Alivie a tosse com pimenta, cravo-da-índia e gengibre

21 de maio de 2019
Se os sintomas não cessarem depois de tomar alguns dias a preparação, consulte o seu médico, porque pode ser algo mais complicado que requer tratamento especial.

A tosse, o resfriado, e outras doenças respiratórias podem afetar sua saúde, especialmente em estações frias ou chuvosas. Aproveite as opções oferecidas pela natureza e alivie a tosse com pimenta do reino, cravo-da-índia e gengibre.

Talvez quando sentir algum desconforto prefira não se automedicar, e isso é muito bom. No entanto, você pode aliviar alguns sintomas naturalmente e evitar possíveis complicações com alguns remédios caseiros.

No caso da tosse, este é um sintoma bastante comum do qual você pode se livrar em poucos dias, ou semanas. Existem muitos remédios naturais para fazer isso.

Por que temos tosse?

Mulher com tosse

Em primeiro lugar, as causas da tosse são numerosas. O aparecimento do sintoma pode ser devido à presença de um resfriado, bronquite, gripe ou reações alérgicas, entre outros.

Quando as vias aéreas estão inflamadas ou contaminadas, isso causa uma tosse. Pode ser seca ou com catarro, dependendo de sua origem e nível de complicação.

A tosse seca geralmente aparece no início do resfriado ou da gripe e, após alguns dias, pode aparecer a tosse com catarro. Esta última é mais fácil de tratar, e indica que o corpo já está expelindo os fluidos ou muco que causam uma infecção.

Leia ademais: Remédio de babosa, mel e azeite de oliva para tratar a tosse crônica

Alivie a tosse com pimenta do reino, cravo-da-índia e gengibre

A pimenta do reino, cravo-da-índia e o gengibre são ingredientes benéficos para o nosso corpo. Além disso, graças às suas muitas propriedades são excelentes para o trato respiratório.

Alivie a tosse com uma receita simples baseada neles. Além disso, saiba o que cada um faz em seu corpo, e quais são suas virtudes curativas.

Pimenta do reino

A pimenta do reino é um tempero usado na maioria das vezes para dar sabor às refeições. No entanto, ela possui propriedades curativas que você talvez não conheça.

  • Tem propriedades antioxidantes e antibacterianas. Que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir ou tratar infecções.

Cravo-da-índia

Este ingrediente é usado frequentemente para sobremesas e algumas infusões. No que diz respeito aos seus fins terapêuticos, é utilizado sobretudo para tratar problemas de estômago e melhorar a digestão.

  • O cravo-da-índia tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antibacterianas e antiespasmódicas. Estas o tornam um bom tratamento para a tosse.

Gengibre

O gengibre é a raiz por excelência no tratamento de doenças respiratórias, especialmente dores de garganta. No entanto, não é apenas benéfico para esta parte específica do sistema respiratório.

  • Possui propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e antibióticas.
  • Alivia a inflamação do trato respiratório e descongestiona-o. Além disso, é muito aromático e refrescante para combater a irritação.

    Como preparar um remédio baseado em pimenta do reino, cravo e gengibre?

    Ingredientes

    • 1 raiz de gengibre
    • 3 grãos de pimenta do reino inteira
    • 1 xícara de água (250 ml)
    • 1 colher de chá de cravo-da-índia (4 g)
    • O suco de 1 limão

    Preparação

    • Em primeiro lugar, em um processador de alimentos, triture ou moa os grãos de pimenta muito bem.
    • Logo em seguida, em uma panela, ferva o cravo-da-índia e o gengibre com o equivalente a um copo de água. Deixe no fogo por alguns minutos.
    • Posteriormente, adicione a pimenta do reino à mistura. Desligue o fogo e, finalmente, adicione o suco de limão.
    • Finalmente, beba a preparação uma ou duas vezes por dia, até a tosse desaparecer.

Não perca: Sucos de pimenta-caiena para emagrecer, baixar o colesterol e aliviar a dor

Um tratamento fácil e eficaz que alivia a tosse

Alivie a tosse bebendo chá com gengibre

Com este remédio você esquecerá a tosse em poucos dias. Além de aproveitar as propriedades da pimenta do reino, do cravo-da-Índia e do gengibre, o limão fornece uma grande quantidade de vitamina C.

Esta vitamina é essencial no tratamento de enfermidades ou doenças respiratórias, uma vez que fortalece o sistema imunológico. Desta forma, se a origem da tosse é infecciosa, o limão irá agir rapidamente.

Alivie a tosse em poucos dias, e melhore a sua saúde com este tratamento natural. Lembre-se de beber a infusão assim que os sintomas aparecerem para evitar complicações.

O tratamento precoce evitará que a infecção progrida, ou suas vias aéreas fiquem muito inchadas. Nesse caso, não será necessário recorrer a tratamentos invasivos e mais agressivos com o seu corpo.

Finalmente, lembre-se de consultar o seu médico se a tosse não desaparecer depois de alguns dias, pois isso pode indicar a presença de uma doença mais complexa. Também será necessário descartar se a fonte do desconforto é alérgica, ou se é uma tosse crônica.

 

  • Ravindran, P. N., & Kallupurackal, J. A. (2012). Black pepper. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095671.86
  • García, A., Gándara, F., & Raja, T. (2011). Utilización del aceite de clavo , Syzgium aromaticum L.(Merr. Perry), como anestésico eficaz y economico para labores rutinarias de manipulación de peces marinos cultivados. Boletín Instituto Español de Oceanografía. https://doi.org/10.1093/ndt/gfp766
  • Dugasani, S., Pichika, M. R., Nadarajah, V. D., Balijepalli, M. K., Tandra, S., & Korlakunta, J. N. (2010). Comparative antioxidant and anti-inflammatory effects of [6]-gingerol, [8]-gingerol, [10]-gingerol and [6]-shogaol. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2009.10.004