8 usos incomuns do talco de bebê
Já faz um tempo que se descobriu que o talco de bebê não é muito apropriado para os recém-nascidos pois pode desenvolver problemas respiratórios e inclusive ressecar a sua pele tão delicada. Apesar disso, conheça neste artigo outros usos incomuns que este produto pode ter.
Embora ainda seja comercializado em quase todo o mundo, este tipo de talco é desaconselhável pela Academia Americana de pediatria. A boa noticia é que, graças aos seus componentes, pode-se usar talco para o seu lar e facilitar sua vida.
Se o seu bebê já cresceu e você acabou ficando com o talco, te deram de presente ou até mesmo se você não quiser correr os riscos de aplicá-lo no seu bebê, não perca os seguintes 8 usos alternativos que você pode dar. Conheça-os!
Usos incomuns do talco de bebê
1. Eliminar manchar de gordura
Quando as roupas ou a tapeçaria mancham com algum tipo de gordura é muito difícil removê-la. Nesses casos, quase sempre vemos a necessidade de utilizar um produto químico agressivo.
Para não se complicar tanto, na próxima vez que acontecer isso, aplique um pouco de talco sobre a região afetada e deixe agir uns minutos antes de enxaguar.
Leia também: 7 truques efetivos para remover as manchas das roupas
2. Silenciar os sapatos novos
Quando os sapatos são novos é comum começarem a ranger toda vez que damos passos ao caminhar. Isso ocorre pois há atrito entre os materiais entre si, os quais ainda estão duros porque ainda não começaram a ser gastos.
Para se desfazer desse incomodo barulho a única coisa que você vai precisar é um pouco de talco de bebês. Levante a palmilha e então coloque um pouco do produto em seu interior, repetindo o processo à medida que muda a sola.
3. Conservar as luvas de cozinha
As luvas de cozinha costumam se danificar com facilidade devido ao mofo gerado pela umidade que estão submetidas.
Para conservá-las por mais tempo em bom estado e evitar a proliferação de micro-organismos dentro destas, coloque um pouco de talco de bebê cada vez que terminar de utilizar as luvas. Ponha uma pequena quantidade dentro de cada luva para que absorva umidade.
4. Silenciar pisos de madeira
Já mencionamos que este produto pode eliminar esses incômodos barulhos que têm os sapatos novos. Mas você sabia que também pode silenciar os rangidos do piso de madeira?
Se você se incomodar ao escutar esse rangido de madeira, espalhe um pouco deste ingrediente pelo chão e com ajuda da vassoura, tenha certeza de chegar em cada cantinho e as fretas em que ocorre a fricção.
5. Repele as formigas
Devido às características voláteis e repelentes deste produto, as formigas não chegam até seu lar. Assim, é uma excelente forma de mantê-las longe. O melhor de tudo é que, o talco de bebê, é mais seguro e menos custoso que os venenos que vedem no mercado.
Distribua o produto nas janelas e frestas por onde podem passar as formigas até a sua casa, e também nos caminhos que fazem em seu jardim.
6. Xampu para cabelo oleoso
Da mesma forma que trata as manchas de gordura, também ajuda a absorver o excesso de óleos naturais do corpo.
Se o seu couro cabeludo for oleoso, você pode colocar um pouco de talco de bebê 15 minutos antes de tomar banho.
Pelo seu agradável aroma também pode ser apropriado para cuidar e limpar o pelo do seu animal de estimação sem precisar de água.
7. Talco para o pós-barba
O talco é um produto muito econômico no mercado e, além disso, também funciona muito bem para acalmar a pele depois de barbear-se. Conta com um efeito refrescante que elimina as irritações causadas pelo atrito da lâmina.
Se você tiver a pele sensível, poderá ver como utilizando este produto irá prevenir todos os tipos de alergias cutâneas.
Visite também este artigo: O talco em pó está relacionado com o câncer de ovário?
8. Neutralizar a areia de gatos
Para manter a caixa de areia livre de odores indesejados por muito tempo, polvilhe talco e misture. Outra alternativa também é forrar o fundo da caixa com talco.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Moss, M. H. (1969). Dangers from talcum powder. Pediatrics, 43(6), 1058-1058. https://www.nfaap.org/sso/sso.aspx?nfredirect=https%3A%2F%2Fpediatrics.aappublications.org%2Fcontent%2F43%2F6%2F1058%3Fsso%3D1%26sso_redirect_count%3D3%26nfstatus%3D401%26nftoken%3D00000000-0000-0000-0000-000000000000%26nfstatusdescription%3DERROR%253A%2520No%2520local%2520token&no-redirect
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.