Como aliviar uma infecção no ouvido do bebê
Revisado e aprovado por o farmacêutico Sergio Alonso Castrillejo
A infecção no ouvido do bebê, ou otite média aguda, é uma patologia comum em bebês e crianças. Cerca de metade dos bebês tem pelo menos uma infecção no ouvido durante o primeiro ano de vida. Trata-se da causa mais comum, seguida da amigdalite, pela qual crianças pequenas são tratadas com antibióticos.
Assim como acontece com resfriados e infecções na garganta, o inverno é a época do ano em que essa condição ocorre com mais frequência. Cabe destacar também que as crianças com problemas de alergia e que vivem em um ambiente familiar de fumantes têm uma probabilidade maior de sofrer desta condição.
Como é a infecção no ouvido do bebê?
A otite média é causada pela entrada de bactérias ou vírus provenientes das cavidades bucal e nasal no espaço aéreo do ouvido médio. A multiplicação anormal de microrganismos nessa área gera pus e distensão do tímpano, causando a dor manifestada pela criança.
A otite é mais comum quando ocorre um processo catarral, uma vez que o ducto fica cheio de muco e cria condições favoráveis para o crescimento excessivo de vírus e bactérias.
Sintomas de infecção no ouvido do bebê
Os sintomas dependem da idade. No caso dos bebês, costumam incluir irritabilidade, rejeição da mamadeira por perda de apetite, vômito e até supuração no ouvido externo em infecções mais avançadas. A dor aumenta ao dormir, pois a pressão no ouvido é maior na posição horizontal. Também pode haver febre e calafrios.
É importante reconhecer os sintomas nos estágios iniciais da patologia para aplicar o tratamento apropriado o mais rápido possível. Dessa forma, a recuperação será mais rápida e as complicações serão evitadas.
Leia também: Muco na garganta, o que podemos fazer?
Remédios caseiros para a infecção no ouvido do bebê
É muito importante que você não faça um diagnóstico por conta própria, mas que procure um médico diante de uma suspeita de infecção. Esses remédios são complementares ao tratamento prescrito pelo médico e nunca devem substituí-lo. Além disso, eles são indicados apenas para aliviar a dor e a inflamação.
1. Aplicação de óleos naturais ou infusão de plantas
Algumas ervas, como hortelã, orégano, lavanda e camomila, podem ter efeito analgésico, antisséptico e anti-inflamatório. O procedimento consiste em preparar uma infusão, embeber uma gaze estéril na mesma e aplicá-la no ouvido do bebê.
Você também pode aplicar algumas gotas de óleo natural, como azeite de oliva ou óleo de amêndoas, para acalmar a dor e a coceira do ouvido médio.
2. Aplicação de compressas quentes
Uma compressa embebida em água morna pode ser aplicada na face externa da orelha do bebê. Se você não tiver uma gaze estéril, use um saquinho de sementes aquecido no micro-ondas por alguns segundos. Isso pode promover a circulação na área e aliviar o desconforto causado pela infecção.
Não deixe de ler: Como proteger os ouvidos das atividades de verão?
3. Inalação de vapor de eucalipto
A inalação pode ser eficaz no alívio da dor da otite média. Adicione algumas folhas de eucalipto ou hortelã em um recipiente com água fervente, coloque uma toalha sobre a cabeça do bebê e tente fazer com que ele inale os vapores. Repita duas ou três vezes ao dia. É importante verificar se o vapor não está muito quente para evitar queimaduras.
4. Aplicação de chás com efeito antibacteriano
Você pode fazer infusões de alho ou cebola e aplicar algumas gotas no ouvido do bebê. Coloque uma panela com água para ferver e adicione uma cebola ou um dente de alho nela. Coe o líquido resultante para garantir que não restem partículas sólidas e continue aplicando.
Finalmente, lembramos que esses remédios com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a acalmar a dor nos pequenos. No entanto, siga sempre as recomendações médicas do pediatra e aplique adequadamente os antibióticos prescritos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gurney, T. A., & Murr, A. H. (2008). Otitis media. In Emergency Management of Infectious Diseases. https://doi.org/10.1017/CBO9780511547454.006
- Morris, D. O. (2004). Medical therapy of otitis externa and otitis media. Veterinary Clinics of North America – Small Animal Practice. https://doi.org/10.1016/j.cvsm.2003.10.009
- Abrol, B. M. (1973). The diagnosis and management of acute otitis media in infants. Indian Pediatrics. https://doi.org/10.1542/peds.2012-3488
- Baqué, M. (2013). Factores de riesgo que producen otitis media. http://redi.ufasta.edu.ar:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/183/2012_F_005.pdf?sequence=1
- NIDCD staff. (20213). Infecciones del oído en los niños. NIDCD. https://www.nidcd.nih.gov/es/espanol/infecciones-del-oido-en-los-ninos
- García Bacallao, L., Rojo Domínguez, D. M., García Gómez, L. V., & Hernández Ángel, M. (2002). Plantas con propiedades antiinflamatorias. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas, 21(3), 214-216. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0864-03002002000300012&script=sci_arttext&tlng=pt
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.