Beribéri: sintomas de deficiência de tiamina no corpo

O beribéri é uma patologia que pode afetar várias estruturas do corpo e causar complicações graves. Felizmente, as pessoas podem prevenir sua ocorrência fazendo mudanças simples em sua dieta.
Beribéri: sintomas de deficiência de tiamina no corpo
Leidy Mora Molina

Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina.

Última atualização: 26 setembro, 2022

O corpo precisa de vitaminas para funcionar adequadamente, por isso a deficiência desses compostos leva ao aparecimento de diversas condições. O beribéri é uma patologia que surge em consequência da deficiência de vitamina B1, que pode ser fatal se não for tratada a tempo.

A vitamina B1 ou tiamina é um composto pertencente às vitaminas do complexo B. Essa substância desempenha um papel fundamental tanto na obtenção de energia dos carboidratos quanto na contração muscular.

O beribéri pode afetar os sistemas cardiovascular e nervoso. Crianças de países subdesenvolvidos são muito propensas a sofrer dessa patologia.

Sintomas do beribéri

Os principais sintomas da deficiência de vitamina B1 dependem da forma de apresentação da doença. De modo geral, existem 3 tipos de beribéri e cada um deles afeta diferentes órgãos e faixas etárias.

1. Beribéri úmido

Essa forma de manifestação é caracterizada por afetar o sistema cardiovascular. Na verdade, estudos indicam que o beribéri úmido é capaz de causar insuficiência cardíaca congestiva.

O principal sintoma apresentado por pessoas com beribéri úmido é o edema de membros inferiores. O edema costuma ser leve, depressível, não doloroso e sem vermelhidão.

Além disso, pode afetar todo o corpo nos casos mais graves. Outras das manifestações clínicas mais comuns desta forma de apresentação são as seguintes:

  • Palpitações
  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Dor no peito.
  • Dificuldade para respirar.
  • Fadiga crônica ou cansaço súbito.
Pernas inchadas pelo beribéri
A forma úmida do distúrbio se apresenta com acúmulo de fluidos no corpo na forma de edema.

2. Beribéri seco

Os sintomas do beribéri seco estão relacionados ao sistema nervoso. Essa forma de apresentação é capaz de causar degeneração dos nervos, razão pela qual as pessoas apresentam atrofia muscular e perda de reflexos.

Outras manifestações clínicas frequentemente referidas são as seguintes:

  • Perda de sensibilidade nos membros afetados.
  • Dor geral
  • Diminuição do tônus muscular.
  • Paralisia nas pernas.
  • Confusão.
  • Vômito

3. Beribéri infantil

O beribéri infantil tende a afetar crianças entre 2 e 6 meses de idade. A patologia aparece devido a um suprimento insuficiente de tiamina pelo leite materno.

Os bebês desenvolvem dispnéia e cianose na fase aguda. Além disso, eles podem ter insuficiência cardíaca e costumam ter afonia na fase crônica. Por causa disso, a criança faz movimentos para chorar, mas não emite nenhum som.

Causas do transtorno

A principal causa dessa patologia é o fornecimento insuficiente de tiamina pela dieta ou alterações sistêmicas que impedem a sua absorção. O beribéri é uma patologia muito rara em países desenvolvidos, pois a maioria dos alimentos comercializados é fortificada com vitamina B1.

Vários estudos mostram que a população em maior risco são os alcoólatras crônicos. O álcool é capaz de alterar o funcionamento do sistema gastrointestinal e impedir a correta absorção da tiamina presente nos alimentos. Também existe uma condição genética que impede a absorção da tiamina, causando o beribéri genético.

Outros grupos que correm um grande risco de desenvolvê-lo são os seguintes:

  • Pessoas cujas principais fontes de alimento são o arroz e os cereais moídos.
  • Idosos.
  • Pacientes com HIV/AIDS, diabetes ou hipertireoidismo.
  • Pessoas que foram submetidas a cirurgia bariátrica.
  • Gestantes com diarreia e vômitos intensos.

Possíveis consequências

As complicações ou consequências do beribéri surgem quando os sintomas iniciais não são tratados em tempo hábil, de modo que os danos aos órgãos afetados progridem. A síndrome de Wernicke-Korsakoff é a complicação mais grave do sistema nervoso central.

Estudos mostram que a síndrome em questão abrange duas patologias diferentes: a encefalopatia de Wernicke e a síndrome de Korsakoff. A encefalopatia de Wernicke danifica certas regiões cerebrais conhecidas como tálamo e hipotálamo, o que pode causar os seguintes sintomas:

  • Perda de memória.
  • Confusão.
  • Problemas visuais.
  • Perda de coordenação muscular.

Por sua vez, a encefalopatia de Korsakoff danifica permanentemente a área do cérebro relacionada à memória. Nesse sentido, o principal sintoma apresentado é a amnésia retrógrada ou anterógrada.

Leia também: Tipos de amnésia

Tratamento do beribéri

O objetivo do tratamento do beribéri é aumentar a concentração de tiamina no corpo. Nesse sentido, os médicos indicarão a administração da vitamina de forma exógena, por meio de comprimidos ou injeções.

As pessoas devem fazer exames de sangue periodicamente durante o tratamento, a fim de monitorar os níveis de tiamina. As doses de vitamina B1 devem ser reduzidas gradualmente à medida que o nível sanguíneo se aproximar do normal.

As possíveis complicações apresentadas pela deficiência de vitamina B1 devem ser tratadas sintomaticamente. Felizmente, os danos ao coração e aos nervos periféricos costumam ser reversíveis.

Alimentos com tiamina para evitar o beribéri
Os alimentos ricos em vitamina B1 são variados, mas também existem países que enriquecem as farinhas comerciais e o leite com este nutriente.

Prevenção

A melhor forma de prevenir o aparecimento do beribéri é aumentar a ingestão de alimentos ricos em tiamina. A ingestão diária recomendada de vitamina B1 para os homens é de 1,2 miligramas, enquanto para as mulheres é de 1,1 miligramas.

As pessoas devem aumentar a ingestão dos seguintes alimentos:

  • Carnes vermelhas.
  • Nozes e oleaginosas.
  • Iogurte
  • Grãos e leguminosas.
  • Laticínios.
  • Peixes e frutos do mar.

Por outro lado, as mães devem garantir que a fórmula de seus filhos contenha níveis adequados de tiamina. Para isso, basta revisar o rótulo detalhadamente e ler todos os componentes do produto.

Beribéri: uma patologia rara e mortal

A incidência de beribéri em todo o mundo é baixa porque a maioria dos alimentos comercializados são fortificados com tiamina. No entanto, algumas pessoas, como os alcoólatras crônicos, têm uma maior probabilidade de desenvolver o distúrbio.

Os sintomas do beribéri afetam o coração e o sistema nervoso, portanto, danos irreversíveis podem ser causados se não for tratado em tempo hábil. Nesse sentido, é importante buscar atendimento médico especializado o mais rápido possível caso haja sintomas indicativos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • DiNicolantonio JJ, Liu J, O’Keefe JH. Thiamine and Cardiovascular Disease: A Literature Review. Prog Cardiovasc Dis. 2018 May-Jun;61(1):27-32.
  • Lei Y, Zheng MH, Huang W, Zhang J et al. Wet beriberi with multiple organ failure remarkably reversed by thiamine administration: A case report and literature review. Medicine (Baltimore). 2018 Mar;97(9):e0010.
  • Wiley KD, Gupta M. Vitamin B1 Thiamine Deficiency. 2021 Jun 21. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–.
  • Whitfield KC, Bourassa MW, Adamolekun B, Bergeron G et al. Thiamine deficiency disorders: diagnosis, prevalence, and a roadmap for global control programs. Ann N Y Acad Sci. 2018 Oct;1430(1):3-43.
  • Akhouri S, Kuhn J, Newton EJ. Wernicke-Korsakoff Syndrome. 2021 Jul 18. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–.
  • Wilson RB. Pathophysiology, prevention, and treatment of beriberi after gastric surgery. Nutr Rev. 2020 Dec 1;78(12):1015-1029.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.