Alimentos que ajudam a combater o estresse

· 22 de novembro de 2013
Nossa sociedade está repleta de pessoas com múltiplas funções e sofrendo com estresse.

Nem mesmo as crianças escapam da correria do mundo atual e, consequentemente, do estresse. Entretanto, há alternativas capazes de amenizar estes sintomas. E uma alternativa está na alimentação. Vamos conferir alguns alimentos que são capazes de combater o estresse?

Frutos do mar para combater o estresse

combater o estresse

Esses alimentos são capazes de diminuir o cansaço e a ansiedade, devido à presença de zinco e selênio, que atuam diretamente no cérebro.

Alface

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Algumas substâncias que podem ser encontradas principalmente nos talos das folhas, como a lactucina e lactupicrina, por exemplo, tornam-se fundamentais no combate ao estresse, já que atuam como excelentes calmantes naturais.

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Laranja

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O consumo dessa fruta é importante no combate ao estresse porque é capaz de promover o melhor funcionamento do sistema nervoso.

Funciona também como um ótimo relaxante muscular, ajudando a combater o estresse, além de prevenir aquela sensação de fadiga.

Sem contar que a laranja é uma fruta rica em vitamina C, que inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo, além de conter cálcio e vitaminas do complexo B.

Brócolis e espinafre

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Esses alimentos ajudam a prevenir a depressão. Apresentam em sua composição potássio e ácido fólico, substâncias importantes para o bom funcionamento das células do nosso corpo.

Além disso, há também a presença de magnésio, o fosfato e as vitaminas A e C e do complexo B, que são essenciais para garantir o bom funcionamento do sistema nervoso.

Maracujá

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Ao contrário do que muita gente acredita, o maracujá não é calmante. O poder natural de acalmar encontra-se nas suas folhas.

As folhas dessa fruta apresentam alcaloides e flavonoides, que são substâncias depressoras do sistema nervoso central, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por este motivo, atuam como analgésicos e relaxantes musculares.

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Castanha-do-Pará

O consumo de castanha-do-Pará ajuda a melhorar os sintomas de depressão, trabalhando diretamente na redução do estresse.

é uma excelente fonte de selênio, que é um poderoso agente antioxidante. Para se ter ideia, apenas uma unidade ao dia já fornece excelentes resultados no combate ao estresse.

Alimentos fontes de vitaminas do complexo B

combater o estresse

Quando o estresse apresenta seus sintomas, nosso corpo faz uso da glicose de maneira desordenada, fazendo das proteínas do músculo como fonte de energia.

O ideal é que você mude sua dieta. Inclua em sua alimentação alimentos ricos em carboidratos e uma proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas, carne, ovo, leite, banana, aveia e batata, todos ricos em vitamina B6.

  • Ulrich-Lai, Y. M., Fulton, S., Wilson, M., Petrovich, G., & Rinaman, L. (2015). Stress exposure, food intake and emotional state. Stress. https://doi.org/10.3109/10253890.2015.1062981

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