
A mulher tem o dom de criar vida. O corpo da mulher tem a capacidade de conceber um novo ser humano a partir da união do óvulo e do espermatozoide, e o responsável por esse “milagre” é o sistema reprodutor…
Através do rosto podemos descobrir diferentes condições de nosso corpo, e graças ao seu aspecto podemos intuir como está o nosso estado de saúde antes de consultar um especialista.
Olhamo-nos no espelho muitas vezes por dia para ver se a maquiagem saiu ou como estão nossos olhos após uma longa jornada de trabalho. No entanto, os sinais do rosto vão mais além.
Eles podem nos indicar como se encontra a nossa saúde e o que deveríamos mudar para nos sentirmos melhor.
Conheça os sinais que o seu rosto pode estar enviando e o que vale a pena analisar neste artigo.
De acordo com a medicina ayurveda, olhar nosso rosto com atenção pode nos ajudar a analisar se sofremos de alguma doença ou transtorno. As marcas da pele são o perfeito reflexo da saúde (ou melhor dizendo, da falta dela).
Podemos tirar muitas conclusões apenas observando a pele do rosto: o que se come e o que se bebe, se a pessoa fuma, se pratica atividade física, etc.
Alguns dos detalhes faciais que vale a pena analisar são os seguintes:
Se o rosto estiver muito magro e com os ossos “marcados” (principalmente das maçãs do rosto), isso pode estar ocorrendo por um excesso nos exercícios ou na dieta.
Se praticarmos muito esporte, a pele não tiver oxigênio e as gorduras necessárias, o rosto também emagrece como qualquer outra parte do corpo.
Por outro lado, um rosto “gordo” e caído demonstra uma falta de exercícios, o consumo de álcool e um grande nível de estresse.
Todos estes hábitos aumentam a produção de certos hormônios (como, por exemplo, o cortisol) e da glândula parótida. Além disso, afetam o desenvolvimento do colágeno e provocam falta de elasticidade, retenção de líquidos, problemas circulatórios e inflamação.
Embora elas estejam associadas ao passar do tempo, nem sempre os anos são o fator desencadeante das rugas.
O envelhecimento da pele pode ocorrer devido a uma grande exposição ao sol ou inclusive ao hábito de fumar. Os raios ultravioleta causam rugas mais grossas e profundas, sobretudo na testa e ao redor dos olhos, ou seja, nas áreas com a pele mais fina.
As rugas perto da boca devem ser analisadas separadamente. A chamada “estomatite angular” é um sinal da falta de vitamina B e lábios rachados por deficiência de vitamina C. Em ambos os casos recomenda-se comer mais vegetais verdes e cítricos.
Se faltar vitamina A (entre outras), é provável que você sinta a pele exageradamente seca. Se a isso se somar à prisão de ventre, à queda de cabelo, à obesidade, ao cansaço extremo ou ao ciclo menstrual irregular, pode significar um problema na tireoide.
Não estamos falando da cor das queimaduras que invadem a nossa pele quando tomamos sol, e sim de uma aparência avermelhada da derme.
As razões? Beber muito café e não obter vitamina D suficiente. A cafeína desidrata como o álcool e a comida picante. Além disso, a vermelhidão da pele pode se dever a alergias ou à rosácea.
A pele de cor amarelada é um sinal claro de problemas hepáticos, principalmente hepatite ou cirrose. Esta última ocorre devido ao excesso de álcool.
Se o seu rosto ficar muito branco, mesmo quando você comeu bem e não se sente doente, talvez se deva a uma falta de ferro. Você pode estar anêmico ou ter uma deficiência na produção de hemoglobina no sangue.
Uma das melhores receitas para evitar isso é consumir legumes e alimentos ricos em vitamina C.
Estas marcas escuras sob os olhos que você tenta disfarçar com maquiagem são causadas por dois motivos: a falta de sono e uma dieta com pouco ferro.
Dormir e ingerir este nutriente é fundamental para regenerar os tecidos, principalmente nas áreas mais finas da pele. Este tom azulado, na realidade, é decorrente dos vasos sanguíneos que podemos ver através da pele muito pálida e fina.
Leia também: Como limpar os resíduos de colesterol dos vasos sanguíneos
Se você já passou da etapa da adolescência e continua sofrendo com cravos e espinhas na pele do rosto, isso pode estar ocorrendo devido à uma condição genética (tente descobrir se os seus pais ou avós também tiveram isso em algum momento) ou então por manter uma dieta rica em laticínios e gorduras.
Os médicos afirmam que há um composto nestes alimentos que causam o entupimento dos poros, produção de sebo e, como consequência, o surgimento da acne.
Além dos já indicados anteriormente, existem outros “sinais de alerta” em nosso rosto. Os que mais se destacam são:
Preste muita atenção a todos estes sinais que o rosto nos oferece e analise se eles aparecem periódica ou esporadicamente antes de consultar um médico.