O que é a cardiomiopatia de Takotsubo?

A grande diferença entre a cardiomiopatia de Takotsubo e o ataque cardíaco é que, nesta patologia, as artérias coronárias geralmente não são afetadas.

Última atualização: 19 Fevereiro, 2021

Embora seja surpreendente, a síndrome do coração partido realmente existe. Trata-se de uma doença descrita recentemente, cujo nome é cardiomiopatia de Takotsubo.

Este é um problema cardíaco que ocorre de maneira temporária. O que acontece é que o funcionamento do coração é alterado, de modo que ocorrem sintomas muito semelhantes aos de um infarto agudo do miocárdio, embora ambos não tenham as mesmas consequências.

A cardiomiopatia de Takotsubo geralmente é causada por uma situação muito estressante. Embora possa acontecer com qualquer pessoa, é mais comum em mulheres entre 50 e 70 anos. Uma das situações em que ela costuma se apresentar é quando um ente querido morre.

Embora seu nome soe dramático ou poético, essa síndrome é real e as pessoas que sofrem dela têm praticamente a mesma sensação de um ataque cardíaco. Portanto, neste artigo explicaremos tudo que você precisa saber sobre a cardiomiopatia de Takotsubo e como distingui-la de outras patologias cardíacas.

O que é a cardiomiopatia de Takotsubo?

A síndrome do coração partido ocorre quando uma pessoa sofre de um distúrbio cardíaco e se depara com uma situação que gera um estresse muito intenso. Uma parte do coração fica temporariamente alterada e incapaz de bombear o sangue normalmente.

Os sintomas que ocorrem são muito semelhantes aos de um ataque cardíaco. No entanto, com a síndrome do coração partido, o resto do coração funciona normalmente. A parte que é afetada geralmente é o ventrículo esquerdo, que assume uma forma de vaso.

Outra diferença em relação ao infarto agudo do miocárdio é que as artérias coronárias não são afetadas nesta síndrome. Estas são as artérias responsáveis por fornecer sangue oxigenado ao coração. Além disso, essa patologia não costuma ser complicada e tem uma mortalidade muito baixa.

É importante notar que, além de uma situação estressante, como a morte de alguém ente querido, essa doença pode ser causada por uma cirurgia ou como resultado de outra doença base.

Você pode se interessar: 5 chaves para prevenir a síndrome do coração partido

Quais sintomas provoca?

Como no ataque cardíaco, é típico que uma dor súbita no peito ocorra na síndrome do coração partido. Isso é o que costuma assustar as pessoas e as faz pensar que estão tendo um ataque cardíaco, o que piora ainda mais seu estresse ou nervosismo.

Geralmente, há também alguma dificuldade para respirar, e a pessoa pode perder a consciência. Foram documentados casos em que uma parada cardíaca ocorreu.

O engraçado é que, no eletrocardiograma, o registro das ondas cardíacas é muito semelhante ao do ataque cardíaco. Isso, juntamente com a semelhança dos sintomas, muitas vezes leva à confusão no diagnóstico.

Para diferenciá-los, é necessário olhar para a situação dessa pessoa. A chave costuma ser o momento do episódio. Se você esteve sob um grande estresse, isso é decisivo.

Além disso, aqueles que experimentam a cardiomiopatia de Takotsubo muitas vezes não têm os fatores de risco típicos para um ataque cardíaco. Aqueles com ataques cardíacos muitas vezes têm hipertensão, problemas de colesterol, histórico de tabagismo, etc.

A síndrome do coração partido não costuma deixar sequelas. No entanto, é relativamente comum que o episódio se repita. Por isso, é importante ajudar essa pessoa, física e psicologicamente.

Veja também: Sensação de falta de ar: principais causas e o que fazer

A cardiomiopatia de Takotsubo pode provocar complicações?

Como já mencionamos, esta é uma patologia temporária. Não costuma deixar sequelas e a mortalidade é muito baixa. A maioria das pessoas se recupera rapidamente.

No entanto, como em qualquer doença, pode haver complicações. Alguns estudos, como o publicado em 2018 no Spanish Journal of Cardiology, ligam essa síndrome à insuficiência cardíaca subsequente. Também foi observado que ela pode fazer o coração bater de forma irregular.

Em casos muito graves, nos quais o ventrículo esquerdo sofre muitos danos, pode ocorrer uma morte súbita e subsequente. No entanto, isso acontece muito raramente e excepcionalmente.

Em suma, é importante saber que a cardiomiopatia de Takotsubo, embora semelhante ao infarto, é uma condição distinta. De qualquer forma, diante de qualquer sintoma, é essencial buscar atendimento médico com urgência.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
A maioria das mulheres não conhece os sintomas de um infarto

Quais são os sintomas de infarto em mulheres? Como eles podem ser confundidos com os de outras doenças, é imprescindível ficar atenta.