9 alimentos que cuidam do seu fígado

29 de janeiro de 2019
As verduras de folhas verdes estão entre os melhores alimentos para cuidar do nosso fígado. Em geral, as folhas de sabor amargo depuram o fígado e purificam o sangue.

O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. Para cuidar dele, é fundamental manter uma boa alimentação.

Se você tem problemas hepáticos ou quer preservar a saúde dessa parte do corpo, saiba quais alimentos podem ajudar nesse propósito.

1. O alho ajuda a cuidar do fígado

O alho é um dos alimentos mais saudáveis que podemos encontrar, já que, além de nos ajudar a eliminar toxinas, contém muitas substâncias saudáveis para o fígado.

  • Dentre elas, destaca-se o selênio, um mineral que se encarrega de potencializar o efeito que os antioxidantes têm sobre o nosso organismo.
  • Além disso, o alho é rico em um aminoácido chamado arginina, fundamental para que se produza um relaxamento dos vasos sanguíneos e, assim, reduzir a pressão que acaba sendo exercida no fígado.
  • O alho é um alimento rico em vitamina B6, o que proporciona um efeito anti-inflamatório, e também em vitamina C, que se encarrega de proteger o organismo da oxidação e dos danos celulares.

Leia também: Alho roxo para prevenir problemas ginecológicos

2. Azeite de oliva

o fígado

O azeite de oliva é outro dos produtos saudáveis para seu fígado.

Sempre que consumido com moderação, proporciona uma base de lipídios que servem para absorver as toxinas nocivas que se encontram no organismo. Assim, o fígado pode prosseguir com seu bom funcionamento.

3. Vegetais de folhas verdes

As verduras de folhas verdes, em geral, são todas ótimas para preservar a saúde do fígado. Esse tipo de vegetal neutraliza os metais pesados, assim como os químicos e pesticidas que podem estar presentes nos alimentos.

Não deixe de adicionar em sua dieta alimentos como a rúcula, o espinafre ou a alcachofra. Eles farão com que o fluxo da bile aumente e permitirão eliminar os resíduos do organismo.

As folhas de beterraba também ajudam a purificar o sangue de forma natural. Assim, aumentam a eficiência do funcionamento do fígado.

4. Chá verde

o fígado

O chá verde é rico em antioxidantes, principalmente em catequinas, substâncias orgânicas do grupo dos flavonoides que ajudam a proteger o organismo.

Para obter seus benefícios, basta consumir uma xícara por dia.

5. Toranja

A toranja ou pomelo é uma fruta com um alto conteúdo de vitamina C e glutationa.

A glutationa participa em vários processos no organismo, como o cultivo e o reparo dos tecidos, assim como da produção de substâncias químicas e proteínas.

Além disso, graças a essa substância, também favorecemos o fortalecimento do sistema imunológico.

6. Nozes

o fígado

As nozes são ricas em arginina, como também ocorre com o alho. Além disso, também são ricas em glutationa, ácidos graxos ômega 3, antioxidantes e gorduras saturadas.

A glutationa e os ácidos graxos ajudam a manter as funções desintoxicantes do fígado. Por sua vez, os antioxidantes e as gorduras saudáveis são protetores hepáticos.

7. Maçãs

As maçãs são frutas ricas em pectina, uma substância necessária para proteger o organismo e eliminar as toxinas do trato digestivo.

Graças a isso, você conseguirá facilitar um bom funcionamento do fígado e reduzir sua carga de toxinas.

8. Cúrcuma

o fígado

A cúrcuma tem uma substância ativa chamada curcumina. Trata-se de um ótimo antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, favorece a produção da bile, melhora seu fluxo e age como um purificador do fígado.

Com a cúrcuma, é possível rejuvenescer as células do fígado e neutralizar as toxinas e os compostos nocivos do álcool, dentre outros.

Para se beneficiar dessa substância, o melhor é introduzi-la em sua dieta. Comece a adicionar uma pequena quantidade de cúrcuma como especiaria aos seus pratos.

9. Limão

O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C e antioxidantes que favorecem a depuração de toxinas.

Tomar suco de limão recém espremido estimula o bom funcionamento do fígado e nos ajuda a começar o dia da melhor forma. Tome-o em jejum, diariamente.

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com

  • Kester, J. E. (2014). Liver. In Encyclopedia of Toxicology: Third Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-386454-3.00629-1
  • Silva, M., Gomes, S., Peixoto, A., Torres-Ramalho, P., Cardoso, H., Azevedo, R., … Macedo, G. (2015). Nutrition in Chronic Liver Disease. GE Portuguese Journal of Gastroenterology. https://doi.org/10.1016/j.jpge.2015.06.004