9 sinais do rosto sobre a saúde

14 Setembro, 2020
Quando nos olhamos no espelho, podemos facilmente perceber nosso cansaço após uma jornada intensa, as consequências de um mal-estar gripal e muito mais.

Existem alguns sinais faciais que podem ajudar a conhecer o estado de saúde atual em geral. Claro, é preciso ter em mente que não se trata de um diagnóstico exato, e sim de uma série de pistas que podem nos dar uma ideia de quais aspectos podem precisar de atenção.

Depois de identificar um sinal, o ideal é tentar rever os hábitos de vida e corrigir tudo o que não esteja trazendo benefícios à saúde. E se você tiver grandes preocupações, é melhor ir ao médico para uma avaliação.

Preste atenção aos sinais do rosto

Os sinais faciais nem sempre são identificados na primeira vez. Muitas vezes, levamos algum tempo para perceber que algo não está como de costume ou como deveria.

Por exemplo, pessoas que geralmente não têm olheiras percebem com mais facilidade que algo não está bem com sua saúde quando fica com olheiras. Enquanto uma pessoa abatida pode demorar um pouco mais para perceber que talvez devesse prestar mais atenção à sua saúde.

De acordo com a medicina tradicional ayurveda, basta observar o estado da pele do rosto para tirar muitas conclusões sobre o estilo de vida: o que se come e bebe, se pratica esportes ou não, se fuma, etc.

A seguir, vamos apresentar quais são os sinais faciais que você deve levar em consideração caso apareçam de forma persistente.

1. Olheiras muito marcadas

Olheiras no rosto

As olheiras costumam indicar que há um problema respiratório, portanto, os asmáticos tendem a ter olheiras mais marcadas do que o normal. No entanto, esse sinal também pode indicar baixo teor de ferro ou hábitos de descanso inadequados.

2. Ressecamento

A pele seca é um dos sinais mais evidentes do rosto e tem uma origem muito variada. Pode ser devido a cuidados inadequados, rotina de beleza inapropriada, déficit de vitamina A (ou outros nutrientes), alterações hormonais, entre outros.

Se, além do ressecamento, houver prisão de ventre, queda de cabelo, obesidade, fadiga extrema e um ciclo menstrual irregular, isso pode significar que há um problema com a tireoide.

3. Vermelhidão

A vermelhidão da pele é outro dos sinais da face que precisa de atenção quando se prolonga no tempo. Entre as possíveis causas para o seu aparecimento estão a ingestão excessiva de café ou alimentos condimentados, déficit de vitamina D, alergias ou outros problemas de pele.

4. Acne

Acne é um dos sinais faciais mais difíceis de definir quando se trata de saúde. Pode indicar qualquer coisa, desde um problema dermatológico a uma dieta pobre.

5. Icterícia

Quando a pele fica amarela, obviamente é um dos sinais do rosto de que existe um problema de hepático, principalmente hepatite ou cirrose.

Descubra: Icterícia em bebês: sintomas e tratamento

6. Palidez

Se o seu rosto ficar muito branco, mesmo quando você comeu bem e não se sente doente, talvez se deva a uma falta de ferro ou exista uma deficiência na produção de hemoglobina no sangue.

7. Inflamação

A inflamação é outro dos sinais faciais mais óbvios que existem. Duas causas podem ser muito variadas: desde uma pancada até retenção de líquidos ou consumo excessivo de álcool.

8. Rugas

As rugas são os sinais faciais mais óbvios e desagradáveis ​​que existem. E embora o envelhecimento da pele possa se dever à superexposição ao sol ou mesmo ao hábito de fumar, também pode aparecer prematuramente como resultado de um problema de saúde.

Considera-se que dependendo da área onde aparecem, indicam uma condição ou outra. Em resumo:

  • Veia temporal (pescoço) proeminente – angústia, raiva ou pressão alta.
  • Horizontais: muitas preocupações, mas também consumo excessivo de gordura, açúcares e líquidos.
  • Vertical do lado direito da sobrancelha: fígado debilitado.
  • Vertical no lado esquerdo da sobrancelha: baço debilitado.
  • Horizontal perto do nariz: propenso a alergias, problemas intestinais ou digestivos.
  • Pés de galinha: problemas visuais ou fígado fraco.
  • Bolsas sob os olhos: retenção de líquidos ou problemas renais.

Leia também: Como limpar os resíduos de colesterol dos vasos sanguíneos

9. Emagrecimento causado por desnutrição

Um dos sinais faciais mais fortes é a magreza extrema. Portanto, se o rosto estiver com aspecto muito macilento, é claro que é necessário consultar um médico imediatamente.

Devemos consultar o médico?

Embora seja bom ter atenção aos sinais do rosto, não devemos chegar ao ponto de sermos nos preocupar com qualquer mudanças percebida. Lembre-se de que muitas mudanças são temporárias, como olheiras após uma noite sem dormir.

Caso você perceba algo que gere preocupação, o mais recomendável é consultar o médico. Uma análise geral será de grande ajuda para descobrir o que está acontecendo.

  • Saenz de Santa María, M. (2011). Cutaneous manifestations of systemic diseases. Rev. Med. Clin. CONDES. 22 (6): 749-756. [En línea] Disponible en: https://www.clinicalascondes.cl/Dev_CLC/media/Imagenes/PDF%20revista%20médica/2011/6%20nov/5_Manifestaciones_cutaneas_de_las_enfermedades_sistemicas-8.pdf
  • Henderson AJ, Holzleitner IJ, Talamas SN, Perrett DI. Perception of health from facial cues. Philos Trans R Soc Lond B Biol Sci. 2016;371(1693):20150380. doi:10.1098/rstb.2015.0380
  • Foo YZ, Simmons LW, Rhodes G. Predictors of facial attractiveness and health in humans. Sci Rep. 2017;7:39731. Published 2017 Feb 3. doi:10.1038/srep39731