Logo image
Logo image

Saiba como combater o suor excessivo

2 minutos
O suor excessivo também pode representar um problema sério de saúde ou um efeito secundário de algum medicamento do qual você esteja fazendo uso.
Saiba como combater o suor excessivo
Última atualização: 28 janeiro, 2021

O suor excessivo é bastante comum em muitas pessoas. Apesar da existência de inúmeros produtos que dizem ajudar a controlar este problema, poucos podem dar resultados verdadeiramente satisfatórios.

Neste artigo, apresentamos algumas orientações e alguns remédios naturais que podem nos ajudar a combater este problema desagradável de uma maneira mais efetiva.

Esfoliante para o rosto ou talco para bebê

Some figure

O esfoliante para o rosto pode ser muito útil se usado naquelas partes em que o corpo sua mais e com mais frequência. Este produto atua abrindo os poros, permitindo que a pele respire com mais liberdade. Como resultado, a transpiração diminui pouco a pouco.

O talco para bebê também é uma boa solução, pois ajuda a absorver a umidade e pode ser utilizado em qualquer parte do corpo, considerando que é um produto muito suave. Caso você não tenha o talco, substitua-o por amido de milho, ele oferecerá os mesmos resultados.

Leia também: 6 truques para remover manchas de suor das roupas

Frutas e verduras que ajudam a controlar o suor

Nabo

Um antitranspirante natural que pode te ajudar definitivamente nesta empreitada é o nabo. Ele reduz a atividade das glândulas sudoríparas.

Para obter seus benefícios, é necessário usar o sumo do nabo. Para isso, rale um nabo e coloque em um pano, esprema-o até tirar todo o sumo e aplique-o na região do corpo que sue com maior frequência.

Limão

Some figure

Outra ótima opção é o suco de limão, que também deve ser aplicado diretamente na região onde o suor for excessivo. Os ácidos contidos nessa fruta são muito efetivos para acabar com o mau cheiro corporal.

Sálvia

sálvia é outra boa opção para combater este problema, e pode ser preparada da mesma maneira que o nabo. Além disso, é possível preparar uma infusão com duas folhas desta erva.

Adicione um pouco de água fervendo, deixe repousar e beba uma vez por dia. Desta maneira, o problema pode diminuir consideravelmente.

Não deixe de ler: Aprenda a preparar infusão de sálvia e conheça os seus benefícios

Dicas para evitar o suor excessivo

Some figure

Evite utilizar roupas fabricadas em nylon ou poliéster, elas podem aumentar a transpiração. Na medida do possível, use roupas de algodão.

Existem muitas maneiras naturais e simples que podem nos ajudar a evitar o suor excessivo, basta colocá-las em prática e ser constante no tratamento escolhido para obter os melhores resultados.

Se você utilizou os produtos anteriormente citados e não obteve os resultados esperados, o mais conveniente recorrer à um médico. O suor excessivo também pode representar um problema sério de saúde ou um efeito secundário de algum medicamento do qual você esteja fazendo uso.

Aproveite e peça ao seu médico que recomende um desodorante ou um antitranspirante adequado. Eles são mais efetivos quando utilizados à noite, já que, desta maneira, evita-se a irritação da pele.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • González Llaneza, F. M. (2018). Estudio Rorschach sobre control y tolerancia al estrés asociado a hiperhidrosis primaria en jóvenes hiperhidróticos. Humanidades Médicas18(2), 291-310.
  • Hasson, A., Kam, S., & Cataldo, K. (2014). Toxina botulínica en el tratamiento de la hiperhidrosis focal primaria. Dermatología Revista mexicana58(4), 331-338.
  • Macía, I., Moya, J., Ramos, R., Rivas, F., Ureña, A., Rosado, G., … & Saumench, J. (2010). Hiperhidrosis primaria. Situación actual de la cirugía del simpático. Cirugía española88(3), 146-151.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.