Com que frequência devemos lavar os cabelos?

· 19 de novembro de 2014
Até entre os médicos que se especializam na pele, cabelo e couro cabeludo, existe uma discordância sobre o uso do shampoo e a sua frequência de aplicação. O ideal é observar o comportamento do seu couro cabeludo e ajustar a limpeza às suas necessidades.

Lavar ou não lavar os cabelos diariamente? Tire um minutinho para conferir este artigo e descubra a resposta!

O sebo hidrata nossa pele e cabelo. Sem ele, a pele pode secar e cair prematuramente, deixando as células expostas a elementos externos.

Mas isso não significa que tenhamos que deixar que o sebo se acumule no couro cabeludo. E tampouco está associado a lavar o cabelo constantemente para eliminar a oleosidade.

Nossa rotina de higiene diária e o hábito de lavar os cabelos causam a perda dos óleos naturais deles e de nossa pele, devido ao uso de shampoos, cremes e condicionadores.

Essas atividades diárias são hábitos de higiene que foram herdadas do Ocidente. Afinal, para eles, o aparecimento da oleosidade no cabelo é normalmente inaceitável, assim como não tomar banho diariamente. Assim, essas duas razões nos remetem a questionar: com que frequência devemos lavar os cabelos?

Utilizar ou não shampoo para lavar os cabelos?

O uso do shampoo diariamente é algo relativamente novo. Na década de 1950,  as mulheres tinham por costume lavar e pentear os cabelos uma vez por semana, e esses cuidados eram realizados em um salão de beleza.

Não obstante, com o passar dos anos este hábito foi trocado pelo uso diário do shampoo em casa. Com essa informação nos perguntamos: devemos realmente  usar shampoo todos os dias?

shapoo caseiro para lavar os cabelos

Leia também: Receitas de shampoos caseiros e naturais

A resposta está baseada na preferência pessoal. Inclusive entre os especialistas em cuidados da pele, cabelo e couro cabeludo, afirma-se que existe discordância no uso e frequência do shampoo.

Alguns profissionais da área não aconselham o uso constante do shampoo. Eles sinalizam que a limpeza diária do couro cabeludo produz reação adversa, aumento na produção do sebo, uma vez que se remove a proteção natural da pele e couro cabeludo.

Já outros especialistas recomendam que o uso do shampoo é necessário para evitar que o sebo se acumule nos poros e folículos pilosos. Já que isso causa, por exemplo, o surgimento de acne na pele.

Independente das preferências, no ano de 2007 uma pessoa realizou um estudo improvisado, em um programa de rádio na Austrália que mencionou que não lavava seu cabelo a uma década.

Logo após essa declaração, o programa recebeu várias chamadas telefônicas, e em seguida publicaram um desafio aos 500 ouvintes do programa para ficarem seis semanas sem usar shampoo.

Passado o período estabelecido, 89% dos participantes entrevistados comentaram que seus cabelos  não sofreram com a falta do uso do shampoo, sendo seu uso irrelevante.

As opiniões divergem sobre o tema

Afinal, devemos ou não lavar nossos cabelos regularmente? Não é uma resposta fácil. Mas o correto seria dizer que depende de cada pessoa e da situação da pele e do cabelo.

Se você tem o cabelo fino, é provável que ele não  aparente bom aspecto no dia seguinte, o que seria viável  lavá-lo com mais frequência.

Já o cabelo crespo, enrolado e que possui o fio encorpado, recomenda-se  lavá-lo a cada três dias.

Algumas pessoas acreditam que o cabelo aparenta fraqueza e leveza excessiva quando lavado, e mais encorpado no dia seguinte.

cabelo máscara

E não perca: 9 truques para lavar o cabelo com menos frequência

De acordo com alguns especialistas, um bom ponto de referência é lavar o cabelo duas vezes por semana. Ou quando notar que já é necessário.

Assim, se você é o tipo de pessoa que tem o fio do cabelo grosso, longo e encaracolado, e lava-lo requer um tempo considerável, entre lavá-lo secá-lo e fazer o penteado, atenção:

Recomendamos que realize esses cuidados uma vez na semana com tempo hábil. 

Mas, há controvérsias e algumas pessoas com esse tipo de cabalo preferem lava-lo todos os dias.

O ideal é observar o comportamento do couro cabeludo e ajustar os cuidados diários à suas necessidades.

Entretanto, se você observa que tem o cabelo oleoso, pode optar por lava-lo diariamente. Mas procure utilizar shampoos especiais e suaves para uso frequente, já que os mais concentrados danificam os fios.

Mas no caso de cabelos secos, o melhor e lava-lo em dias alternados. Além disso, troque o shampoo pelo condicionador nutritivo, ou algum produto que hidrate seu cabelo.

Rosa, A. M., Chang, M. R., Spositto, F. L. E., da Silva, C. G., Miyagusku, L., Sversut, R. A., … Kassab, N. M. (2015). Análise microbiológica de xampus e cremes condicionadores para uso infantile. Revista de Ciencias Farmaceuticas Basica e Aplicada. https://doi.org/10.1073/pnas.0607972103

Hamel, A. F., Meyer, J. S., Henchey, E., Dettmer, A. M., Suomi, S. J., & Novak, M. A. (2011). Effects of shampoo and water washing on hair cortisol concentrations. Clinica Chimica Acta. https://doi.org/10.1016/j.cca.2010.10.019

Al Badi, K., & Khan, S. A. (2014). Formulation, evaluation and comparison of the herbal shampoo with the commercial shampoos. Beni-Suef University Journal of Basic and Applied Sciences. https://doi.org/10.1080/00498250701546012

Trüeb, R. M. (2007). Shampoos: Ingredients, efficacy and adverse effects. JDDG. https://doi.org/10.1111/j.1610-0387.2007.06304.x