Coisas estranhas que podem acontecer depois do sexo

No início de nossa vida sexual, podemos experimentar diferentes sensações e situações depois do sexo. Se com o passar do tempo estas não passarem, o ideal é procurar um especialista
Coisas estranhas que podem acontecer depois do sexo

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

Antes de começar a termos relações sexuais, passamos a nossa vida ansiosas para saber o que sentiremos. Ao perguntarmos aos nossos conhecidos e averiguarmos por nossa conta, costumamos ouvir: o sexo é algo mágico. Nunca passa pela nossa cabeça que podem acontecer coisas estranhas e até dolorosas depois do sexo.

Alguns filmes descrevem o sexo de uma forma bastante romântica. O que nunca nos explicaram são algumas situações que geram preocupações no começo.

Quando vivemos o ato, nas primeiras vezes nos damos conta de que depois do sexo nem tudo é cor-de-rosa, e as seguintes situações que podem ocorrer:

Ardor e coceira ao urinar

Depois do sexo, muitas mulheres sentem ardor e coceira ao urinar. Conhecer o motivo é a pergunta mais comum feita nas consultas ginecológicas.

Esta dúvida as mulheres apresentam quando iniciam a vida sexual, pois costumam ficar preocupadas e pensam que pode se tratar de uma doença sexualmente transmissível ou outra condição de maior atenção.

Lembre-se de que a anatomia da mulher consiste no orifício vaginal e, alguns centímetros acima, está localizada a saída da uretraEsta área pode ser irritada com o atrito do preservativo, do próprio pênis durante o ato sexual ou pelos cremes lubrificantes usados.

Por isso, pode-se esperar sentir alguma ardência ou coceira na hora de urinar durante os dias seguintes.

Este sintoma é muito cotidiano e pode durar desde horas até dias. Muitas vezes é necessário realizar um exame de urina para poder descartar algum tipo de infecção.

Necessidade de ir ao banheiro

Muitas mulheres têm vergonha de falar sobre este aspecto. Não se preocupe, você não é a única que sente esta necessidade depois de ter relações sexuais, portanto, pode ficar tranquila.

Você sabia que quando sente a sensação de ir ao banheiro é porque está perto de chegar a um dos melhores estremecimentos que uma mulher pode sentir? Sim, estamos falando dos tão desejados orgasmos.

Durante a penetração vaginal, o pênis pode chegar a tocar e estimular muito o ponto G. Isso gera a vontade de ir ao banheiro. Algumas vezes, a estimulação é tão grande que, depois do sexo, você deve ir ao banheiro.

Isso também dependerá das posições sexuais realizadas e se estas se adaptam às sensações internas da mulher.

É importante ter confiança suficiente com o parceiro para conseguir uma excelente comunicação e que nenhum dos dois se sinta envergonhado quando estas coisas (que são tão normais) aconteçam.

Pequenas manchas de sangue depois do sexo

Casal fazendo sexo

Aproximadamente 1 em cada 10 mulheres apresenta um leve sangramento vaginal depois de manter relações sexuais, o que para no mesmo dia ou no seguinte.

Você certamente sabe que durante a sua primeira vez isso pode acontecer, mas nas relações posteriores o sangramento também pode aparecer.

As relações muito intensas, o excesso de fricção ou a falta de lubrificação são as causas mais comuns e não apresentam um risco grave à saúde. No entanto, existem outras razões que são perigosas e que exigem atenção e tratamento médico imediato.

Em geral, este sangramento provém do colo do útero, a extremidade inferior mais estreita do útero, principalmente em mulheres que estão na idade fértil.

Mesmo se o colo se encontrar perfeitamente saudável, certo grau de atrito durante o ato sexual pode causar um leve dano.

Não se preocupe se o sangramento for mínimo e você sentir uma leve dor. A solução mais rápida é descansar um pouco ou ir mais devagar durante a penetração.

Preocupe-se com esta situação quando o sangramento não parar um dia depois do encontro sexual.

Dor no baixo ventre

Outra das coisas estranhas que acontecem depois do sexo é a dor no baixo ventre. Este incômodo possui causas muito variadas e, quando for persistente, deverá ser tratada por um médico.

A dor relacionada às relações sexuais é um sintoma que não é patológico. Pelo contrário, não percebemos os incômodos durante o encontro amoroso devido à velocidade excessiva do ritmo.

Depois da ejaculação, um pequeno incômodo pélvico aparece, que pode ser causado pelo cólon, que gera pressão por ter recebido as vibrações dos movimentos.

A atividade exagerada pode provocar uma ligeira tensão muscular na pélvis que, por nos excitarmos, se contrai e, quando se submete ao esforço, produz dor.

O motivo também pode ser que, durante o sexo, as paredes vaginais possam ter se danificado um pouco devido à falta de lubrificação adequada.

O que no início é estranho pode se tornar normal com o tempo

casal depois do sexo

Ao começarmos a adentrar no mundo sexual, pouco a pouco, nos acostumamos com estas coisas que podem ocorrer depois do sexo.

Certamente você notará que às vezes elas acontecem e outras não, e se você não for sortuda, poderá experimentar todas ao mesmo tempo.

Cabe destacar que, em alguns casos, as inibições da mulher também levam a estes sintomas. Estas coisas costumam aparecer com maior frequência quando a excitação não é a adequada e, por isso, tampouco existe uma correta lubrificação.

Se custar muito chegar ao nível de lubrificação correto, você pode experimentar algum lubrificante de boa qualidade. A vantagem é que estas alterações fisiológicas não são permanentes.

No entanto, se durarem por mais tempo, o melhor é verificar com algum especialista.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.