Logo image
Logo image

Alimentos que ajudam a reduzir os triglicerídeos

4 minutos
Elimine da sua dieta as gorduras saturadas e aumente o consumo de frutas, verduras e alimentos naturais, como o azeite de oliva ou as oleaginosas.
Alimentos que ajudam a reduzir os triglicerídeos
Última atualização: 27 setembro, 2018

Cada vez mais pessoas apresentam análises sanguíneas com valores muito altos de triglicerídeos, um tipo de gordura presente no sangue. Em muitos casos, esse alto nível também aparece associado a altos níveis de colesterol. Continue lendo para descobrir quais alimentos ajudam a reduzir os triglicerídeos.

Esses valores devem ser considerados e tratados com urgência a fim de prevenir doenças cardiovasculares e pancreatite, dentre outros problemas de saúde.

Nesse artigo, explicaremos quais alimentos devem ser evitados e quais, em contrapartida, podem nos ajudar a reduzir os triglicerídeos no sangue. Confira!

Alimentos prejudiciais

A primeira coisa que devemos eliminar de nossa dieta são as conhecidas gorduras ruins, que na realidade são gorduras saturadas ou ainda, trans, e podem ser encontradas nos seguintes produtos de origem animal e vegetal:

  • Alimentos pré-cozidos: elaborados com óleos e gorduras de baixa qualidade, que costumam ser cozidos em altas temperaturas;
  • Carnes gordurosas (gordas);
  • Produtos lácteos integrais;
  • Margarina e manteiga: mesmo que a margarina seja um produto de origem vegetal, a qualidade de seus ingredientes e, principalmente, o tipo de processo envolvido em sua produção a convertem em um alimento com alto teor de gorduras trans e pouco saudáveis. Por outro lado, a manteiga possui alto teor de gorduras de origem animal e, apesar disso, é mais natural do que a primeira, portanto, a melhor opção será a manteiga quando consumida em pequenas quantidades;
  • Cremes e molhos com creme de leite;
  • Óleo de coco e de palmeira;
  • Bolos e doces industrializados: também contém gorduras saturadas em grandes quantidades, além de outros ingredientes como farinhas e açúcares refinados que pioram a assimilação desse tipo de alimento pelo organismo;
  • Embutidos: principalmente os de alto teor de gordura;
  • Alimentos que contém gorduras hidrogenadas: é recomendável conferir sempre as informações nutricionais dos produtos que compramos, afinal, muitos contêm esse famoso e perigoso tipo de gordura.

Some figure

Gorduras saudáveis para reduzir os triglicerídeos

É importante destacar que não se pode generalizar e taxar todas as gorduras como prejudiciais à saúde. O consumo de gorduras é importante para o nosso organismo, do mesmo modo que o consumo de carboidratos e proteínas, mas é imprescindível saber quais são os tipos de gorduras convenientes ao nosso organismo; àquelas conhecidas como gorduras saudáveis.

Por isso, o primeiro tipo de alimentos que recomendamos são aqueles que contêm um alto teor de gorduras saudáveis, como por exemplo:

  • Óleos vegetais extraídos de uma primeira prensa a frio, como o azeite de oliva, o óleo de gergelim e o de linhaça;
  • As oleaginosas, que são ricas em fibra e minerais;
  • O abacate, uma fruta extremamente saudável e nutritiva. Além da polpa, é recomendável consumir sua semente, que nos ajudará a assimilar melhor seu teor de gordura saudável;

Esses alimentos devem ser consumidos diariamente, porém, em quantidades moderadas, principalmente para quem sofrem de obesidade. As oleaginosas, por exemplo, devem ser consumidas em pequenas quantidades. Diariamente, podemos consumir uma porção que caiba na palma de nossa mão; essa será a quantidade ideal.

Além disso, devemos misturar esses alimentos com carboidratos e proteínas para que ajude o organismo a assimilá-los melhor.

Leia também: Acrescente estes 6 alimentos à dieta para consumir gorduras saudáveis

Cereais integrais

Os cerais integrais são ótimos aliados para nos ajudar a reduzir os triglicerídeos, diferente do que acontece com os cereais refinados. Alguns exemplos desses bons cereais são:

  • Trigo;
  • Arroz;
  • Aveia;
  • Milho;
  • Quinoa, etc.

Além disso, podemos citar todos os tipos de pães e afins, elaborados com farinhas de centeio, aveia, trigo sarraceno, etc. Com a farinha de trigo sarraceno, por exemplo, podemos elaborar crepes iguais àqueles feitos com a farinha branca. Essa é uma receita muito utilizada na França.

Some figure

Peixe

Na hora de escolher a proteína animal, devemos escolher preferencialmente o peixe, principalmente aqueles ricos em ácidos graxos ômega 3:

Frutas e verduras para reduzir os triglicerídeos

Também obteremos uma boa dose de fibras consumindo frutas e verduras diariamente, principalmente se forem de boa procedência e orgânicas. Ao longo do dia, devemos consumir pelo menos cinco tipos variados de verduras e frutas, cruas ou cozidas.

Recomendamos especialmente as verduras de folhas verdes (espinafre, brócolis, rúcula, acelgas, etc.), os cítricos (laranja, limão, tangerina, toranja, lima) e as maçãs, que, se forem de origem orgânica, podem ser consumidas com a casca.

Some figure

Bebidas vegetais

Em dietas para reduzir os triglicerídeos, sempre é recomendável o leite e derivados lácteos desnatados ou com baixo teor de gordura. Porém, temos como alternativa as bebidas vegetais, que são mais naturais, nutritivas e também oferecem fibra ao organismo.

Podemos comprar o leite vegetal ou prepará-lo; existem muitas opções para se preparar em casa, tais como o leite de amêndoas, de aveia, etc., e inclusive podemos utilizar esse tipo de bebida para acrescentar em molhos e sobremesas. Essas bebidas são saudáveis e não contêm colesterol.

Imagens oferecidas por cwd1978, MGFLady Disdain y Blue moon in her eyes


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Judd JT, Baer DJ, Clevidence BA, Muesing RA, Chen SC, Weststrate JA, Meijer GW, Wittes J, Lichtenstein AH, Vilella-Bach M, Schaefer EJ. Effects of margarine compared with those of butter on blood lipid profiles related to cardiovascular disease risk factors in normolipemic adults fed controlled diets. Am J Clin Nutr. 1998 Oct;68(4):768-77.
  • Calder PC. Omega-3 fatty acids and inflammatory processes: from molecules to man. Biochem Soc Trans. 2017 Oct 15;45(5):1105-1115.
  • Dreher ML, Davenport AJ. Hass avocado composition and potential health effects. Crit Rev Food Sci Nutr. 2013;53(7):738-50.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.