outros conselhos
Para que este tratamento seja efetivo é necessário tomá-lo diariamente durante uma temporada.
Além disso, também é recomendável seguir estes outros conselhos:
- Beber muita água ao longo do dia para limpar as toxinas do organismo. Deve ser bebida sempre em jejum e fora das refeições. A quantidade recomendada é de, pelo menos, um litro e meio diário.
- Consumir especiarias e plantas aromáticas com as refeições, principalmente a salsa, o alecrim e o junípero.
- Melhorar a alimentação para equilibrar a função do estômago, do fígado e do intestino. Comer a cada dia uma boa quantidade de frutas e vegetais crus em sucos, saladas e vitaminas.
- Tomar um suplemento de alga chlorella sob supervisão de um profissional.
- Realizar todos os dias uma boa higiene bucal e dental. Deve-se usar o fio dental, a escova e um enxaguante (natural, se possível).
- Fazer bochechos com azeite durante uma temporada para eliminar toxinas de todo o trato digestivo.
- Controlar o consumo de alho e cebola, principalmente crus, já que podem favorecer o aparecimento da halitose.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alemán, L. F. J., Guerrero, J. C. H., Farfán, M. D. J., & Salgado, A. L. (2011). Determinación a corto plazo de la efectividad y sustentabilidad de tres enjuagues bucales comerciales ante la halitosis. Revista odontológica mexicana, 15(4), 219-223.
- Soria-Hernández, M. A., Molina, N., & Rodríguez, R. (2008). Hábitos de higiene bucal y su influencia sobre la frecuencia de caries dental. Acta pediátrica de México, 29(1), 21-24.
- Yaegaki, K., & Coil, J. M. (2000). Examination, classification, and treatment of halitosis; clinical perspectives. Journal-canadian dental association, 66(5), 257-261.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.