Os triglicerídeos são o principal lipídico que o corpo transporta e, portanto, têm um papel vital para a saúde. Após ingerir alimentos, o corpo libera essa substância no sangue e, posteriormente, a usa para alimentar todo o organismo. Não é indicado que os níveis de triglicerídeos sejam altos.
Embora seja uma substância necessária para o bom funcionamento dos órgãos, os níveis excessivos e triglicerídeos podem saturar as veias, bloqueando o fluxo de sangue.
Como resultado, aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 ou aumento da gordura abdominal, entre outros problemas.
No entanto, graças aos compostos químicos em alguns ingredientes naturais, pode-se controlar esta condição para reduzir as chances de sofrer um problema de saúde mais grave.
Por isso, queremos compartilhar 8 interessantes tratamentos caseiros que podem ser considerados para manter os triglicerídeos sob controle.
1. Ácidos graxos ômega 3 para controlar os níveis de triglicerídeos
Os ácidos graxos ômega 3 têm demonstrado ter efeitos positivos no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos, pois são um tipo de gordura saudável que pode ser facilmente incluída na dieta.
Algumas de suas fontes naturais são:
- Truta;
- Salmão;
- Cavala;
- Arenque;
- Sardinha;
- Sementes;
- Nozes.
Veja também: Alimentos que ajudam a aumentar o colesterol “bom”.
2. Canela
A canela tem sido muito utilizada pois seus agentes químicos possuem propriedades medicinais que podem controlar os altos níveis de açúcar no sangue e os lipídios presentes na corrente sanguínea.
O consumo da canela deve ser moderado, pois em excesso pode ser tóxico ou contraproducente.
3. Alho
Antes de tudo, cabe lembrar que este alimento é um dos remédios tradicionais e mais populares no que diz respeito ao sistema cardiovascular.
Os compostos de enxofre ajudam a evitar a acumulação de colesterol e triglicerídeos nas paredes das artérias, reduzindo, assim, o risco de hipertensão e obstrução.
No entanto, é importante notar que devem ser consumidos no seu estado natural, pois cozido perde parte significativa de suas propriedades.
4. Azeite de oliva
Ao ser diagnosticado com triglicerídeos elevados, sem dúvida, o melhor a fazer é substituir a manteiga e margarina pelo azeite de oliva.
Isso porque este tipo de gordura é mais saudável e contém substâncias que ajudam a limpar as veias para reduzir o excesso de lipídeos.
5. Chá de cascas de tangerina
Apesar de muitas vezes serem descartadas por não possuírem um gosto tão bom quanto o da fruta, elas são muito benéficas. Dessa forma, o que poucos sabem é que a casca concentra importantes propriedades para o tratamento de triglicérides, colesterol e problemas do trato urinário.
Ingredientes
- Cascas de tangerina
- 1 xícara de água (250ml)
Como devo preparar?
- Deixe ferver apenas algumas cascas de tangerina em um copo de água por cinco minutos.
- Em seguida, deixe em repouso e tome até três vezes por dia.
6. Suco de berinjela e pepino
A berinjela é um vegetal rico em antioxidantes que, quando combinado com a fibra e a água contida no pepino, certamente pode atuar como um bom remédio contra níveis elevados de triglicérides.
Além disso, também vale a pena dizer que tanto o pepino quanto a berinjela têm qualidades diuréticas e que, dessa forma, participam da limpeza e remoção de resíduos do corpo.
Ingredientes
- ½ berinjela
- 1 pepino
- ½ copo de água (100ml)
Como devo preparar?
- Corte a berinjela em pedaços, bem como o pepino, sem a casca.
- Coloque-os no liquidificador com o meio copo de água e bata rapidamente.
- Beba com o estômago vazio, por pelo menos duas semanas consecutivas.
7. Chá de alcachofras
A alcachofra é um vegetal muito saudável e, além disso, se tornou popular pela sua capacidade de apoiar dietas de perda de peso.
É uma fonte de antioxidantes e de fibras, mas também tem agentes ativos que impedem que o excesso de colesterol e triglicerídeos sejam sintetizados no fígado.
Ingredientes
- 2 alcachofras
- 1 litro de água
Como devo preparar?
- Lave bem as folhas mais macias de duas alcachofras e deixe ferver em um litro de água por dez minutos.
- Em seguida, retire do fogo, deixe repousar e tome duas xícaras por dia.
Sendo assim, leia também: 4 razões para consumir mais alcachofra.
8. Água de aveia
A bebida natural obtida a partir da aveia em água é muito útil, pois atua na redução do risco de doenças cardiovasculares e obesidade.
Isso porque suas fibras e sua capacidade de absorver gorduras e açúcares são um bom complemento para controlar os triglicérides, colesterol e diabetes.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de aveia
- 1 xícara de água (200ml)
Como devo preparar?
- Coloque a aveia em um copo de água e, então, deixe repousar durante a noite.
- No dia seguinte, filtre e beba o líquido resultante.
Dessa forma, tome todos os dias em jejum até controlar os triglicerídeos.
Os recursos mencionados aqui são uma ajuda para controlar os níveis de triglicerídeos, mas não substituem o tratamento farmacológico prescrito pelo médico. Dessa forma, seus efeitos não são imediatos e depende do estilo de vida adotado.