Benefícios do alpiste para regular o colesterol e emagrecer

14 Junho, 2020
Graças às enzimas presentes entre seus componentes, o alpiste é um ingrediente muito benéfico para diminuir o excesso de gorduras nocivas, como o colesterol. Também ajuda na eliminação de líquidos retidos.

O alpiste é uma semente muito popular no mudo todo, já que é uma ração bem conhecida para pássaros domésticos. Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que ela também é uma semente apta para o consumo humano e, de fato, conta com propriedades nutricionais muito benéficas para a saúde.

Continue lendo, pois aqui contaremos tudo o que você precisa saber sobre o alpiste.

Depois de saber que seu consumo tem um impacto positivo no organismo, muitos especialistas em saúde e nutrição têm recomendado o alpiste como um suplemento alimentar para todo tipo de dieta.

Do ponto de vista nutricional, o alpiste conta com substâncias que podem ser úteis na eliminação da gordura corporal, do colesterol e até da diabetes.

Valores nutricionais do alpiste

Apesar de seu pequeno tamanho, a semente de alpiste conta com uma importante riqueza nutricional. Cada 100 gramas apresentam:

  • 212 calorias
  • 55 g de carboidratos
  • 14 g de proteína
  • 50 mg de cálcio
  • 300 mg de fósforo
  • 2 g de gordura

Benefícios do alpiste para a saúde

arteria_alpiste_para_diminuir_colesterol

Devido ao seu valor nutricional, o consumo regular de alpiste pode contribuir para melhorar a saúde em muitos aspectos.

Ele contém uma enzima chamada lipase, que estimula a limpeza das veias para remover o excesso de gorduras nocivas, incluindo o colesterol e os triglicerídeos. É isso que afirma esse estudo realizado pela University Medical Center Groningen (Holanda).

Essa mesma ação tem um efeito positivo nos pacientes com sobrepeso e obesidade, já que pode estimular a queima da gordura acumulada em várias áreas do corpo.

Por sua vez, é um complemento para atenuar problemas associados à gordura, como a celulite e o inchaço do abdômen. Mas isso não é tudo. As sementes de alpiste contêm uma quantidade significativa de antioxidantes, que melhoram a saúde da pele e do corpo ao diminuir a ação dos radicais livres.

Também possui um potente efeito diurético, que pode servir para o tratamento de transtornos comuns, como a retenção de líquidos. Além disso, suas enzimas têm um efeito anti-inflamatório, de acordo com essa interessante pesquisa da Escola Nacional de Ciências Biológicas (México), que o torna um dos melhores protetores do fígado e do pâncreas. Neste último, tem um efeito estimulante que pode servir para controlar os níveis de açúcar no sangue e a diabetes, segundo esse estudo realizado pela Escola Superior de Engenharia Química e Indústrias Extrativas (México).

Não se esqueça de ler: Água de aveia para emagrecer, reduzir o colesterol e controlar o diabetes

Qual a melhor maneira de consumir o alpiste?

Leite-de-alpiste

Muitas pessoas o consomem polvilhando-o sobre saladas, sucos e até sopas. Entretanto, a maioria prefere consumi-lo sob a forma de leite ou água vegetal. A doutora Gloria García nos ensina como preparar o leite de alpiste em seu livro “Alimentos Que Ayudan a Prevenir y Combatir Enfermedades” (“Alimentos Que Ajudam a Prevenir e Combater Doenças”). Tome nota:

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de alpiste (50 g)
  • 1 copo de água (200 ml) para o molho
  • 1 litro de água (para bater no liquidificador)

Como fazer:

  • Coloque o alpiste de molho no copo de água e deixe repousar por toda a noite.
  • Na manhã seguinte, retire as sementes do molho e coloque no liquidificador, juntamente com o litro de água. Opcionalmente, você pode substituir a água por leite de soja ou de aveia.
  • Bata bem por alguns minutos, ou até notar que a água adquiriu uma coloração branca.
  • Coe o líquido com uma peneira fina ou pano para separar as cascas da semente.
  • Guarde em um local fresco ou na geladeira.

Como tomar o leite de alpiste para regular o colesterol?

Se o seu principal objetivo ao incluir o leite de alpiste na dieta for controlar os níveis de colesterol, beba um copo em jejum e outro antes de dormir.

Leve em conta que o leite de alpiste tem um efeito diurético, e por isso você precisará urinar com mais frequência.

Beba durante três semanas seguidas, ou mais se achar necessário. Após esse período, você pode passar a consumi-lo três vezes por semana.

Quer saber mais? Alimentos que ajudam a aumentar o colesterol “bom”

Como tomar leite de alpiste para emagrecer?

Plano-diário-para-emagrecer

Antes de tudo, é importante esclarecer que o leite de alpiste não é uma “bebida milagrosa” nem uma solução mágica para queimar gordura.

Sua inclusão na dieta é um complemento para emagrecer, e funciona apenas se for acompanhado por uma dieta saudável e pela prática regular de exercícios.

Se você quiser emagrecer, comece tomando um copo em jejum e bebendo mais 200 ml ao longo do dia, em pequenas porções, antes de cada refeição principal.

Graças ao seu teor de fibras, o leite de alpiste também promove a sensação de saciedade, que ajuda a evitar o consumo de calorias em excesso.

Agora que você já sabe que essas sementes não são apenas para os pássaros, basta começar a incluí-las em sua dieta para perceber que podem fazer muito pela sua saúde. Aproveite!

 

  • Abdel-Aal. E-SM.; Hucl, P.; Sosulski, F. W. Characteristics of canaryseed (Phalaris canariensis L.) Starch. Starrch/Stärke (1997)
  • García Glória. Alimentos Que Ayudan a Prevenir y Combatir Enfermedades. (2012)