Adeus aos óculos de leitura: foi aprovado o primeiro colírio para tratar a presbiopia

Nos Estados Unidos, os primeiros colírios para tratar a presbiopia foram aprovados para comercialização. O ingrediente ativo é a pilocarpina e agora estão disponíveis sob prescrição médica nos EUA.
Adeus aos óculos de leitura: foi aprovado o primeiro colírio para tratar a presbiopia

Última atualização: 13 abril, 2022

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou para venda os primeiros colírios que controlariam a presbiopia. Desde outubro de 2021 há autorização da agência, mas chegaram recentemente às farmácias.

Vale esclarecer que esse medicamento está disponível, por enquanto, apenas nos Estados Unidos. De qualquer forma, os laboratórios encarregados de sua produção podem estender a distribuição se a aceitação for boa.

Vamos analisar do que se trata a presbiopia e quais estudos apoiam essas primeiras colírio tas para combater a presbiopia. O avanço pode significar alívio para muitos pacientes.

O que é presbiopia?

A presbiopia é uma patologia da visão. Em geral, os pacientes têm mais de 40 anos, por isso a idade é considerada o principal fator de risco. Não necessariamente porque o envelhecimento predispõe à doença, mas pelas mudanças que o olho sofre ao longo do tempo.

Pacientes com presbiopia perdem gradualmente a capacidade de focalizar objetos próximos aos olhos. Ao mesmo tempo, a visão de longe geralmente permanece inalterada.

Devido a essa situação, é comum que pessoas com mais de 40-50 anos tenham que afastar as páginas que estão lendo para focar nelas e conseguir perceber o que está à sua frente. Da mesma forma, a fadiga ocular torna-se comum nelas, pois elas fazem muito esforço durante grande parte do dia, o que se traduz em dor nos olhos e dor de cabeça.

A explicação das causas da presbiopia está no cristalino. Essa estrutura dentro do globo ocular endurece com a idade, impedindo que ele retenha flexibilidade para se adaptar, como uma lente, a objetos próximos. O resultado é uma imagem fora de foco na retina.

Globo ocular.
O globo ocular pode ser afetado por muitas patologias. As relacionadas à própria visão são as mais frequentes.

Quais são os novos colírio que tratam a presbiopia?

A empresa Allergan®, subsidiária da AbbVie®, anunciou que agora pode comercializar o colírio Vuity® nos Estados Unidos. Ele foi autorizado pelo FDA como tratamento para casos leves de presbiopia, com possibilidade de reversão dos sintomas por tempo limitado.

Até agora, a única alternativa para esta doença eram os óculos. Mas com o colírio Vuity ®, um medicamento de prescrição, é possível tratar alguns pacientes que não precisam de alta ampliação óptica.

O colírio contêm pilocarpina como ingrediente ativo. Essa substância já é conhecida na medicina, principalmente na área da oftalmologia. O que o laboratório em questão conseguiu é otimizar a concentração na fórmula.

A pilocarpina é um medicamento que reduz o tamanho da pupila. Ele interage com os receptores colinérgicos no globo ocular e faz com que o esfíncter da íris se contraia, assim como o músculo ciliar.

A pupila contraída melhora o foco, aumentando naturalmente a profundidade do campo de visão. Segundo a empresa, ao aplicar essas gotas o efeito demora 15 minutos para aparecer e permanece entre 6 a 10 horas.

Que estudos apoiam esta droga?

A aprovação do FDA para o Vuity ® foi baseada em 2 estudos científicos envolvendo 750 participantes. Os nomes identificadores dessas investigações foram GEMINI 1 e GEMINI 2.

Os voluntários tinham entre 40 e 55 anos e sofriam de presbiopia. Eles foram divididos em dois grupos: um recebeu pilocarpina concentrada e o outro não.

As aplicações das colírio oftálmicas foram feitas diariamente. Os resultados mostraram que aqueles tratados com Vuity ® melhoraram a visão de perto, aumentaram a percepção de contrastes e não perderam a acuidade visual à distância.

Os únicos efeitos adversos registrados foram olhos vermelhos e dores de cabeça, que ocorreram em aproximadamente 5% dos participantes.

Olhos vermelhos de usar pilocarpina.
O olho vermelho foi o efeito adverso mais comum na pesquisa da empresa.

O colírio que trata a presbiopia é uma esperança

Essas gotas, que melhorariam a presbiopia de pacientes com casos leves, são o primeiro medicamento aprovado no mundo para essa condição. Embora o preço de venda ainda seja um pouco alto (estimado em 80 dólares por um mês de tratamento), é possível que seja reduzido à medida que a comercialização avança.

Se você estiver em dúvida sobre sua capacidade de enxergar de perto e ela piorou desde os 40 ou 50 anos, consulte um oftalmologista. O especialista poderá indicar a melhor abordagem para o seu caso.

This might interest you...
Por que as crianças devem visitar o oftalmologista?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Por que as crianças devem visitar o oftalmologista?

Assim como é importante ir ao pediatra, as crianças devem visitar o oftalmologista com a mesma frequência para cuidar da saúde ocular.



  • Waring, George O., et al. “Gemini I Phase 3: Safety and Efficacy of Agn-190584 in Participants with Presbyopia.” 2021 ASCRS ASOA Annual Meeting. ASCRS, 2021.
  • Moshirfar, Majid, et al. “Evaluating Vision-related Reading Ability With a de Novo PRO Instrument in a Phase 3 Study of AGN-190584 (Pilocarpine 1.25%) for Presbyopia.” 2021 ASCRS ASOA Annual Meeting. ASCRS, 2021.