6 tratamentos naturais que ajudam a acalmar a TPM
Acalmar a TPM é um dos desejos de muitas mulheres que experimentam sintomas incômodos durante o ciclo menstrual. Muitas vezes esses sintomas, que podem ser físicos e emocionais, interferem em algum aspecto da vida cotidiana.
No entanto, nem todas as mulheres têm o mesmo tipo de TPM e, inclusive, a mesma pessoa não repete necessariamente os mesmos sintomas o tempo todo. Você também sofre com isso? Hoje compartilharemos 6 tratamentos naturais que ajudam a acalmar a TPM.
O que causa a TPM?
Atualmente, as causas exatas que desencadeiam esses sintomas ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, existem muitas hipóteses. Alguns profissionais acreditam que essa síndrome é causada por um desequilíbrio entre estrogênio e progesterona, com um aumento relativo do primeiro.
O estrogênio e a progesterona são os hormônios sexuais femininos e são responsáveis pelo desenvolvimento de características secundárias femininas, preparando o corpo para a gravidez, além de controlar o ciclo menstrual, entre muitas outras funções.
Nesse sentido, o desequilíbrio entre os hormônios sexuais femininos leva à retenção de água e sódio, com ganho de peso e edema generalizado, que é a causa que explicaria a maioria dos sintomas citados.
Além disso, há também um componente psicológico, uma vez que mulheres com alta carga emocional estão mais suscetíveis a sofrerem de TPM. No entanto, os fatores psíquicos não são os únicos responsáveis pela tensão ou síndrome pré-menstrual.
Outras teorias são:
- Resposta anormal do organismo contra alterações de neurotransmissores neuronais, como endorfinas.
- Nutrição.
- Deficiência de vitamina B6 .
- Hipoglicemia.
Não há hipótese que, por si só, explique as causas da síndrome pré-menstrual. Ela provavelmente ocorre devido a uma combinação de diferentes fatores.
Tratamentos naturais para acalmar a TPM
Há muitos remédios naturais e farmacológicos que ajudam a acalmar a TPM. Alguns são mais conhecidos do que outros e alguns também são mais eficazes do que outros, dependendo de cada mulher .
Embora a principal medida seja levar um estilo de vida saudável, existem outras alternativas que ajudam a acalmar a TPM de maneira eficaz.
1. Calor
Este é um dos remédios mais conhecidos para mulheres que sentem cólicas durante a síndrome pré-menstrual. Embora o calor possa produzir um aumento do fluxo menstrual, a aplicação reduz significativamente essa dor característica.
Para aplicar calor nesta área, você pode usar panos umedecidos em água quente, bolsas de água, saquinhos de sementes pré-aquecidos no micro-ondas ou cobertores térmicos.
Leia também: Ervas medicinais para a dor de estômago
2. Acupuntura como alternativa para acalmar a TPM
Essa técnica é uma das mais utilizadas na medicina natural e ajuda a acalmar a TPM de maneira eficaz. Ela consiste na introdução de pequenas agulhas em certos pontos da pele para acalmar a dor.
Essa técnica deve ser realizada por um profissional de medicina natural. Além disso, sempre que você consultar um médico, deve informá-lo sobre o tratamento com acupuntura que está realizando.
3. Canela e gengibre
O gengibre é outro anti-inflamatório que pode ser adicionado às refeições, no final do cozimento ou mesmo em infusões. Outra substância anti-inflamatória que também ajuda a acalmar a TPM é a canela.
4. Progesterona natural
Como já sabemos, a progesterona é um dos hormônios sexuais femininos. Ocorre naturalmente no corpo e é essencial para uma variedade de funções vitais. Entre outras funções, ajuda a controlar os níveis de estrogênio no organismo e ocorre principalmente nos ovários quando a ovulação acontece.
A progesterona natural pode ajudar a equilibrar os níveis de estrogênio para acalmar a TPM, além de normalizar o ciclo menstrual.
Você também pode se interessar: Exercício físico e ciclo menstrual
5. Camomila para acalmar a TPM
O chá de camomila aumenta os níveis de glicina, o que ajuda a acalmar os espasmos musculares. A glicina também é um relaxante, o que pode explicar por que a camomila também é eficaz para o estresse e a ansiedade.
Tradicionalmente, o chá de camomila também é recomendado para acalmar as cólicas da TPM.
6. Sementes de funcho
O extrato de sementes de funcho demonstrou acalmar significativamente a TPM.
Segundo um estudo, as mulheres que tomaram extrato de sementes de funcho a partir de três dias antes do período menstrual até três dias depois relataram que as gotas fizeram com que elas se sentissem menos deprimidas e mais bem-humoradas.
Essas terapias naturais têm mostrado ser eficazes para muitas mulheres em todo o mundo. Muitas vezes você precisa tentar várias até encontrar a correta, já que cada organismo é diferente. No entanto, elas nunca devem substituir o tratamento médico. Além disso, é altamente recomendável conversar com o seu ginecologista antes de consumir esses remédios naturais.
Pode interessar a você...