Causas e remédios para os pés de galinha

· 23 de dezembro de 2014
Para cuidar da região ao redor dos olhos, é muito importante aliviar a tensão. Podemos combinar os cremes com massagens e técnicas de relaxamento.

Os pés de galinha são essas rugas que aparecem na parte extrema dos olhos, as quais ficam mais visíveis quando os fechamos os ou sorrimos. Mas como elas surgem? Como podemos evitá-las ou escondê-las?

Neste artigo, daremos essas respostas. Além disso, vamos apresentar tratamentos e remédios naturais que te ajudarão a cuidar de sua saúde por dentro, o que irá refletir na sua beleza externa, evitando, assim, o aparecimento dessas rugas que envelhecem muito nosso rosto.

Tensão ocular

Um dos motivos pelos quais os pés de galinha aparecem e, geralmente, se agravam é a tensão que exercemos em toda a região dos olhos.

Se prestarmos atenção, quando não enxergamos muito bem temos a tendência a apertar os olhos, um gesto que ajuda ligeiramente a enxergar melhor, mas que contribui para o aparecimento das rugas.

É muito comum fazer isso quando começamos a sofrer com miopia ou vista cansada e evitamos ir ao oftalmologista ou usar óculos.

Leia também: 5 sinais de que seus olhos têm algum problema

Por isso, recomendamos tratar os problemas de visão e, paralelamente, realizar exercícios de relaxamento ocular, uma vez que realizamos esses gestos de apertar os olhos muitas vezes sem perceber.

Mas como relaxar nossos olhos?

Várias vezes ao dia, você pode molhar os olhos com água fria, o que melhorará imediatamente a circulação sanguínea nessa região.

Além disso, realize diariamente uma suave massagem ao redor dos olhos.

Comece pela parte interna superior das sobrancelhas, pressionando e fazendo pequenos círculos, quase imperceptíveis, e continue com esse movimento até a parte externa da sobrancelha.

Depois, desça e continue realizando o movimento até fazer o contorno das sobrancelhas e voltar ao ponto inicial.

Ao longo do dia, principalmente quando tiver passado muito tempo em frente ao computador ou quando fixe o olhar em algo por muito tempo, realize o “palmeo”, uma técnica de relaxamento ocular que consiste em esfregar as mãos esquentando-as e, em seguida, colocá-las sobre os olhos fechados por alguns minutos.

Note como os olhos ficarão relaxados e, quando voltar a abri-los, sua visão estará melhor, ou seja, mais clara e nítida.

Por fim, o último exercício consiste em fechar os olhos com força e, em seguida, relaxá-los, de maneira suave e respirando profundamente.

os pés de galinha

Fígado debilitado

A segunda causa do aparecimento dos pés de galinha é quando o fígado encontra-se debilitado. Mas o que causa essa debilidade?

  • Uma má alimentação, rica em gorduras não saudáveis, alimentos refinados,conservantes, etc.
  • Hábitos tóxicos como o consumo de cigarro e álcool.
  • Emoções negativas como, por exemplo, a ira.

Mas como tratar o fígado debilitado?

  • Opte por uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais integrais, legumes, frutos secos e sementes.
  • Tome infusões de cardo mariano, boldo, dente-de-leão ou alcachofra.
  • Realize atividades ou terapias que contribuam para o equilíbrio emocional.
  • Antes de dormir, coloque uma bolsa de água quente sobre as costelas do lado direito, o que ajudará a equilibrar o fígado.
os pés de galinha

Falta de silício

A partir dos 40 anos, nosso organismo perde cada vez mais quantidade de silício, um mineral imprescindível para a formação de nosso tecido cutâneo, cabelo, unhas, ossos, etc.

É por isso que recomenda-se tomar um suplemento de silício orgânico líquido, que é a forma com que ele é mais assimilado pelo organismo.

Também podemos tomar infusões de cavalinha, uma planta medicinal muito rica neste mineral que, além de tudo, evita a retenção de líquidos e repõe os minerais.

Leia também: Saiba mais sobre as grandes propriedades da cavalinha

O cuidado com o contorno dos olhos

Por fim, e não menos importante, vem o tratamento da pele com produtos suaves e naturais, melhor ainda se forem ecológicos. Além do produtos naturais pode-se utilizar também alguns remédios caseiros muito econômicos.

Por ser uma região muito delicada, aconselhamos aplicar diariamente os cremes, pela manhã e pela noite. Nossas sugestões são o óleo de rosa mosqueta e o óleo de argan, que são ideais para peles secas ou com rugas.

Assim, escolhido o óleo, pode-se, em pouca quantidade, acrescentar algumas gotas de óleo de gerânio, o que ajudará na regeneração da pele.

os pés de galinha

Além de nutrir profundamente o contorno dos olhos, pode-se aplicar um dos três remédios para relaxar a região ocular:

  • Rodelas de pepino fresco
  • Rodelas de batata crua
  • Bolsas de camomila que tenham sido utilizadas e, posteriormente, conservadas no congelador.

Imágens por cortesía de MyTudut, nothingtosay e veganbakingnet.

  • Clemens, S. L. (1952). Facial expression. Quarterly Journal of Speech. https://doi.org/10.1080/00335635209381778

  • Lemperle, G., Holmes, R. E., Cohen, S. R., & Lemperle, S. M. (2001). A classification of facial wrinkles. Plastic and Reconstructive Surgery. https://doi.org/10.1097/00006534-200111000-00048