6 tratamentos naturais que ajudam a acalmar a TPM

10 Setembro, 2020
Existem vários tratamentos naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual. A seguir, falaremos sobre os seis melhores. Experimente!

Acalmar a TPM é um dos desejos de muitas mulheres que experimentam sintomas incômodos durante o ciclo menstrual. Muitas vezes esses sintomas, que podem ser físicos e emocionais, interferem em algum aspecto da vida cotidiana.

No entanto, nem todas as mulheres têm o mesmo tipo de TPM e, inclusive, a mesma pessoa não repete necessariamente os mesmos sintomas o tempo todo. Você também sofre com isso? Hoje compartilharemos 6 tratamentos naturais que ajudam a acalmar a TPM.

O que causa a TPM?

Cólicas menstruais
A síndrome pré-menstrual resulta de uma falta de controle na atividade dos hormônios femininos. Além disso, pode haver outros fatores físicos e emocionais envolvidos.

Atualmente, as causas exatas que desencadeiam esses sintomas ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, existem muitas hipóteses. Alguns profissionais acreditam que essa síndrome é causada por um desequilíbrio entre estrogênio e progesterona, com um aumento relativo do primeiro.

O estrogênio e a progesterona são os hormônios sexuais femininos e são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de características secundárias femininas, preparando o corpo para a gravidez, além de controlar o ciclo menstrual, entre muitas outras funções.

Nesse sentido, o desequilíbrio entre os hormônios sexuais femininos leva à retenção de água e sódio, com ganho de peso e edema generalizado, que é a causa que explicaria a maioria dos sintomas citados.

Além disso, há também um componente psicológico, uma vez que mulheres com alta carga emocional estão mais suscetíveis a sofrerem de TPM. No entanto, os fatores psíquicos não são os únicos responsáveis pela tensão ou síndrome pré-menstrual.

Outras teorias são:

  • Resposta anormal do organismo contra alterações de neurotransmissores neuronais, como endorfinas.
  • Nutrição.
  • Deficiência de vitamina B6 .
  • Hipoglicemia.

Não há hipótese que, por si só, explique as causas da síndrome pré-menstrual. Ela provavelmente ocorre devido a uma combinação de diferentes fatores.

Tratamentos naturais para acalmar a TPM

Há muitos remédios naturais e farmacológicos que ajudam a acalmar a TPM. Alguns são mais conhecidos do que outros e alguns também são mais eficazes do que outros, dependendo de cada mulher .

Embora a principal medida seja levar um estilo de vida saudável, existem outras alternativas que ajudam a acalmar a TPM de maneira eficaz.

1. Calor

Como acalmar a síndrome pré-menstrual
A aplicação de calor pode promover o alívio da dor associada à síndrome pré-menstrual.

Este é um dos remédios mais conhecidos para mulheres que sentem cólicas durante a síndrome pré-menstrual. Embora o calor possa produzir um aumento do fluxo menstrual, a aplicação reduz significativamente essa dor característica.

Para aplicar calor nesta área, você pode usar panos umedecidos em água quente, bolsas de água, saquinhos de sementes pré-aquecidos no micro-ondas ou cobertores térmicos.

Leia também: Ervas medicinais para a dor de estômago

2. Acupuntura como alternativa para acalmar a TPM

Essa técnica é uma das mais utilizadas na medicina natural e ajuda a acalmar a TPM de maneira eficaz. Ela consiste na introdução de pequenas agulhas em certos pontos da pele para acalmar a dor.

Essa técnica deve ser realizada por um profissional de medicina natural. Além disso, sempre que você consultar um médico, deve informá-lo sobre o tratamento com acupuntura que está realizando.

3. Canela e gengibre

Gengibre e canela para acalmar a TPM
O gengibre e a canela têm propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que são úteis no tratamento da TPM.

O gengibre é outro anti-inflamatório que pode ser adicionado às refeições, no final do cozimento ou mesmo em infusões. Outra substância anti-inflamatória que também ajuda a acalmar a TPM é a canela.

4. Progesterona natural

Como já sabemos, a progesterona é um dos hormônios sexuais femininos. Ocorre naturalmente no corpo e é essencial para uma variedade de funções vitais. Entre outras funções, ajuda a controlar os níveis de estrogênio no organismo e ocorre principalmente nos ovários quando a ovulação acontece.

A progesterona natural pode ajudar a equilibrar os níveis de estrogênio para acalmar a TPM, além de normalizar o ciclo menstrual.

Você também pode se interessar: Exercício físico e ciclo menstrual

5. Camomila para acalmar a TPM

O chá de camomila aumenta os níveis de glicina, o que ajuda a acalmar os espasmos musculares. A glicina também é um relaxante, o que pode explicar por que a camomila também é eficaz para o estresse e a ansiedade.

Tradicionalmente, o chá de camomila também é recomendado para acalmar as cólicas da TPM.

6. Sementes de funcho

O extrato de sementes de funcho demonstrou acalmar significativamente a TPM.

Segundo um estudo, as mulheres que tomaram extrato de sementes de funcho a partir de três dias antes do período menstrual até três dias depois relataram que as gotas fizeram com que elas se sentissem menos deprimidas e mais bem-humoradas.

Essas terapias naturais têm mostrado ser eficazes para muitas mulheres em todo o mundo. Muitas vezes você precisa tentar várias até encontrar a correta, já que cada organismo é diferente. No entanto, elas nunca devem substituir o tratamento médico. Além disso, é altamente recomendável conversar com o seu ginecologista antes de consumir esses remédios naturais.

  • Washington, M. J., Brown, C., & Ling, F. W. (2015). Premenstrual syndrome premenstrual dysphoric disorder. In Clinical Gynecology, Second Edition (pp. 27–43). Cambridge University Press.
  • Jo J, Lee SH. Heat therapy for primary dysmenorrhea: A systematic review and meta-analysis of its effects on pain relief and quality of life. Sci Rep. 2018;8(1):16252. Published 2018 Nov 2.
  • Armour, M., Ee, C. C., Hao, J., Wilson, T. M., Yao, S. S., & Smith, C. A. (2018, August 14). Acupuncture and acupressure for premenstrual syndrome. Cochrane Database of Systematic Reviews. John Wiley and Sons Ltd. https://doi.org/10.1002/14651858.CD005290.pub2
  • Khayat S, Kheirkhah M, Behboodi Moghadam Z, Fanaei H, Kasaeian A, Javadimehr M. Effect of treatment with ginger on the severity of premenstrual syndrome symptoms. ISRN Obstet Gynecol. 2014;2014:792708. Published 2014 May 4.
  • Miraj S, Alesaeidi S. A systematic review study of therapeutic effects of Matricaria recuitta chamomile (chamomile). Electron Physician. 2016;8(9):3024–3031. Published 2016 Sep 20.
  • Mishra S, Elliott H, Marwaha R. Premenstrual Dysphoric Disorder. [Updated 2020 May 28]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK532307/