Amêndoa: um fruto mágico?
A amendoeira é uma árvore originária da Ásia Central, e que se cultiva atualmente no sul e em algumas regiões do norte da Europa e em regiões da América do Sul. Seus frutos, as amêndoas, são uma fonte importante de minerais.
Seu teor mineral inclui o cálcio (tão necessário para a formação e mantimento dos dentes e ossos), magnésio, potássio, cobre, fósforo e zinco.
Curiosamente, esse fruto tão pequeno nos oferece imensas vantagens para a saúde, por isso, adiciona-lo à nossa dieta diária é sumamente recomendável.
Veja alguns desses benefícios.
Desenvolvimento mental
Amêndoas torradas, sem casca, são ricas em fósforo. Cada 100 g contém 560 mg de fósforo, oferecendo grandes benefícios para o desenvolvimento do cérebro, induzindo a um alto rendimento intelectual.
Por esta razão as amêndoas devem estar presentes na alimentação das crianças, em sua fase de desenvolvimento.
Controle do colesterol
Seu consumo frequente ajuda a diminuir os níveis de colesterol total e colesterol “ruim” ou LDL, enquanto aumenta os níveis de colesterol “bom” ou HDL.
Além disso, por ser um alimento de origem vegetal, a amêndoa não contém colesterol em sua composição.
Menores riscos de ataques cardíacos
Por seu alto teor em vitamina E, as amêndoas proporcionam uma dose extra de antioxidantes, desempenhando um papel importante na prevenção de doenças coronárias e câncer.
Uma porção de amêndoas de 30 g oferece 50% da dose diária recomendada de vitamina E. Ademais, contém vitamina B6, ainda que em menor quantidade.
Além disso, seu teor em magnésio ajuda a evitar os ataques cardíacos.
Queda dos níveis de açúcar no sangue
Ideais para os diabéticos! As propriedades das amêndoas, de alguma maneira podem mudar a vida de pessoas que sofrem de diabetes.
Esses frutos são capazes de ajudar na redução do nível de açúcar no sangue. Neste caso, o ideal é consumi-las logo depois das refeições.
Saiba mais: Sintomas de um alto nível de açúcar no sangue
Remédio contra a prisão de ventre
Por seu alto teor em fibras, as amêndoas facilitam e regulam o trânsito intestinal, evitando assim a prisão de ventre.
No entanto, o consumo de amêndoas deve vir acompanhado da ingestão de muita água para funcionar melhor.
Além disso, são um bom antisséptico intestinal, por isso, seu consumo diminui o risco de incidência de câncer de cólon.
Cuidado com a pele
O uso no cuidado com a pele e cabelo é bem conhecido. Ao utilizar sabonetes que contenham leite de amêndoas e fazer massagens corporais com o óleo, contribui-se para a saúde e nutrição da pele.
Leite de amêndoas – Benefícios e como preparar
Já ouviu falar desta deliciosa bebida natural? O leite vegetal é obtido ao batermos as amêndoas descascadas com água. O ideal é consumir a bebida em temperatura ambiente.
O leite ajudará a eliminar as toxinas do organismo e, em caso de resfriados ou gripe, favorecerá a melhora. Mas é importante não ferver a bebida, uma vez que o calor destrói seus valores nutritivos.
Além disso, colabora para a perda de peso, pois possui gorduras monoinsaturadas, que oferecem a sensação de saciedade, ou seja, ajudam a diminuir o apetite; portanto, passamos a comer menos.
Não podem faltar em uma alimentação saudável
Qual é a dose diária mais recomendada? Especialistas afirmam que aproximadamente 25 g por dia (20 unidade), é o recomendado, especialmente para as crianças, por sua riqueza em cálcio e proteínas; para os vegetarianos, por seu teor de ferro e proteínas e para todas aquelas pessoas que sofram de colesterol alto, osteoporose, anemia, diabetes e intolerância à lactose.
Além disso, as amêndoas são uma alternativa natural às “aspirinas”, ainda que seus efeitos sejam mais lentos.
Agora já conhece alguns dos mais importantes benefícios. Já conhecia essas propriedades? Você consome frutos secos diariamente? Então compartilhe essa ideia!
Imagem principal: abrowntable
Imagem 2: Africa Imports Photos
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Maguire, L. S., O’sullivan, S. M., Galvin, K., O’connor, T. P., & O’brien, N. M. (2004). Fatty acid profile, tocopherol, squalene and phytosterol content of walnuts, almonds, peanuts, hazelnuts and the macadamia nut. International journal of food sciences and nutrition, 55(3), 171-178.
- Alphan, E., Pala, M., Açkurt, F., & Yilmaz, T. (1996, July). Nutritional composition of hazelnuts and its effects on glucose and lipid metabolism. In IV International Symposium on Hazelnut 445 (pp. 305-310).
- Bolling, B. W., Chen, C. Y. O., McKay, D. L., & Blumberg, J. B. (2011). Tree nut phytochemicals: composition, antioxidant capacity, bioactivity, impact factors. A systematic review of almonds, Brazils, cashews, hazelnuts, macadamias, pecans, pine nuts, pistachios and walnuts. Nutrition research reviews, 24(2), 244-275.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.