Causas do sangramento após o sexo

O sangramento após a relação sexual costuma ser provocado pela secura vaginal, que, por sua vez, pode ter várias causas.
Causas do sangramento após o sexo

Última atualização: 05 Junho, 2021

O sangramento após o sexo é aquele que ocorre nas mulheres depois de terem tido relações sexuais. O termo médico usado para se referir a essa situação é coitorragia. É uma situação bastante comum que não está relacionada à menstruação.

Muitas mulheres que apresentam esse sangramento pós-coito tendem a entrar em pânico. No entanto, estima-se que isso aconteça com quase 10% das mulheres. Além disso, metade dos casos se resolve espontaneamente porque não tem uma causa patológica.

Na verdade, existem muitas situações que podem causar esse sangramento pós-sexo. Portanto, neste artigo explicamos as mais relevantes para saber o que fazer se isso acontecer com você. É importante saber que o ideal é sempre consultar um médico se tiver alguma dúvida.

Por que o sangramento após o sexo ocorre?

Como já mencionamos, o sangramento após a relação sexual tem uma etiologia muito variada. Na verdade, é mais comum que seja uma causa não patológica que se resolva espontaneamente, como uma pequena ferida por atrito durante o sexo. Outras causas possíveis são:

  • Secura vaginal. Essa mesma secura é o que causa uma pequena laceração durante o atrito. É muito comum que, se você não estiver excitada o suficiente ou se estiver nervosa, a vagina não esteja tão molhada quanto deveria. Nestes casos, usar um bom lubrificante pode ser a solução.
  • Uso de anticoncepcionais orais. São medicamentos que alteram o ciclo hormonal da mulher. Os hormônios têm um efeito significativo sobre a umidade da vagina, então os anticoncepcionais também estão altamente associados à secura.
  • Uma infecção, seja uma doença sexualmente transmissível ou uma infecção fúngica ou bacteriana da vagina. É muito importante saber que o sangramento pós-coito pode ser um dos primeiros sinais de DST. Você sempre deve ir ao médico para estudar essa possibilidade e tratá-la.
Mulher com infecção vaginal
As causas do sangramento após o sexo podem ser simples, como a secura vaginal, ou graves, o que é menos comum.

As infecções são muito mais comuns do que pensamos. Além disso, como acabamos de mencionar, nem sempre se trata de DSTs. Muitas mulheres experimentam infecções bacterianas ou fúngicas ao longo da vida por uma simples diminuição da imunidade ou outras razões.

Sangramento patológico após o sexo

Por outro lado, é verdade que esse sangramento depois das relações sexuais pode ter causas mais sérias. Embora não seja tão comum, o sangramento pode ser devido a um pólipo endometrial, um mioma uterino ou, inclusive, câncer cervical.

O câncer de colo do útero é a causa mais séria desse sangramento pós-coito. Felizmente, é uma patologia que apresenta cada vez menos incidência. Isso se deve ao fato de que, hoje, as mulheres realizam exames ginecológicos com mais frequência.

Além disso, muitos estudos têm demonstrado que existe uma relação entre o câncer cervical e o papilomavírus humano. Por isso, graças à vacina contra esse vírus, o número de mulheres com esse tumor também diminuiu.

Como o sangramento pós-coito pode ser diagnosticado?

Mulher com dor abdominal
O sangramento após o sexo deve ser motivo de consulta com o ginecologista.

Como acabamos de ver, as causas do sangramento pós-coito podem variar de uma secura facilmente tratável a um problema mais sério, como o câncer de colo do útero. Portanto, é importante que o ginecologista faça o diagnóstico correto da causa desse sangramento.

Em primeiro lugar, é preciso saber identificar se o sangramento ocorre após as relações sexuais ou não, e também diferenciá-lo de uma possível menstruação. Da mesma forma, é fundamental verificar se não existem lesões na área que possam estar causando o sangue, como uma pequena laceração.

O ginecologista fará um exame de toda a área. Além disso, muitas vezes são solicitados exames complementares, como uma citologia vaginal e cultura. Assim, o profissional poderá descartar patologias sérias que podem provocar o problema, como infecções ou câncer.

Por outro lado, para chegar a um diagnóstico sobre as causas do sangramento após as relações sexuais, você deve explicar ao médico toda a situação. Em que momento ocorre, se você tem alguma outra doença de base ou se toma algum medicamento.

Conclusão

O sangramento após o sexo é uma situação muito frequente, que na maioria das vezes não tem origem patológica. No entanto, é necessário descartar que haja uma doença que o cause, como, por exemplo, uma infecção. Portanto, é importante ir ao ginecologista se tiver alguma dúvida.

Pode interessar a você...
Como lidar com a vaginite atrófica após a menopausa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como lidar com a vaginite atrófica após a menopausa

A diminuição dos níveis de estrogênio nas mulheres pode causar vaginite atrófica após a menopausa. Felizmente, algumas dicas podem ajudar a enfrent...