9 alimentos eficazes para reduzir a ansiedade naturalmente

· 27 de fevereiro de 2018
O estresse, uma dieta pouco nutritiva e muitos outros fatores podem causar ansiedade. Existem dois tipos de ansiedade: mais grave ou leve e ocasional. A última pode ser controlada com alguns alimentos medicinais.

A ansiedade é um distúrbio nervoso cada vez mais comum que ocorre desde uma idade precoce como resultado de muitos fatores: estresse, má alimentação, vida moderna, hábitos tóxicos, etc. Ela pode ser leve e ocasional ou mais grave, caso em que exige um tratamento médico que também causa efeitos colaterais em nossa saúde. Felizmente, também podemos reduzir a ansiedade naturalmente, caso ela seja leve.

Você sofre de ansiedade?

Se você notou que muitas vezes sofre de alterações nervosas que não consegue definir, como tensões e preocupações, insônia, palpitações, etc, você pode estar sofrendo de ansiedade. Este distúrbio pode ser leve, resultado de episódios incomuns que nos levam a ficar mais nervosos, ou mais graves, a ponto de causar ataques a qualquer momento.

Na crise de ansiedade, podemos sofrer momentos de pânico, dificuldades respiratórias ou desmaios, entre outros sintomas. Por outro lado, podemos reduzir a ansiedade naturalmente com alguns alimentos medicinais, e também tentando mudar aquilo que nos impede de ser felizes.

9 alimentos para reduzir a ansiedade naturalmente

1. Aveia

Tigela de aveia

aveia é um dos melhores cereais e um alimento essencial em qualquer dieta saudável porque tem duas propriedades para a saúde que são excelentes: ela nos proporciona energia e vitalidade, enquanto acalma os estados nervosos. Desta forma, é um alimento muito nutritivo que podemos consumir a qualquer hora do dia e de várias maneiras:

  • Leite de aveia
  • Granola
  • Aveia com leite
  • Cremes e batidas
  • Farinha para bolos e doces caseiros

2. Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um suplemento rico em vitaminas e minerais que tem a qualidade de fortalecer nosso sistema nervoso. É, portanto, um excelente remédio para tratar múltiplos distúrbios de saúde, incluindo a ansiedade. Também é um grande aliado em matéria de beleza (para a pele, cabelo e unhas).

3. Vegetais verdes

Vegetais de folhas verdes

Os vegetais verdes, como a alface, o espinafre, a rúcula ou o agrião, são essenciais para obter os minerais que regulam o sistema nervoso, como o magnésio. Para se beneficiar de suas propriedades, devemos consumi-los crus, em saladas, sucos ou vitaminas verdes.

4. Hortelã

A hortelã fresca nos ajuda a acalmar os estados de ansiedade, assim como a prevenir outros sintomas relacionados, como a taquicardia ou tonturas. Uma boa maneira de consumi-la diariamente é introduzir algumas folhas de hortelã fresca em nossa garrafa de água. Desta forma, vamos beber com mais facilidade, visto que a água terá um delicioso toque de sabor.

Também podemos adicioná-la a saladas, chás e batidas.

5. Cacau

Cacau e chocolate amargo

cacau é um alimento medicinal estimulante. No entanto, este fruto é rico em magnésio e estimula a produção de triptofano, o que aumenta nossa sensação de bem-estar e previne crises de ansiedade.

Devemos diferenciar o chocolate (rico em açúcares e gorduras) e o cacau puro, que deve ser nossa principal opção para melhorar nosso sistema nervoso.

6. Nozes

Todas as oleaginosas são benéficas graças ao seu conteúdo de ácidos graxos essenciais. No caso das nozes, elas também são ricas em magnésio.

Podemos comer 4 ou 5 porções por dia, bem como alterná-las com outras oleaginosas, que sempre devem ser cruas ou torradas, mas nunca fritas.

7. Sementes de girassol

Sementes de girassol

As sementes também são superalimentos que combatem a ansiedade, principalmente as sementes de girassol. Rica em ácidos graxos essenciais, além de nutrir o sistema nervoso, também reduz o impulso de comer a qualquer momento. Podemos consumi-las ao longo do dia.

8. Abacate

abacate é um alimento tão completo e equilibrado que não pode ficar fora da dieta, pois nos ajuda a evitar os déficits nutricionais que podem causar estados de ansiedade. 

Podemos consumir o abacate doce ou salgado, ou em batidas e aperitivos como o guacamole.

9. Pimenta caiena

Pimenta caiena

A pimenta caiena é uma especiaria muito picante que favorece a liberação de endorfinas no cérebro. Esses hormônios são responsáveis ​​por produzir um sentimento de bem-estar e alegria, a melhor arma para combater a ansiedade.

Devemos introduzir a pimenta caiena em nossa dieta de forma muito gradual para não sofrer distúrbios digestivos. Começaremos com um pouco e aumentaremos a quantidade gradativamente.

Se você tem se sentido ansioso, não deixe de consumir estes alimentos para reduzir a ansiedade naturalmente. Além disso, eles são muito saudáveis e proporcionarão diversos nutrientes e benefícios para o seu organismo.