Brincadeiras conforme cada etapa de crescimento

Os jogos e brincadeiras são atividades essenciais para o desenvolvimento das habilidades físicas e psicológicas das crianças. Em cada estágio de crescimento, ela tem uma evolução que serve como um indicador das habilidades que estão sendo consolidadas.
Brincadeiras conforme cada etapa de crescimento

Última atualização: 27 Fevereiro, 2021

As brincadeiras conforme cada etapa de crescimento variam e se tornam um elemento indispensável para o desenvolvimento das habilidades das crianças. Embora pareça que seu único objetivo seja o entretenimento, as brincadeiras e jogos realmente desempenham um papel importante no processo de aprendizado e na adaptação à vida.

Através dessas atividades, gera-se um estímulo que fortalece as habilidades motoras, a autorregulação e as habilidades sociais. Além disso, torna-se o meio preferido das crianças para expressar seus medos, alegrias e necessidades. Por isso, cada idade possui um tipo característico de brincar, que surge espontaneamente na criança à medida que ela vai explorando e aprendendo.

Por que é tão importante conhecer sua evolução? Seja qual for a atividade, os pais sempre serão um guia. Portanto, é essencial que todos estejam envolvidos nas brincadeiras e suas respectivas mudanças.

Importância das brincadeiras de acordo com a idade da criança

Brincadeira para adolescente

Desde o nascimento, é muito importante estimular as crianças através das brincadeiras. Embora elas relacionem esta atividade com diversão, também é um elemento essencial para o seu desenvolvimento integral.

Brincar é um exercício com muitos benefícios para a saúde física e psicológica da criança. É o jeito que ela consegue dominar muitas de suas habilidades.

Benefícios das brincadeiras para a criança

  • Forma hábitos de cooperação.
  • Fortalece os instintos naturais.
  • Aumenta a criatividade e a imaginação.
  • Estimula o desenvolvimento sensorial e mental.
  • Melhora a capacidade de resolver problemas.
  • Fortalece a saúde imunológica, óssea e muscular.
  • Permite que a criança assimile o conceito de ganhar ou perder.
  • Favorece o desenvolvimento da linguagem e das relações afetivas.
  • Ajuda a convivência familiar e fortalece o vínculo entre pais e filhos.
  • Permite que ela se adapte ao seu ambiente e aprenda a se relacionar com os outros.
  • Desenvolve sua habilidade de coordenar habilidades motoras e habilidades motoras grossas e finas.
  • Faz com que bebês e crianças aprendam sobre seu corpo e meio ambiente.
  • Cultiva sua inteligência emocional e é também uma forma de canalizar suas emoções, já que assim as crianças aprendem a expressá-las.

Como é a brincadeira para a criança?

Segundo o psicológico Jean William Fritz Piaget, os jogos de acordo com a idade das crianças podem ser funcionais, construtivos, com regras, de interpretação ou didáticos. 

Cada um se desenvolve em um estágio de crescimento diferente da criança e, por isso, é importante saber escolher os brinquedos que atendam a essas características, dependendo da idade.

Os jogos também têm outras qualidades que, como pais, é bom ter em mente:

  • Eles são simbólicos, pois representam a realidade.
  • Significativos, uma vez que estão associados a experiências.
  • Ativos, porque permitem que a criança execute ações.
  • Alegres, porque para elas é muito divertido.
  • Voluntários, porque são motivados por sua curiosidade.

Tipos de brincadeiras de acordo com cada fase do crescimento infantil

As brincadeiras e jogos de acordo com a idade da criança vão mudando, adaptando-se às habilidades e atitudes que adquirem à medida que crescem. Quanto mais ela desenvolve suas habilidades físicas e mentais, a brincadeira se torna mais sofisticada.Desta forma, mais do que um elemento de entretenimento, a brincadeira se torna um indicador do nível de desenvolvimento do bebê e da criança.

Jogos do tipo motor: de 0 a 2 anos

Tipos de brincadeiras de acordo com cada fase do crescimento infantil

Os jogos do tipo motor são aqueles que ocorrem desde os primeiros dias de vida até, mais ou menos, dois anos de idade. 

Sua principal característica é que envolve a realização de todos os tipos de movimento com o corpo ou com brinquedos que a criança tem em mãos. Sua prática é essencial para alcançar habilidades motoras organizadas e complexas.

Jogos simbólicos: a partir dos 36 meses

Quando as crianças aprendem a observar e interpretar, os jogos simbólicos são produzidos. Estes, muitas vezes, são o resultado de sua introdução na ficção e na fantasia, por exemplo, ao assistir televisão.

Neste tipo de jogos de acordo com a idade da criança, eles desenvolvem a criatividade e a imaginação, porque qualquer elemento é transformado em outra coisa: uma almofada faz uma cama, uma caixa de mesa, etc.

Jogos de construção: crianças de 5 a 7 anos

Grande parte da criatividade e habilidades motoras são consolidadas nesta fase do crescimento infantil.

Portanto, com as ferramentas certas, a criança pode construir dezenas de coisas que vêm à sua mente. Os brinquedos didáticos começam a ser muito úteis neste momento.

Jogos de regras: a partir dos 7 anos de idade

Jogos de regras: a partir dos 7 anos de idade

A partir dos 7 anos de idade, a criança inicia um estágio em que já está consciente do ambiente em que se encontra e do conjunto de ideais que a rodeia.

Suas relações com as outras crianças começam a ser fundamentais para promover a cooperação e a convivência, iniciando-se assim os jogos com regras e em grupo (esportes, jogos de tabuleiro, entre outros).

Finalmente, o papel desempenhado pelos pais em todas essas etapas não deve ser menosprezado. É importante se envolver nos jogos de acordo com a idade da criança e deixá-los brincar todos os dias. Além disso, é bom estimular a imaginação e fantasia do seu filho, sempre tentando lembrar a diferença entre o jogo e a realidade.

Pode interessar a você...
15 brinquedos para estimular a aprendizagem das crianças
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
15 brinquedos para estimular a aprendizagem das crianças

Os brinquedos para estimular a aprendizagem das crianças têm que ser divertidos. O objetivo principal é que as crianças brinquem.