8 truques de beleza com óleo essencial de coco

Graças à textura e à versatilidade do óleo de coco podemos aproveitar seus nutrientes para cuidar de nossa pele e para outros muitos fins estéticos
8 truques de beleza com óleo essencial de coco

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

O óleo essencial de coco se tornou uma celebridade entre outros óleos naturais por várias razões. Este óleo é rico em vitamina K, E, ferro e tem agentes bacterianos naturais, como o ácido láurico.

Este óleo é uma verdadeira maravilha. Tem muitos benefícios para sua saúde.

Os mais reconhecidos são sua utilidade como acelerador natural do metabolismo, regulador dos níveis de colesterol e sua capacidade para reduzir os efeitos prejudiciais de doenças como a diabetes.

Além disso, permite manter uma rotina de beleza saudável. Experimente esses 8 truques de beleza em que pode usar o óleo essencial de coco.

1. Óleo de essência de coco para hidratar seu cabelo

Óleo de essência de coco para acondicionar seu cabelo

Antigamente as mulheres utilizavam o óleo de coco para o cuidado do cabelo. Sabe-se que este era um dos segredos para ter um cabelo longo, tupido e brilhante.

Por esse motivo, são muitos os xampus e tratamentos capilares que o utilizam como um dos seus principais ingredientes.

Outros benefícios que pode oferecer ao seu cabelo são:

  • Uma hidratação intensa.
  • Combate a caspa.
  • Mantém seu couro cabeludo saudável.

O que tenho que fazer?

A única coisa que deve fazer é esquentar um pouco de óleo essencial de coco até que adquira uma textura com a qual seja possível distribuí-lo pelo cabelo. Envolva-o em uma toca e enxágue depois de duas horas, ou no dia seguinte.

Nos cabelos muito cacheados, aplicar um pouco de óleo de coco também ajuda a controlar o volume e definir os cachos.

2. Óleo de coco como um hidratante labial

Graças à sua quantidade de nutrientes, sua hidratação e delicioso aroma, o óleo essencial de coco é uma boa opção para os lábios rachados caso você queira deixá-los suaves, flexíveis e com um aspecto saudável.

O que tenho que fazer?

Uma opção fácil é misturar um pouco de óleo de coco levemente quente com uma colher de sopa de açúcar e uma pequena quantidade de mel.

Este maravilhoso esfoliante natural permitirá remover a pele morta de maneira suave.

Você só precisa aplicá-lo com movimentos circulares, suavemente, até conseguir os lábios que deseja.

3. Como branqueador dental

Escova de dente com óleo de coco

Como havíamos mencionado antes, o óleo de coco tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Isso é ideal para o tratamento das bactérias na cavidade bucal e na eliminação da placa.

Este é um truque que ajuda a manter seus dentes naturalmente brancos e com um hálito fresco. Ainda, promove a saúde de suas gengivas e reduz o risco de aparecimento de cáries.

O que tenho que fazer

A única coisa que você precisa fazer é usar uma colherada de óleo essencial de coco para lavar seus dentes no lugar da pasta dental. Escove como faz naturalmente e enxágue depois.

4. Remova sua maquiagem com óleo de coco

O óleo de coco é um grande removedor de maquiagem. Ele consegue retirar com facilidade os produtos à prova de água como a máscara de cílios.

Graças a isso, você conseguirá uma cútis limpa e suave, sem maltratar seu rosto quando o limpar. Também ajuda a clarear a pele e reduzir as rugas enquanto hidrata.

O que tenho que fazer?

Molhe um algodão no óleo essencial de coco e use-o para limpar seu rosto com delicadeza. Se o usar para limpar seus cílios, ajudará a hidratar e favorecer seu crescimento.

5. Substitua as loções para o corpo

Mulher passando óleo de coco no corpo

Você pode usar o óleo de coco como loção corporal ou pode adicionar um pouco deste óleo em seu creme preferido. Graças ao seu alto teor de antioxidantes, ele pode ajudar a:

  • Retardar o envelhecimento da pele.
  • Combater os radicais livres.
  • Tratar problemas como a acne e os eczemas.

O que tenho que fazer?

Se o aplicar logo depois de ter tomado uma ducha quente, o óleo de coco penetrará em sua pele e reterá sua umidade. Isso alivia a irritação e deixará sua pele suave.

Também pode utilizar sobre suas cutículas para fortalecer as unhas.

6. Uso como creme de barbear

Ao utilizá-lo como creme de barbear, conseguirá hidratar a pele e evitar os efeitos de irritação que se produzem com o roçar da lâmina.

O que tenho que fazer?

Você só precisa aplicar uma colher de sopa de óleo essencial de coco na área onde vai raspar para evitar o atrito e suavizar os pelos.

Outra vantagem é que não é preciso se preocupar em retirar o produto ao final do barbear, já que se o deixar ali agirá como hidratante para a pele.

7. Como esfoliante corporal

Graças às suas propriedades hidratantes, o óleo essencial de coco pode ser utilizado para esfoliar o corpo em combinação com outros elementos. Assim, manterá sua pele hidratada, jovem e fresca.

O que tenho que fazer?

Se misturar o óleo de coco com um pouco de açúcar ou sal marinho, obterá um esfoliante muito eficaz. Também poderá adicionar limão, mel, qualquer óleo aromático, extrato de flores e ainda lavanda fresca para conferir um agradável aroma.

8. Para ter pés bonitos

Quando o utiliza para massagear os pés, suas propriedades antibacterianas e antifúngicas manterão seus pés livres de muitas doenças. Também ajudará a reduzir o calcanhar seco e rachado.

Mulher passando óleo de coco nos pés

O que tenho que fazer?

Se esfregar suavemente o óleo de coco entre os dedos de seus pés, poderá tratar de maneira eficaz o pé de atleta. Ainda, há quem recomenda a aplicação deste óleo ao menos uma vez na semana.

Como você pôde ver, o óleo de coco poderia ser considerado o melhor amigo de qualquer pessoa. Por isso mesmo adicioná-lo em sua rotina diária de beleza é uma opção muito inteligente e acessível.

Pode interessar a você...
5 interessantes usos do pepino em sua rotina de beleza
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 interessantes usos do pepino em sua rotina de beleza

Ao incluir o pepino em nossa rotina de beleza podemos aproveitar todos os seus nutrientes a nível externo, e obter uma pele mais firme e macia



  • Huang, C. B., Alimova, Y., Myers, T. M., & Ebersole, J. L. (2011). Short- and medium-chain fatty acids exhibit antimicrobial activity for oral microorganisms. Archives of oral biology, 56(7), 650–654. https://doi.org/10.1016/j.archoralbio.2011.01.011
  • Verallo-Rowell VM, Dillague KM, Syah-Tjundawan BS. Novel antibacterial and emollient effects of coconut and virgin olive oils in adult atopic dermatitis. Dermatitis. 2008;19(6):308-315.
  • Agero AL, Verallo-Rowell VM. A randomized double-blind controlled trial comparing extra virgin coconut oil with mineral oil as a moisturizer for mild to moderate xerosis. Dermatitis. 2004;15(3):109-116. doi:10.2310/6620.2004.04006
  • Kappally, Shijna & Shirwaikar, Arun & Shirwaikar, Annie. (2015). Hygeia:: journal for drugs and medicines COCONUT OIL – A REVIEW OF POTENTIAL APPLICATIONS. Hygeia:: journal for drugs and medicines. 7. 34-41. 10.15254/H.J.D.Med.7.2015.149.