Benefícios da salsinha para os rins
A salsinha é uma das ervas mais populares do mundo e uma das preferidas na confecção de muitos pratos. Mas, você sabia que também tem inúmeras propriedades medicinais, e por isso pode trazer diversos benefícios para os rins?
Ao seu delicioso e intenso sabor podemos somar as suas propriedades curativas, que com frequência são ignoradas quando a utilizamos como tempero para nossas comidas.
Os rins são órgãos do corpo que constantemente filtram o sangue. Fazem isso garantindo que sejam excretadas através da urina as substâncias nocivas ao organismo. Os estilos e hábitos de vida, como por exemplo uma alimentação pouco saudável ou o sedentarismo, facilitam o acúmulo de toxinas. Por isso, cuide de seus rins mudando seus hábitos de vida.
Além de levar um estilo de vida saudável, uma das maneiras de garantir que os rins funcionem corretamente é usar alguns pequenos remédios naturais, como aquele toque de salsa nas refeições, ou em uma bebida refrescante.
Quais as propriedades da salsinha para os rins?
Esta erva é capaz de fornecer uma certa quantidade de nutrientes essenciais para a saúde de todo o organismo, tais como: vitamina K, vitamina A, vitamina C, ácido fólico e ferro, que são muito importantes para a saúde renal.
1. Melhora a saúde destes órgãos
A salsinha é diurética e ajuda a eliminar os líquidos do organismo. Isto é muito benéfico, já que ajuda também a eliminar resíduos e agentes infecciosos neste processo. Além disso, quando a ingerimos, incorporamos todas as suas vitaminas e minerais. A salsinha também pode ajudar a prevenir cálculos renais e cálculos biliares.
2. A salsinha reduz a inflamação
A salsinha contém componentes ativos como a apigenina, que possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a salsinha contém grandes quantidades de flavonoides que atuam como potentes antioxidantes para o organismo, como a vitamina C e quercetina, antioxidantes naturais que contribuem nos processos inflamatórios..
De acordo com alguns estudos, estas substâncias atuam como protetoras frente às espécies reativas do oxigênio. Para isso, neutralizam os radicais livres como o ânion superóxido, óxido nítrico e peroxinitritos entre outros.
Não deixe de ler também: 5 conselhos para ter rins saudáveis
3. Melhora a eliminação dos resíduos
A salsinha estimula a digestão e a função dos rins, atuando sobre todos os níveis na eliminação das toxinas. Veja que a salsinha contribui para melhorar a digestão em geral e para eliminar efetivamente os resíduos tóxicos.
Por outro lado, é importante saber que as folhas da salsa são carminativas. Quer dizer, aliviam a flatulência ao prevenir a formação de gases no trato gastrointestinal. Por esse motivo, reduzem o inchaço abdominal.
4. A salsinha ajuda a dissolver as pedras dos rins
As pedras dos rins são depósitos de sais e minerais que se formam dentro dos rins ou no trato urinário. Apesar de que esse problema pode afetar qualquer pessoa, os homens com idade entre 30-50 anos são mais propensos a desenvolver cálculos renais que as mulheres.
A salsa contém uma baixa porcentagem de sódio, que controla a pressão arterial. Isto ajuda a prevenir as enfermidades renais e cardiovasculares.
Tenha em conta que a pressão arterial alta pode danificar e endurecer os vasos sanguíneos dos rins, o que leva à acumulação de resíduos tóxicos e cálculos.
Neste sentido, a salsinha previne a acumulação de oxalato de cálcio nos rins, que é a causa mais comum da formação de cálculos, graças ao seu efeito sobre a pressão arterial e o aumento da filtragem renal.
Leia também: 5 bebidas à base de ervas para prevenir pedras nos rins
5. Diurético natural
Por último, você deve saber que a salsinha funciona como um diurético natural muito efetivo. Isso significa que diminui o volume de líquido no corpo ao aumentar a produção de urina.
A consequência disso é um efeito purificador nos rins reduzindo os depósitos e aumentando a eliminação de agentes infecciosos.
As sementes da salsa exercem uma grande função como diuréticos, ajudando a aumentar a eliminação da água e, portanto, reduzem a retenção de líquidos.
Seu efeito diurético se deve à presença de dois ingredientes: o apiol e a miristicina. Entre outras funções, essas substâncias eliminam toxinas, o excesso de sais e a água acumulada no corpo porque melhora a função renal.
Finalmente, lembre-se de que a salsa é uma erva repleta de nutrientes que devemos consumir porque além de dar sabor aos pratos, mantém à distância as bactérias, os fungos e os parasitas. Então, o que você está esperando para incluir a salsinha na sua dieta?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- S. Martínez-Flórez, J. González-Gallego, J. M. Culebras y M.a J. Tuñón. Los flavonoides: propiedades y acciones antioxidantes. Nutr. Hosp. 2002; XVII (6) 271-278
- Vicente-Vicente A. Eficacia y seguridad de la quercetina como complemento alimenticio. Redalyc.org. 2018. http://www.redalyc.org/html/919/91931189008/
- Kreydiyyeh, S. I., & Usta, J. (2002). Diuretic effect and mechanism of action of parsley. Journal of Ethnopharmacology, 79(3), 353–357. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11849841
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.