Clareamento dental: o que é e quais tipos existem?

Existem diversas técnicas para fazer um clareamento dental, desde géis caseiros até soluções comerciais, mas todos devem ser supervisionados por um profissional.
Clareamento dental: o que é e quais tipos existem?

Última atualização: 22 Janeiro, 2021

A população está cada vez mais preocupada com a estética dentária: todos queremos ter um sorriso mais branco e mais bonito. Com cada vez mais frequência os pacientes buscam soluções de clareamento dental, que permitem reduzir a cor do esmalte em até 4 tons.

Existem diferentes técnicas de clareamento no mercado com diferentes vantagens e desvantagens. Ao longo dos anos os clareamentos evoluíram para as técnicas usadas hoje (a concentração do produto, o pH e a técnica de aplicação variam).

A passagem do tempo, a falta de higiene, o tabaco, o consumo de alimentos com corantes, alguns medicamentos ou bebidas (como café ou vinho tinto) escurecem o esmalte dos dentes e levam ao surgimento de manchas. No entanto, a maior preocupação dos pacientes é a sensibilidade e a desmineralização dentária.

Clareamento dental

O que é?

Dentes mais claros
Essa técnica deve ser supervisionada por um dentista para evitar problemas de sensibilidade dentária.

O procedimento consiste na aplicação de um gel clareador de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida nos dentes. Esta provoca uma alteração química no esmalte e elimina manchas e colorações.

Há cada vez mais métodos de branqueamento no mercado formulados à base de bicarbonato, carvão ativado ou outras substâncias que produzem um “clareamento" por efeito mecânico, eliminando a camada mais externa do dente. Esses métodos são menos confiáveis ​​e a longo prazo podem causar sensibilidade, pois não são supervisionados.

O clareamento dos dentes, como todos os outros tratamentos dentários, pode causar efeitos colaterais como sensibilidade ou reabsorção radicular se não for feito adequadamente. Por isso, é muito importante fazê-lo sempre sob a supervisão de um dentista.

Você pode estar interessado: Produtos naturais para branquear os dentes

Quais são os tipos de clareamento dental?

Clareamento dental com gel

Tipos de clareamento dental
Usando um gel fotossensível, essa técnica é supervisionada pelo dentista e obtém resultados eficazes.

É realizada por dentistas em clínicas odontológicas e pode ser ativada ou não com luz LED. Antes de iniciar o procedimento, o dentista faz uma revisão para verificar se o tratamento pode ser realizado sem riscos.

Os dentes são isolados e o gel é aplicado (com ou sem luz). O dentista está presente durante todo o processo de clareamento, tendo controle das sensações do paciente para evitar a sensibilidade.

Clareamento dental ambulatorial acompanhado pelo dentista

Clareamento dental
Nesse caso, o gel é prescrito por um dentista para uso ambulatorial.

Como acontece com o tratamento caseiro, o paciente não fica sob supervisão; o profissional prescreve um gel clareador com menos potência para evitar danos às gengivas ou lábios. O dentista prescreve moldes personalizados para cada paciente e explica o procedimento. Este consiste em aplicar um gel na superfície dentária e colocar o molde por um período de tempo específico.

Clareamento dental com produtos comerciais

Escovar os dentes
Os produtos comerciais apresentam um maior risco de irritação e sensibilidade dentária devido à falta de supervisão.

Esse tipo de produto pode ser considerado uma boa opção para muitas pessoas. No entanto, a supervisão de um profissional é essencial. O uso indiscriminado desses produtos pode causar hipersensibilidade, irritação dos nervos ou gengivas. Se não forem usados ​​com responsabilidade, podem causar mais danos do que benefícios.

Você pode estar interessado: Dicas para cuidar dos dentes contra infecções

Conclusão sobre o clareamento dental

Sorriso branco e bonito
Em caso de dúvida, consulte o seu profissional de saúde dental de confiança.

O clareamento dos dentes é um procedimento que pode fazer você ter um sorriso mais bonito, mas que não está livre de efeitos colaterais. Por isso, deve ser realizado sob a supervisão de um profissional. Dentro de uma variedade de tratamentos, será escolhido o mais adequado para cada paciente.

O clareamento com produtos domésticos nunca alcançará o mesmo efeito que o realizado na clínica odontológica. Nunca podemos esquecer que a boca e os dentes são órgãos do nosso corpo, por isso devemos cuidar bem da nossa saúde bucal.

Pode interessar a você...
4 óleos que ajudam a acalmar a sensibilidade dos dentes
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 óleos que ajudam a acalmar a sensibilidade dos dentes

A sensibilidade nos dentes é um problema que afeta inúmeras pessoas. Alguns remédios à base de óleos vegetais podem aliviar.