10 coisas que atraem mariposas e outros insetos para sua casa

Você está farto de buracos nas roupas? Identifique as causas que atraem as mariposas, como calor, sujeira ou umidade, e tome medidas em sua casa.
10 coisas que atraem mariposas e outros insetos para sua casa

Escrito por Jonatan Menguez

Última atualização: 05 junho, 2024

Mariposas, baratas e formigas procuram locais para viver, alimentar-se e reproduzir-se que lhes sejam propícios. É provável que, sem querer, estejamos facilitando esse habitat, o que pode levar a pragas difíceis de erradicar. Confira 10 coisas que atraem mariposas, formigas e baratas para dentro de casa.

As mariposas são atraídas por restos de comida, roupas e umidade. Manter os locais higienizados e os armários organizados é o primeiro passo para prevenir o seu aparecimento. No entanto, existem mais elementos aos quais devemos prestar atenção.

Coisas que atraem mariposas, formigas e baratas para dentro de casa

Existem dois grupos principais de mariposas. Por um lado, as de despensa, de grandes dimensões, com tons de bronze e atraídas por diferentes cereais.

O outro grupo é o das traças da roupa, de cor esbranquiçada e com preferência pelos têxteis. Estas são as causas dos buracos nas roupas. Vamos ver o que atrai cada grupo para a casa e quais outros insetos podem aparecer pelos mesmos motivos.

1. Luz

A iluminação costuma ser uma das coisas que atraem as mariposas da despensa. Elas identificam uma fonte de luz e a perseguem, entrando nas casas pelas aberturas de portas e janelas.

Uma vez lá dentro, procurarão o oposto: escuridão. Mas o primeiro estímulo é a clareza que as guia. Por esse motivo, costuma-se recomendar iluminação fraca no entorno das residências, preferindo-se menor potência nos refletores que são instalados em galerias, entradas e garagens.

2. Alimentos armazenados

As mariposas da despensa são conhecidas por esse nome porque seu principal alvo são os alimentos ali armazenados. Principalmente cereais e derivados, como aveia, arroz, massa seca ou farinha. Elas se aproximam pelo cheiro e podem depositar seus ovos, gerando larvas e estragando a comida.

3. Comida para animais de estimação

Além da alimentação humana, alguns insetos também são atraídos pela alimentação de cães e gatos. Portanto, é importante armazenar esse produto bem fechado e em recipientes com tampas herméticas. Não é uma boa prática deixar o que ainda não foi utilizado na sacola em que foi vendido.

Da mesma forma, é prudente manter a higiene no local de ração. Lavar e guardar o comedouro quando não estiver em uso seria o ideal.

4. Manchas, respingos e restos de comida

Restos de comida, manchas de bebidas açucaradas e qualquer resíduo doce são ímãs para muitos insetos. Principalmente baratas e formigas. Manter a área da cozinha limpa, incluindo os cantos e recantos entre a geladeira, o forno e o armário, pode fazer toda a diferença.

5. Umidade: uma das coisas que atraem mariposas e outros insetos

Muitas pragas procuram crescer em espaços úmidos, seja porque canos ou torneiras deixam vazamentos, seja porque a escuridão de um móvel favorece a falta de evaporação. Moscas, mosquitos, baratas e mariposas sentem-se confortáveis na umidade.

Então, a sua própria presença, os seus resíduos e as condições ambientais atraem fungos. Por exemplo, é o que acontece atrás de geladeiras, aparelhos de ar condicionado ou no chão do banheiro.

6. Calor

A alta temperatura é um dos principais atrativos das mariposas. No verão, mezaninos, galpões e sótãos são ambientes ideais para essas pragas. Cuide para manter esses espaços organizados para não facilitar o seu crescimento.

7. Escuridão: uma das coisas que atraem mariposas e outros insetos

Embora a luz seja uma atração inicial, as mariposas mais tarde se sentem confortáveis em espaços escuros. Uma vez dentro, procurarão despensas e armários onde haja pouca iluminação, boa umidade e onde o calor seja mantido.

8. Vestuário e têxteis

As traças da roupa têm predileção por determinados tecidos. A conjunção dos seguintes elementos e circunstâncias facilitam o seu aparecimento:

  • Desordem geral. Ter um armário bagunçado favorece a proliferação de mariposas, pois elas possuem mais abrigos para se esconder e se aquecer.
  • Têxteis desejados pela praga. Alguns dos tecidos favoritos das mariposas são seda, lã, linho e outras fibras naturais, como peles. E não só roupas, mas também escolhem estofados, tapetes e cortinas.
  • Roupas sujas. Assim como a louça suja e os restos de comida, as mariposas são atraídas por manchas nas roupas, como respingos ou suor.

9. Algumas plantas

Existem plantas que repelem as pragas e outras que as atraem. No último grupo estão a onze-horas (Portulaca gilliesii), a Heliotropium curassavicum, a petúnia e a dama-da-noite (Ipomoea alba ). Além disso, margaridas e amores-perfeitos-de-jardim atraem moscas e mosquitos.

10. Elementos e características do jardim

Se você tem um jardim, considere não deixar água acumulada ou restos de comida no pátio. As pragas procuram esses elementos para sobreviver.

Os bebedouros e comedouros para pássaros precisam ser verificados com frequência. Na melhor das hipóteses, tenha um sistema de circulação de água que não a deixe parada.

Por outro lado, a área de compostagem é fonte de insetos. Isso não significa que você deve parar de fazer compostagem, mas é preciso estar atento à chegada de insetos e sua possível transferência para dentro de casa.

Como evitar traças e outros insetos em casa?

Identificar o principal motivo que incentiva a entrada de mariposas e outros insetos em sua casa é importante para agir. Agora que você sabe o que os atrai, seguem dicas essenciais para prevenir pragas:

  • Mantenha a limpeza geral. Varrer frequentemente, aspirar os tapetes, tirar o pó e limpar a despensa.
  • Experimente armadilhas para traças. Existem produtos adesivos que retêm insetos quando passam por cima deles.
  • Armazene os alimentos em recipientes fechados. Acima de tudo, cereais e seus derivados, priorizando potes herméticos.
  • Remova o lixo regularmente. O acúmulo de lixo em lixeiras é fonte de alimento para baratas e outros insetos.
  • Preste atenção aos cantos e recantos. Evita o acúmulo de restos de comida e sujeira em rodapés, cantos e atrás de eletrodomésticos.
  • Coloque plantas repelentes. Algumas espécies, como a alfazema, a hortelã ou o manjericão, funcionam como repelentes naturais de mariposas, moscas e mosquitos.
  • Use sacos de roupa suja. Roupas que não são usadas regularmente também podem ser seladas a vácuo com sacos.

Mantenha a higiene e você evitará coisas que atraem mariposas

A limpeza geral é o aspecto mais importante para evitar pragas em casa. Ao mesmo tempo, a ordem e o armazenamento correto evitam espaços que favoreçam o seu crescimento. Contudo, nenhuma dessas medidas poderá eliminar uma infestação já instalada. Nesse caso, procure uma dedetização profissional.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Moreno Marí, J., Oltra Moscardó, M. T., Falcó Garí, J. V., & Jiménez Peydró, R. (2007). El control de plagas en ambientes urbanos: criterios básicos para un diseño racional de los programas de control. Revista Española de Salud Pública, 81 (1), 15-24. Consultado el 20 de octubre de 2023. https://www.redalyc.org/pdf/170/17081103.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.