9 alimentos que cuidam do seu fígado
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. Para cuidar dele, é fundamental manter uma boa alimentação.
Se você tem problemas hepáticos ou quer preservar a saúde dessa parte do corpo, saiba quais alimentos podem ajudar nesse propósito.
1. O alho ajuda a cuidar do fígado
O alho é um dos alimentos mais saudáveis que podemos encontrar, já que, além de nos ajudar a eliminar toxinas, contém muitas substâncias saudáveis para o fígado.
- Dentre elas, destaca-se o selênio, um mineral que se encarrega de potencializar o efeito que os antioxidantes têm sobre o nosso organismo.
- Além disso, o alho é rico em um aminoácido chamado arginina, fundamental para que se produza um relaxamento dos vasos sanguíneos e, assim, reduzir a pressão que acaba sendo exercida no fígado.
- O alho é um alimento rico em vitamina B6, o que proporciona um efeito anti-inflamatório, e também em vitamina C, que se encarrega de proteger o organismo da oxidação e dos danos celulares.
Leia também: Alho roxo para prevenir problemas ginecológicos
2. Azeite de oliva
O azeite de oliva é outro dos produtos saudáveis para seu fígado.
Sempre que consumido com moderação, proporciona uma base de lipídios que servem para absorver as toxinas nocivas que se encontram no organismo. Assim, o fígado pode prosseguir com seu bom funcionamento.
3. Vegetais de folhas verdes
As verduras de folhas verdes, em geral, são todas ótimas para preservar a saúde do fígado. Esse tipo de vegetal neutraliza os metais pesados, assim como os químicos e pesticidas que podem estar presentes nos alimentos.
Não deixe de adicionar em sua dieta alimentos como a rúcula, o espinafre ou a alcachofra. Eles farão com que o fluxo da bile aumente e permitirão eliminar os resíduos do organismo.
As folhas de beterraba também ajudam a purificar o sangue de forma natural. Assim, aumentam a eficiência do funcionamento do fígado.
4. Chá verde
O chá verde é rico em antioxidantes, principalmente em catequinas, substâncias orgânicas do grupo dos flavonoides que ajudam a proteger o organismo.
Quer saber mais? Leia: Renove seu organismo com chá verde, gengibre e canela todos os dias
5. Toranja
A toranja ou pomelo é uma fruta com um alto conteúdo de vitamina C e glutationa.
A glutationa participa em vários processos no organismo, como o cultivo e o reparo dos tecidos, assim como da produção de substâncias químicas e proteínas.
Além disso, graças a essa substância, também favorecemos o fortalecimento do sistema imunológico.
6. Nozes
As nozes são ricas em arginina, como também ocorre com o alho. Além disso, também são ricas em glutationa, ácidos graxos ômega 3, antioxidantes e gorduras saturadas.
A glutationa e os ácidos graxos ajudam a manter as funções desintoxicantes do fígado. Por sua vez, os antioxidantes e as gorduras saudáveis são protetores hepáticos.
7. Maçãs
As maçãs são frutas ricas em pectina, uma substância necessária para proteger o organismo e eliminar as toxinas do trato digestivo.
Graças a isso, você conseguirá facilitar um bom funcionamento do fígado e reduzir sua carga de toxinas.
8. Cúrcuma
A cúrcuma tem uma substância ativa chamada curcumina. Trata-se de um ótimo antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, favorece a produção da bile, melhora seu fluxo e age como um purificador do fígado.
Com a cúrcuma, é possível rejuvenescer as células do fígado e neutralizar as toxinas e os compostos nocivos do álcool, dentre outros.
Para se beneficiar dessa substância, o melhor é introduzi-la em sua dieta. Comece a adicionar uma pequena quantidade de cúrcuma como especiaria aos seus pratos.
9. Limão
O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C e antioxidantes que favorecem a depuração de toxinas.
Tomar suco de limão recém espremido estimula o bom funcionamento do fígado e nos ajuda a começar o dia da melhor forma. Tome-o em jejum, diariamente.
Imagem principal oferecida por © wikiHow.com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kester, J. E. (2014). Liver. In Encyclopedia of Toxicology: Third Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-386454-3.00629-1
- Silva, M., Gomes, S., Peixoto, A., Torres-Ramalho, P., Cardoso, H., Azevedo, R., … Macedo, G. (2015). Nutrition in Chronic Liver Disease. GE Portuguese Journal of Gastroenterology. https://doi.org/10.1016/j.jpge.2015.06.004
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.