8 usos do carvão ativado que você deve conhecer

18 de dezembro de 2017
Em virtude de seus compostos e propriedades, o carvão ativado ajuda a controlar o colesterol e fortalecer o nosso sistema imune melhorando a defesa contra vírus e bactérias.

O carvão ativado é uma substância de origem vegetal que se destacou durante décadas por sua capacidade de absorver produtos químicos, metais e toxinas, sendo de grande ajuda no processo de desintoxicação.

Caracteriza-se que por ter uma superfície cheia de microporos responsáveis por reter os compostos indesejados durante a purificação.

Desde a antiguidade até a atualidade o carvão ativado fez parte da medicina, visto que é um dos antídotos mais eficazes contra todos os tipos de veneno.

A ele se atribuem propriedades anti-inflamatórias, digestivas e antioxidantes que, ao serem absorvidas pelo corpo ajudam na prevenção e no tratamento de vários tipos de doenças.

Como sabemos que muitos desconhecem quais são suas aplicações, a seguir queremos revelar em detalhe as 8 principais.

Conheça-os!

1. Um dos usos do carvão ativado é o de clarear os dentesCarvão ativado serve para branquear os dentes

Graças aos seus microporos, o carvão ativado é uma grande solução para absorver a placa e os restos de alimentos que são responsáveis por manchar os dentes.

Sua aplicação neutraliza o pH da boca e, consequentemente ajuda no branqueamento dos dentes manchados por vinho, café e outras substâncias.

Além disso, por exercer um efeito protetor e antibacteriano, ao usá-lo com essa finalidade diminui o risco de ter:

  • Cáries
  • Mau hálito
  • Gengivite
  • Doenças na gengiva

Leia também: Você sabe porque os monges tibetanos têm dentes brancos e fortes?

2. Combate o inchaço abdominal e gases

Esse ingrediente é uma grande solução para aliviar o mal-estar abdominal causado por inchaço e gases, visto que seus compostos orgânicos se unem com os resíduos para facilitar sua eliminação.

O seu consumo previne a formação de gases no intestino, pois ajuda a decompor de maneira correta os alimentos que influenciam na formação.

3. Previne e combate a ressacaCarvão ativado previne dor de cabeça

Ainda que o carvão ativado não absorva o álcool do sangue é uma grande ajuda para remover as toxinas que se acumulam pela sua ingestão excessiva.

Isso quer dizer que, quando ingerido, favorece o metabolismo dos compostos tóxicos das bebidas e acelera sua expulsão.

4. Melhora a aparência da pele

Combinado com ingredientes como aloe vera, ovo ou óleos essenciais, este produto é um grande aliado para melhorar a aparência da pele.

Sua capacidade de absorção de toxinas e sujeira facilita a limpeza dos poros. Então, ele remove os cravos e outras impurezas retidas.

Como se não fosse suficiente, tem um ligeiro efeito clareador que ajuda a reduzir a presença de manchas e cicatrizes.

5. Previne o envelhecimento precoceO carvão ativado serve para evitar o envelhecimento da pele

O envelhecimento precoce das células tornou-se um problema muito preocupante, já que cada vez mais pessoas apresentam estes sintomas.

Ainda que envelhecer seja um processo natural da vida não é normal quando começam a aparecer os sinais em pessoas ainda jovens.

A carga tóxica do ambiente, a má alimentação, e os raios do sol são alguns dos responsáveis por essa situação.

Por isso, o carvão ativo auxilia todos os órgãos, visto que ajuda o corpo nos processos de eliminação de toxinas, produtos químicos e todas as substâncias que forem prejudiciais.

6. Controla os níveis de colesterol

Os compostos de carvão ativado ajudam a eliminar o colesterol ruim das artérias evitando a formação de placa.

Eles se aderem aos lipídios, impedindo que se depositem nas paredes das artérias.

  • O carvão ativado também ajuda a aumentar a elasticidade das artérias. Assim, reduz seu endurecimento e facilita o fluxo sanguíneo.

Graças a isso, também é útil no controle da pressão arterial e na redução do risco de doenças cardiovasculares crônicas.

7. Combate os vírus e bactériasCélulas do carvão ativado

Esse produto também auxilia muito no sistema imune do organismo, visto que aumenta a sua capacidade de defesa contra os vírus e bactérias que ocasionam as doenças.

Graças às suas propriedades favorece os mecanismos de defesa frente aos agentes externos e, consequentemente, reduz o risco de contrair infecções e enfermidades.

Visite este artigo: Como escurecer os cabelos brancos precoces com 5 remédios naturais

8. Alivia picadas de insetos

Por sua ação anti-inflamatória, desintoxicante e calmante, o carvão ativado é uma boa solução contra as picadas e mordidas.

  • Sua aplicação diminui as reações alérgicas da pele, extrai o veneno injetado por alguns insetos e acalma a dor.
  • Em alguns casos pode agir tanto a nível interno quanto externo para atingir ótimos resultados.

Como você pode perceber, esse produto conta com incríveis propriedades para aliviar seu corpo frente a algumas doenças comuns.

Compre o carvão ativado em cápsulas ou suplementos e não deixe de comprovar todos os seus benefícios.

Recomendados para você