Ácido hialurônico: a beleza pode ser produzida

· 23 de dezembro de 2017
Você sabia que, tal como o colágeno, nosso corpo produz ácido hialurônico e que podemos estimular sua produção se seguimos uma dieta com os alimentos adequados?

Ultimamente tem se falado bastantes do ácido hialurônico por fazer parte dos mais recentes tratamentos de beleza usados por celebridades.

No entanto, o que muitos não sabem é que se trata de um elemento presente no nosso corpo e que pode ser produzido com uma alimentação saudável.

Neste artigo contamos mais.

O que é e para que serve o ácido hialurônico?

Pele do rosto sem rugas graças ao ácido hialurônic

Junto com o colágeno, este ácido é um grande aliado na luta contra as rugas e a falta de vitalidade na nossa pele causada pelo passar dos anos.

O hialurônico encontra-se de forma natural no nosso corpo e está presente na maioria dos tecidos, órgãos, cartilagens e, naturalmente, na derme.

Quando vamos crescendo o ácido hialurônico começa a diminuir de forma considerável.

A partir dos 35 anos, diminui de maneira vertiginosa e isso é notado no rosto e em outras partes do corpo. Os sinais de maior destaque da falta deste composto são o envelhecimento, as linhas de expressão e a flacidez.

Uma das principais características deste ácido é sua capacidade de reter a água e hidratar a pele.

Ele dá um aspecto mais liso à derme e é perfeito para ‘rechear’ as rugas. O hialurônico é usado na medicina estética desde os anos 90 na forma de injeções que ajudam a devolver o volume e o bom aspecto à pele.

É o escolhido das mulheres que começam a notar os primeiros sinais de envelhecimento já que, uma vez que começa a ficar escasso, é mais difícil que o corpo o produza por seus próprios meios.

As áreas onde o ácido hialurônico mais nos faz falta são:

  • Contorno dos lábios
  • Bochecha
  • Sulcos nasogenianos (nas laterais do nariz)
  • Pés de galinha (nas laterais externas dos olhos)

Como conseguir ácido hialurônico de forma natural

Mulher com pele lisa graças ao ácido hialurônic

Este ácido, conhecido como “fonte da juventude” é um nutriente muito importante que não apenas serve para reduzir as rugas e melhorar a pele, mas também para reforçar o sistema de defesas e reparar os tecidos danificados pelas feridas.

Para compensar a perda de ácido hialurônico provocada pelo passar do tempo recomendamos que você consuma estes alimentos:

Carnes magras

Os cortes de carne sem gordura têm uma boa quantidade deste nutriente. Além disso, ajudam a produzir colágeno sem necessidade de passar por cirurgias e tratamentos caros.

As carnes magras oferecem ácido hialurônico para curar feridas e fortalecer tecidos conjuntivos.

Adicione à sua dieta carne de:

  • Cordeiro
  • Gado
  • Vitela
  • Pato
  • Peru

Gelatina

Gelatina e ácido hialurônic tornam a pele mais jovem

Um alimento muito consumido no verão, quando queremos perder peso ou para crianças. A gelatina tem muito ácido hialurônico e, além disso, é fresca, nutritiva e de baixa caloria.

Para melhorar o estado dos tecidos consuma todos os dias uma porção (pode ser acompanhada de uma fruta).

É bom saber que a gelatina que você come não se destinará unicamente à hidratação da pele já que o metabolismo a dividirá entre as articulações e o líquido sinovial.

No entanto, trata-se de uma excelente fonte deste ácido que tanto precisamos.

Óleo de fígado de bacalhau

Pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais e, além de ácido hialurônico, também oferecem vitamina A.

Juntos, estes dois componentes evitam o envelhecimento precoce da pele,

Favorecem a produção de colágeno e diminuem as rugas. A dose necessária é muito pequena: uma colher diariamente.

Verduras

Verduras e ácido hialurônic contribuem para ter uma pele sem rugas

As verduras e hortaliças são uma fonte perfeita de nutrientes e vitaminas e também, é claro, de ácido hialurônico.

Entre as que mais contêm ácido hialurônico encontramos as batatas e as acelgas (podem ser consumidas juntas ou separadamente). Não como fritas porque o efeito é contrário ao esperado.

Além disso, verduras também têm zinco, um nutriente necessário para produzir colágeno.

Não hesite em consumir verduras com uma boa quantidade de vitaminas e betacaroteno como, por exemplo, tomates, pimentão, cenouras e beterraba.

Frutas

Certamente em uma lista que nos sirva para levar uma vida mais saudável e ter uma pele saudável e jovem não pode faltar frutas.

Escolha as frutas que ofereçam muita vitamina C porque, além de produzir ácido hialurônico, elas fortalecem as funções oculares, protegem a pele dos radicais livres e favorecem a cicatrização das feridas.

As principais fontes de vitamina C entre são as frutas cítricas (laranja, toranja) e as frutas vermelhas (morango, framboesa e cereja).

Ervas aromáticas

Ervas que contribuem para que o ácido hialurônico faça efeito

Agregam sabor e aroma aos seus pratos e ao mesmo tempo oferecem nutrientes ao seu organismo para melhorar sua saúde e beleza. São perfeitas!

Escolha condimentar suas comidas com salsinha, coentro, alecrim e manjericão se você deseja favorecer a recuperação da derme, reduzir as rugas e estimular o metabolismo.

Por fim, gostaríamos de destacar a necessidade que o nosso organismo tem de um bom fornecimento de magnésio para sintetizar o ácido hialurônico.

Onde encontrá-lo?

  • Banana, damascos e abacate
  • Amêndoas, nozes e castanha de caju
  • Ervilhas e feijões
  • Sementes de girassol
  • Tofu
  • Farinha de soja
  • Arroz integral e milho
  • Leite

Além de ter uma dieta equilibrada e consumir os alimentos que ajudam a produzir ácido hialurônico, recomendamos que você consuma 2 litros de água por dia e que faça atividade física.

Isso ajudará a eliminar as toxinas que se acumulam no organismo e que repercutem na saúde da sua pele.

Para ter uma cútis jovem e saudável por mais tempo também é recomendado não fumar nem consumir álcool.