Como usar o alho para endurecer as unhas: 4 remédios
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
As mãos são a carta de apresentação de mulheres e homens. Portanto, fazê-las parecerem saudáveis e bonitas faz parte da rotina de beleza. Ter unhas quebradiças pode ser o pesadelo de muitos, mas agora isso será uma coisa do passado com esses remédios à base de alho para endurecer as unhas.
O alho é benéfico de várias maneiras. Para as refeições, é um tempero que torna qualquer prato uma delícia, e para a saúde é um remédio maravilhoso. Ele possui propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, e estudos científicos afirmam que ele serve até mesmo para prevenir alguns tipos de câncer. É também um grande aliado em termos de beleza.
Remédios à base de alho para endurecer as unhas
As unhas estão expostas ao contato de muitas substâncias que as enfraquecem, por isso o alho é uma excelente opção natural para endurecê-las. Embora seu aroma seja muito penetrante, vale a pena aplicar um pouco de alho nas unhas para mantê-las saudáveis e fortes.
1. Água de alho para deixar as unhas de molho
O que você precisa?
- Água (quantidade necessária)
- 2 dentes de alho
- Recipiente
O que fazer?
Quando você fizer a sua sessão de manicure em casa, comece por nutrir as unhas com um pouco de alho.
- Depois de remover o esmalte, no caso de tê-lo nas unhas, descasque e corte dois dentes de alho e adicione-os à uma tigela de água.
- Deixe-os descansar por 15 ou 20 minutos. Retire o alho da água e mergulhe as mãos nela por mais 15 minutos.
- Não jogue os dentes de alho inteiros na água: você deve cortá-los para secretar o líquido que contém suas propriedades. A ideia de retirar o alho da água é para que o seu cheiro não penetre tanto nas suas mãos.
- Depois, você pode lavá-los e continuar com a sua manicure normalmente, já que os 15 minutos já serão suficientes para que o alho tenha feito seu trabalho.
2. Alho no esmalte de unhas
O que você precisa?
- 1 dente de alho
- Martelo para esmagar o alho
- Esmalte de unhas incolor
O que fazer?
- Descasque um dente de alho e amasse com o martelo. Pegue o frasco de base de unhas e adicione o alho esmagado.
- Aplique-o diretamente em suas unhas e deixe-o nos dias em que mantiver as unhas pintadas. Não se preocupe, o alho não mancha as unhas nem irrita a pele.
- O ideal é usar a base de unhas para que o alho tenha contato direto com elas. Esta é uma opção muito confortável que você deve repetir cada vez que for trocar o esmalte.
3. Azeite de oliva e alho
O que você precisa?
- Azeite de oliva
- 1 dente de alho
- Amassador de alho
- Removedor de esmalte ou acetona
- Recipiente de esmalte vazio
O que fazer?
- Pegue o recipiente de esmalte vazio e remova completamente os resíduos com a acetona.
- Descasque o alho e esmague com o amassador de alho. No recipiente limpo, adicione o alho esmagado e adicione o azeite de oliva até ao topo.
- Aplique diretamente nas unhas, deixe agir por 15 minutos e retire.
Com este remédio você tem 2 ingredientes, cada um com um benefício específico: alho para endurecer as unhas e azeite para hidratá-las. Se preferir, substitua este óleo por um de amêndoas, que tem um cheiro mais forte, e neutralize o aroma do alho.
4. Azeite de oliva, alho e limão
O que você precisa?
- 2 dentes de alho
- Azeite de oliva
- O suco de 1 limão
- Recipiente
O que fazer?
- Descasque os dentes de alho e amasse muito bem para formar uma pasta.
- Em uma tigela, esprema o suco de limão, adicione o alho esmagado e um fio de azeite.
- Mergulhe as mãos na mistura por 10 minutos e retire-as. Lave-as bem e, finalmente, aplique um hidratante para suas cutículas.
Leia também: Como hidratar as mãos naturalmente com 5 remédios caseiros
Este remédio ajudará suas unhas a crescerem mais rapidamente.Recomenda-se repetir o procedimento diariamente ou várias vezes por semana para observar melhores resultados. Não será necessário fazer a mistura toda vez que usá-la: você pode mantê-la na geladeira para que seja preservada.
É muito simples e econômico ter um endurecedor natural para as unhas. Não será mais preciso ir ao mercado para comprar aqueles produtos caros, que às vezes podem ser agressivos com a sua pele.
A natureza oferece muitas opções para manter as unhas bonitas, e o alho definitivamente é uma delas. Aproveite-o!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Misbahuddin, M., Bashar, T., & Hossain, M. A. (2012). Effectiveness of garlic oil in the treatment of arsenical palmer keratosis. Bangladesh Journal of Pharmacology. https://doi.org/10.3329/bjp.v8i1.13121
- Zanni, P. C. M. D., Shinobu-Mesquita, C. S., Bonfim-Mendoncá, P. S., Guilhermetti, E., Maluf, M. L. F., Negri, M., … Svidizinski, T. I. E. (2013). Antifungal activity of ajoene on Fusarium spp onychomycosis isolates. Mycoses.
- Fawcett, R. S., Linford, S., & Stulberg, D. L. (2004). Nail Abnormalities: Clues to Systemic Disease. American Family Physician.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.