Coisas estranhas que podem acontecer depois do sexo
Antes de começar a termos relações sexuais, passamos a nossa vida ansiosas para saber o que sentiremos. Ao perguntarmos aos nossos conhecidos e averiguarmos por nossa conta, costumamos ouvir: o sexo é algo mágico. Nunca passa pela nossa cabeça que podem acontecer coisas estranhas e até dolorosas depois do sexo.
Alguns filmes descrevem o sexo de uma forma bastante romântica. O que nunca nos explicaram são algumas situações que geram preocupações no começo.
Quando vivemos o ato, nas primeiras vezes nos damos conta de que depois do sexo nem tudo é cor-de-rosa, e as seguintes situações que podem ocorrer:
Ardor e coceira ao urinar
Depois do sexo, muitas mulheres sentem ardor e coceira ao urinar. Conhecer o motivo é a pergunta mais comum feita nas consultas ginecológicas.
Esta dúvida as mulheres apresentam quando iniciam a vida sexual, pois costumam ficar preocupadas e pensam que pode se tratar de uma doença sexualmente transmissível ou outra condição de maior atenção.
Lembre-se de que a anatomia da mulher consiste no orifício vaginal e, alguns centímetros acima, está localizada a saída da uretra. Esta área pode ser irritada com o atrito do preservativo, do próprio pênis durante o ato sexual ou pelos cremes lubrificantes usados.
Por isso, pode-se esperar sentir alguma ardência ou coceira na hora de urinar durante os dias seguintes.
Este sintoma é muito cotidiano e pode durar desde horas até dias. Muitas vezes é necessário realizar um exame de urina para poder descartar algum tipo de infecção.
Leia também: Por que é prejudicial segurar a vontade de urinar?
Necessidade de ir ao banheiro
Muitas mulheres têm vergonha de falar sobre este aspecto. Não se preocupe, você não é a única que sente esta necessidade depois de ter relações sexuais, portanto, pode ficar tranquila.
Você sabia que quando sente a sensação de ir ao banheiro é porque está perto de chegar a um dos melhores estremecimentos que uma mulher pode sentir? Sim, estamos falando dos tão desejados orgasmos.
Durante a penetração vaginal, o pênis pode chegar a tocar e estimular muito o ponto G. Isso gera a vontade de ir ao banheiro. Algumas vezes, a estimulação é tão grande que, depois do sexo, você deve ir ao banheiro.
Isso também dependerá das posições sexuais realizadas e se estas se adaptam às sensações internas da mulher.
É importante ter confiança suficiente com o parceiro para conseguir uma excelente comunicação e que nenhum dos dois se sinta envergonhado quando estas coisas (que são tão normais) aconteçam.
Pequenas manchas de sangue depois do sexo
Aproximadamente 1 em cada 10 mulheres apresenta um leve sangramento vaginal depois de manter relações sexuais, o que para no mesmo dia ou no seguinte.
Você certamente sabe que durante a sua primeira vez isso pode acontecer, mas nas relações posteriores o sangramento também pode aparecer.
As relações muito intensas, o excesso de fricção ou a falta de lubrificação são as causas mais comuns e não apresentam um risco grave à saúde. No entanto, existem outras razões que são perigosas e que exigem atenção e tratamento médico imediato.
Em geral, este sangramento provém do colo do útero, a extremidade inferior mais estreita do útero, principalmente em mulheres que estão na idade fértil.
Mesmo se o colo se encontrar perfeitamente saudável, certo grau de atrito durante o ato sexual pode causar um leve dano.
Não se preocupe se o sangramento for mínimo e você sentir uma leve dor. A solução mais rápida é descansar um pouco ou ir mais devagar durante a penetração.
Preocupe-se com esta situação quando o sangramento não parar um dia depois do encontro sexual.
Dor no baixo ventre
Outra das coisas estranhas que acontecem depois do sexo é a dor no baixo ventre. Este incômodo possui causas muito variadas e, quando for persistente, deverá ser tratada por um médico.
A dor relacionada às relações sexuais é um sintoma que não é patológico. Pelo contrário, não percebemos os incômodos durante o encontro amoroso devido à velocidade excessiva do ritmo.
Depois da ejaculação, um pequeno incômodo pélvico aparece, que pode ser causado pelo cólon, que gera pressão por ter recebido as vibrações dos movimentos.
A atividade exagerada pode provocar uma ligeira tensão muscular na pélvis que, por nos excitarmos, se contrai e, quando se submete ao esforço, produz dor.
O motivo também pode ser que, durante o sexo, as paredes vaginais possam ter se danificado um pouco devido à falta de lubrificação adequada.
Visite este artigo: Como aumentar a libido na mulher com remédios naturais
O que no início é estranho pode se tornar normal com o tempo
Ao começarmos a adentrar no mundo sexual, pouco a pouco, nos acostumamos com estas coisas que podem ocorrer depois do sexo.
Certamente você notará que às vezes elas acontecem e outras não, e se você não for sortuda, poderá experimentar todas ao mesmo tempo.
Cabe destacar que, em alguns casos, as inibições da mulher também levam a estes sintomas. Estas coisas costumam aparecer com maior frequência quando a excitação não é a adequada e, por isso, tampouco existe uma correta lubrificação.
Se custar muito chegar ao nível de lubrificação correto, você pode experimentar algum lubrificante de boa qualidade. A vantagem é que estas alterações fisiológicas não são permanentes.
No entanto, se durarem por mais tempo, o melhor é verificar com algum especialista.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gil, V. (2019). Disforia postcoital sexual en la vida conyugal. Revista Desexología, 8(1), 77-81. https://www.researchgate.net/publication/334233529_Disforia_postcoital_sexual_en_la_vida_conyugal
- Centros para la Prevención y Control de Enfermedades. (20 de septiembre de 2023). Vaginosis bacteriana: Hoja informativa básica de los CDC. https://www.cdc.gov/std/spanish/vb/stdfact-bacterial-vaginosis-s.htm
- Clínica Mayo. (17 de septiembre de 2022). Relaciones sexuales dolorosas (dispareunia). https://www.mayoclinic.org/es/diseases-conditions/painful-intercourse/symptoms-causes/syc-20375967
- Puerta, J., & Cardona, W. (2013). Alergia al plasma seminal humano: ¿mito o realidad?. Revista Chilena de Obstetricia y Ginecología, 78(3). https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-75262013000300005
- Shah, A., & Panjabi, C., (2004). Asthma, Hypersensitivity, and Coitus. American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, 170(10). https://www.atsjournals.org/doi/10.1164/ajrccm.170.10.950
- Sayin, U. (2011). Altered states of consciousness occurring during expanded sexual response in the human female: preliminary definitions. Neuroquantology, 9(4). https://www.researchgate.net/publication/260385774_Altered_States_of_Consciousness_Occurring_During_Expanded_Sexual_Response_In_The_Human_Female_Preliminary_Definitions