Banana vermelha: quais são seus benefícios?
Escrito e verificado por a nutricionista Anna Vilarrasa
A banana vermelha não é comercializada em larga escala, mas é um tipo de fruta com demanda crescente. Em parte, isso se deve ao seu tamanho menor, textura densa e sabor doce.
Acredita-se que sua origem seja encontrada na Índia e na Malásia, onde cresceram selvagens por séculos. Mais tarde, eles se expandiram para outras áreas, como Austrália, Norte da África e Sudeste Asiático. Eles também chegaram à Europa, onde são cultivados nas Ilhas Canárias.
Para muitas pessoas é uma fruta desconhecida, pois não está disponível em todos os mercados. Portanto, se você está curioso para descobri-lo e descobrir quais são seus benefícios e diferenças com a banana amarela, falaremos sobre isso no artigo a seguir.
O que é a banana vermelha e quais são as diferenças com a amarela?
A banana vermelha é botanicamente conhecida como Musa acuminate Red Dacca. Mas, dependendo do local de origem, pode ter outros nomes, como banana vermelha espanhola, vermelha cubana, lal kela ou colorado.
É interessante saber que não é uma fruta geneticamente modificada. Na verdade, é um grupo natural dentro das bananas, que apareceu ao longo dos anos graças ao cultivo e à seleção biológica.
Esta é mais curta e mais grossa do que a variedade cavendish (a mais comum entre as bananas amarelas). A casca é dura e tem uma cor que pode ir do vermelho vivo ao amarelo-alaranjado. As nuances de sua coloração dependem dos pigmentos antioxidantes que contém.
O principal diferencial desse tipo de banana é a cor da casca. Pois bem, depois de descascada, a polpa fica com um tom amarelo ou marfim. É macio, cremoso, doce e com sabor e aroma frutados que lembram framboesa e manga.
Benefícios e propriedades da banana vermelha
Existem alguns equívocos sobre as bananas em geral. Em muitas ocasiões é citada como uma fruta pouco saudável ou muito calórica.
Apesar disso, pode-se dizer que é um alimento nutritivo e sua ingestão pode oferecer inúmeros efeitos positivos à saúde. A banana vermelha também os compartilha.
Contribuição de nutrientes
Na composição da banana (também da variedade vermelha) os carboidratos se destacam acima das proteínas e gorduras (que se encontram em pequenas proporções). Além disso, contêm quantidades notáveis de fibras, potássio e vitamina B6.
Fonte de energia
Na banana vermelha existem três tipos diferentes de açúcares:
- Frutose.
- Sacarose.
- Glicose.
Esta composição o torna um provedor de energia rápida, mas duradoura. São ideais para crianças, pessoas com muita atividade física ou após a prática de esportes.
Bem-estar digestivo
Quando a fruta é imatura, uma parte significativa de seus carboidratos existe na forma de amido. Porém, com a maturação são transformados em açúcares mais simples. Por isso, torna-se uma fruta macia e de fácil digestão.
Além disso, contém fibra dietética na forma de inulina e frutooligossacarídeos. Este não pode ser digerido e chega intacto ao cólon, onde é fermentado por bactérias intestinais. Desta forma, contribui para melhorar o trânsito intestinal e possui propriedades prebióticas.
Sistema nervoso e imunológico
A piridoxina (ou vitamina B6) é necessária para o desenvolvimento do cérebro e para o funcionamento normal do sistema nervoso. Além disso, participa da formação de anticorpos.
Saúde cardiovascular
Segundo a Harvard School of Public Health, a banana vermelha é uma excelente fonte de potássio. Este mineral facilita a contração dos músculos e o batimento regular do coração. Além disso, compensa o excesso de sódio na dieta, o que pode favorecer a manutenção dos níveis pressóricos normais.
Banana Vermelha Antioxidantes
Como muitas frutas e vegetais, alguns compostos antioxidantes estão presentes na banana vermelha. Algumas delas até em quantidades maiores que as variedades amarelas. Isso acontece com beta-caroteno, alfa-caroteno e luteína.
Os antioxidantes são substâncias que previnem o dano celular e neutralizam o efeito prejudicial dos radicais livres. Estas últimas, quando excedem a capacidade antioxidante do organismo, estão relacionadas ao envelhecimento.
Veja: Siga estes passos para fazer os muffins de aveia e banana perfeitos
Como comer banana vermelha? Possíveis usos na cozinha
Descascar e comer a fruta fresca é uma das maneiras mais fáceis de consumi-la. Além disso, graças ao seu tamanho e facilidade de manuseio, são perfeitos para levar para fora de casa e para lanches no meio da manhã ou da tarde.
Também é possível cortá-los em rodelas e adicioná-los a alguns pratos. São excelentes para combinar com outras frutas em saladas de fruta ou em forma de espetadas. Da mesma forma, são muito bons para usar como cobertura ou decoração de gelados, cereais e panquecas de aveia.
Graças à sua polpa cremosa e macia, são utilizados para confeccionar doces e sobremesas. Eles fornecem uma textura cremosa para smoothies, milkshakes ou mousses. Além disso, podem ser usados para adoçar naturalmente todo tipo de biscoitos, biscoitos e bolos.
Mas as possibilidades culinárias da banana-da-terra não param por aí, já que é possível servi-la na forma de salgadinhos para um delicioso aperitivo. Em alguns países, eles são usados até para cozinhar caril e receitas de frango com molho.
Para saborear as bananas vermelhas em condições ideais, elas devem estar maduras, caso contrário, ficam muito secas e sua textura pode ser desagradável. A presença de manchas marrons na casca é um dos sinais de maturidade.
Em casa, eles se mantêm bem em temperatura ambiente por 2 a 10 dias. É necessário mantê-los protegidos da luz solar e não precisam de refrigeração.
A banana vermelha é uma fruta saudável para incluir na dieta
As bananas-da-terra são apreciadas por quase todos – são deliciosas, fáceis de comer e adicionam uma textura maravilhosa a muitas receitas. A variedade vermelha é uma fruta única que compartilha todos os seus nutrientes e propriedades com a variedade amarela.
Quando fazem parte de uma alimentação saudável, trazem benefícios para o coração, são antioxidantes e promovem a saciedade e o trânsito intestinal. São ideais para tomar em qualquer idade e em qualquer momento da vida.
Na hora de comê-los e aproveitá-los, seus usos possíveis são múltiplos, pois são tão versáteis quanto os amarelos. Mas se você não tiver ideias ou não encontrar inspiração, pense que elas podem substituí-las em todos os seus preparativos habituais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Food Data Central. Banana, raw. U.S. Department of Agriculture. Octubre 2020.
- Fu X, Cheng S, et al. Comparative analysis of pigments in red and yellow banana fruit. Food Chemistry. Enero 2018. 239: 1009-1018.
- Harvard T.H. Chan. The nutrition source. Bananas. Harvard School of Public Health.
- Liguori I, Russo G, et al. Oxidative stress, aging, and diseases. Clinical Interventions in Aging. Abril 2018. 13: 757-772.
- Medline Plus. Vitamina B6. Biblioteca Nacional de Medicina. Noviembre 2021.
- Singh B, Singh J.P, et al. Bioactive compounds in banana and their associated health benefits – A review. Food Chemistry. Septiembre 2016. 206: 1-11.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.