Água de semente de chia: remédio para a síndrome do ovário policístico

· 4 de julho de 2018
Graças à sua contribuição de ácidos graxos essenciais Ômega 3, as sementes de chia nos ajudam a equilibrar os níveis hormonais que podem estar fora de controle devido à síndrome dos ovários policísticos.

A síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal muito comum. As mulheres que sofrem desse problema são meninas cada vez mais jovens, que estão começando a se preocupar com os sintomas habituais da doença: dor menstrual, acne, aparição de pelos no rosto, dificuldades para engravidar, etc.

Neste artigo, compartilharemos um remédio muito natural, simples e eficaz. Com o consumo diário da água de sementes de chia, podemos notar uma melhora se formos pacientes e constantes. Desta forma, também evitaremos os efeitos colaterais dos tratamentos convencionais.

O que é a síndrome do ovário policístico?

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é ​​uma condição que é caracterizada por um desequilíbrio dos hormônios sexuais nas mulheres. Pode causar diferentes sintomas, entre os quais irregularidades e dores durante o ciclo menstrual, cistos ovarianos e esterilidade se destacam.

O desequilíbrio hormonal entre o estrogênio, a progesterona e os androgênios causa muitos outros problemas, como, por exemplo, o aparecimento de pelos faciais, queda de cabelo, amenorreia, etc. No entanto, as características e sintomas variam de mulher para mulher.

A síndrome do ovário policístico geralmente afeta principalmente mulheres entre 20 e 30 anos, mas também meninas adolescentes. Esta síndrome pode ser influenciada por fatores genéticos, embora qualquer mulher possa sofrer este problema por motivos que não são de todo conhecidos. É provável que seja influenciado por fatores como dieta, estresse ou poluição.

A síndrome do ovário policístico pode provocar dor abdominal

Pode ser tratado naturalmente?

Para tratar qualquer desequilíbrio hormonal naturalmente, devemos melhorar nossa saúde geral. Muitos órgãos estão relacionados aos hormônios, uma vez que estes são muito sensíveis a muitos fatores. Um dos órgãos que devemos mais cuidar é do fígado.

Além de recorrer a remédios naturais específicos, é essencial adquirir bons hábitos em nosso estilo de vida:

  • Siga uma dieta equilibrada e completa
  • Evite o tabaco e o álcool
  • Realize exercícios físicos regulares

Além disso, os hormônios também são alterados pela contaminação e contato com produtos químicos presentes em produtos de higiene corporal, cosméticos, etc.

Remédio com água de semente de chia

As sementes de chia podem ser muito benéficas para o tratamento da síndrome do ovário policístico por duas razões:

  • Alto teor de fibras: estas sementes são ricas em mucilagem, um tipo de fibra solúvel que facilita e aumenta a evacuação sem irritar o intestino. Este órgão deve funcionar corretamente para prevenir muitas doenças e melhorar, principalmente, o equilíbrio dos órgãos que estão no útero.
  • Rico em ômega 3: as sementes de chia também se destacam pelo alto conteúdo de ácidos graxos essenciais ômega 3. Esses componentes equilibram os níveis hormonais. Por exemplo, eles reduzem os níveis de testosterona. Além disso, elas também melhoram a saúde da pele e do cabelo.

Recomendamos ler: Tratamento natural para a Síndrome do Ovário Policístico

Água de sementes de chia para tratar a síndrome do ovário policístico

Ingredientes

Para preparar este remédio para combater a síndrome dos ovários policísticos, precisaremos de apenas dois ingredientes. Aqui nós propomos as quantidades certas para o dia inteiro:

  • 3 colheres de sopa de sementes de chia (42 g)
  • 3 copos de água (600 ml)

O que fazer?

Para fazer este remédio, é essencial moer as sementes.

Embora muitas receitas proponham fazê-lo com as sementes inteiras, se desejarmos assimilar os ácidos graxos ômega 3, precisaremos consumi-las em pó. Também não devemos mantê-las moídas por mais de alguns dias, porque seu conteúdo de óleos pode oxidar.

  • Moa as sementes de chia.
  • Misture a semente de chia moída com o copo de água e deixe descansar por ao menos duas horas. Nós também podemos deixá-la pronta antes de ir para a cama, durante toda a noite.
  • Observe que a água se tornará gelatinosa. Isso acontece devido à fibra solúvel que é liberada da semente.
  • Se você achar difícil bebê-la, misture com um pouco de suco de limão e estévia ou prepare-a com uma batida de frutas.

Complemente sua leitura com o artigo: Sintomas pouco conhecidos da síndrome do ovário policístico (SOP)

Como devemos tomar esta bebida?

Como tratamento, devemos tomar este remédio 3 vezes ao dia:

  • Em jejum, meia hora antes do café da manhã.
  • Meia hora antes do almoço.
  • Meia hora antes do jantar.

Como manutenção ou prevenção, podemos reduzi-la a uma ingestão diária, o que faremos de manhã quando nos levantarmos.

Será preciso ao menos 3 meses de tratamento para notar os efeitos positivos na nossa saúde. No entanto, também é importante fazer as mudanças apropriadas em nosso estilo de vida.