Colégio espanhol ensina meninos a cozinhar, limpar e passar roupa

O idealizador da disciplina foi o professor Gabriel Bravo que defende a importância de os alunos entrarem em um mundo que não deve ser separado por gênero.
Colégio espanhol ensina meninos a cozinhar, limpar e passar roupa

Última atualização: 04 julho, 2022

Um colégio espanhol da cidade de Vigo passou a ensinar atividades domésticas para os meninos através de uma disciplina denominada “Home Skills”. Eles aprendem a cozinhar, passar roupa e limpar a casa. O projeto ganhou repercussão mundial e está servindo de exemplo para vários outros países.

No início, a ideia de criar uma disciplina específica sobre os afazeres domésticos foi recebida com alguma resistência por parte dos jovens. No entanto, rapidamente foi absorvida pelos alunos que manifestaram satisfação e, sobretudo, aceitação em relação às novas aulas, apresentando altas taxas de participação e presença.

“Têm uma atitude positiva nas aulas, acham que são simultaneamente divertidas e instrutivas”, revelou Gabriel Bravo, citado pelo jornal argentino Clarín.

O Colégio espanhol Montebelo também se manifestou em sua página oficial no Facebook sobre as aulas:

Trata-se de um autêntico desafio para os alunos que, de repente, se deparam com um ferro de passar e as suas diferentes configurações, segundo o tipo de roupa, entre fogões com um avental preso à cintura ou colocando roupas de molho para depois lavá-las à mão”, publicou.

Colégio espanhol ensina meninos a cozinhar, limpar e passar roupa

O objetivo da disciplina é promover a igualdade de gênero desde o princípio da vida das crianças, contribuindo assim para a criação de uma sociedade mais consciente em relação às responsabilidades dentro da própria família.

Aprender mais sobre como uma casa funciona e entender que todos nós temos um papel fundamental na manutenção do lugar onde vivemos é essencial para criar pessoas mais conscientes.

O projeto deu certo, ganhou reconhecimento internacional e foi manchete em diversos países como México e Chile, inspirando escolas de outros países a incluírem disciplinas semelhantes em suas grades.

O professor Gabriel Bravo está muito feliz com os resultados do projeto 

“Pareceu-nos muito útil que os nossos alunos aprendessem essas tarefas para que, um dia mais tarde, quando formarem uma família, saibam que a casa é dos dois e que não é obrigação apenas da mulher limpar, lavar louça e passar roupa”, disse ele.

Gabriel Bravo conta que é muito elogiado pela iniciativa e encorajado a seguir em frente com o ensino.

Durante muito tempo, as funções de cada um dentro da família eram muito bem definidas. Mas, os tempos mudaram e a sociedade também. Hoje, cada família organiza sua rotina da melhor maneira possível.

As mulheres não ficam apenas em casa, até porque muitas são mães solteiras e precisam trabalhar para sustentar seus filhos, e os homens não necessariamente precisam trabalhar fora.

O Colégio Montebelo ensina aos seus alunos do gênero masculino que as tarefas domésticas não são exclusividade das mulheres. Zelar pela limpeza de onde se vive é responsabilidade de todos. Esperamos que as crianças tirem o máximo proveito dessas aulas!

E você? O que acha disso?

Pode interessar a você...
Descubra por que a Princesa Charlotte não pode ter um melhor amigo na escola
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Descubra por que a Princesa Charlotte não pode ter um melhor amigo na escola

Clique e descubra o motivo pelo qual a Princesa Charlotte não poder ter um melhor amigo na escola e veja como é a educação da princesa.