As possíveis causas do formigamento nas mãos e nas pernas
O formigamento nas mãos e nas pernas é uma série de sensações anormais que, além de gerar incômodo, também é um motivo de preocupação, já que não sabemos o que pode estar por trás disso. Ainda que o formigamento costume acontecer em várias partes do corpo, é sentido com mais frequência nas mãos, nos pés, nos braços ou nas pernas.
A princípio, podemos ignorar o formigamento nas mãos e nas pernas, mas quando o sentimos frequentemente e sem um motivo concreto, pode estar nos indicando que alguma coisa não está funcionando bem em nosso organismo, podendo ser o sintoma de uma doença.
O formigamento pode ser o sintoma de uma infecção leve, mas também pode estar indicando que estamos sofrendo de alguma doença que requer mais cuidado, por esse motivo é importante procurar um médico no caso de sentir uma sensação de formigamento nas mãos e nas pernas frequentemente. A seguir, mencionaremos algumas das doenças que geralmente estão associadas com as mãos e as pernas.
Hipoestesia
O formigamento pode ser uns dos sintomas da denominada hipoestesia, uma perda de sensibilidade acompanhada desta incômoda sensação. No caso de ter estes dois sintomas, é preciso ter muito cuidado, pois pode ser uma doença mais que passageira.
Problema circulatório
Quando a pessoa tem problemas circulatórios, é possível que sinta esporadicamente sensações de formigamento nas mãos e nas pernas. Também pode chegar a ter estas sensações no caso de estar sofrendo de cansaço e/ou exaustão nervosa. Se o problema de formigamento aumentar e se transformar em algo constante, pode indicar algo mais grave. Neste caso, o melhor a fazer é consultar um médico.
Doença de Buerger
Esta doença está associada com o consumo de tabaco; apresenta-se a princípio com uma dor causada pela falta de fluxo de sangue, chamada de claudicação, nas mãos ou nos pés. A pessoa sente um formigamento constante e dormência nas mãos, seguido pelos dedos das mãos ou dos pés. Este caso é bem delicado, já que se não for tratado, pode fazer com que se desenvolva uma gangrena.
Diabetes
O diabetes é uma das doenças mais comuns atualmente, que se produz quando os níveis de açúcar no sangue aumentam. O formigamento é um sintoma típico desta doença, já que pode ter o fluxo sanguíneo insuficiente, que posteriormente pode fazer com que a pessoa sinta essa incômoda sensação de formigamento em suas mãos e pernas. Este sintoma pode estar indicando úlceras, que devem ser tratadas a tempo para evitar a formação de gangrenas.
Leia também: 7 hábitos para controlar o diabetes
Esclerose múltipla
A dormência ou o formigamento nas mãos e nas pernas é um dos primeiros sintomas que se apresentam naquelas pessoas que sofrem de esclerose múltipla. Esta doença pode incluir, além disso, aumento da sensação de ardor e sensibilidade. Este tipo de sensação é produzido pela insuficiência do fluxo sanguíneo nestas zonas afetadas e problemas no sistema nervoso.
Polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda
A polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda (ou AIDP, sigla em inglês) é uma dessas doenças pouco comuns e muito raras, que impede que os nervos enviem sinais aos músculos do corpo. O formigamento é um sintoma desta doença, aparecendo geralmente nos pés e nas pernas, ainda que à medida que passe o tempo, também se estenda pelos braços e pelas mãos.
Síndrome das pernas inquietas
O formigamento nas extremidades que geralmente muitas pessoas sentem à noite também pode estar associado ao transtorno chamado síndrome das pernas inquietas. Este é um dos sintomas mais comum, ainda que não seja o único.
Quem sofre dessa síndrome, também pode sentir dor, câimbras e coceira, acompanhado de problemas de insônia, já que estes sintomas costumam piorar à noite. Esta síndrome pode ser causada pela anemia, insuficiência renal ou neuropatias periféricas, embora não se conheça uma causa exata.
Outras causas do formigamento nas mãos e nas pernas:
- Ficar sentado ou de pé na mesma posição por um longo tempo.
- Lesão em um nervo.
- Pressão sobre os nervos espinhais, como resultado de uma hérnia de disco.
- Ter níveis anormais de cálcio, potássio ou sódio no organismo.
- Falta de vitaminas, principalmente a vitamina B12.
- Consumo de bebidas alcoólicas e/ou de tabaco, já que o chumbo gera danos aos nervos.
- Mordidas de animais.
- Picadas de insetos, carrapatos, ácaros e aranhas.
- Uso de certos medicamentos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Marks, P. W., Ph, D., & Zukerberg, L. R. (2004). Case 30-2004 : A 37-Year-Old Woman with Paresthesias of the Arms and Legs. The New England Journal of Medicine.
- Hagmar, L., Törnqvist, M., Nordander, C., Rosén, I., Bruze, M., Kautiainen, A., … Axmon, A. (2001). Health effects of occupational exposure to acrylamide using hemoglobin adducts as biomarkers of internal dose. Scandinavian Journal of Work, Environment and Health. https://doi.org/10.5271/sjweh.608
- Z., V. (2010). The sensory symptoms of distal diabetic polyneuropathy. European Journal of Pain Supplements.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.