8 ideias interessantes para não desperdiçar frutas e verduras
Revisado e aprovado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Estima-se que a cada ano cerca de 300 milhões de toneladas de frutas e verduras acabam em lixões. É certamente uma cifra muito preocupante se considerarmos que o problema da fome continua a ser uma realidade em muitas partes do mundo.
Por isso, para reduzir o enorme desperdício de tão importantes alimentos, por algum tempo foram promovidas algumas técnicas para prolongar sua vida em casa.
Assim, compartilharemos 8 ideias interessantes para não desperdiçar frutas e verduras e conservar esses alimentos que são frequentemente utilizados na culinária. Então, não deixe de praticá-los!
1. Tomates
Quando você não quiser usar logo e quiser evitar a sua maturação precoce, o melhor é colocar os tomates na geladeira para retardar esse processo.
Mas se eles já estiverem maduros e ainda não for usá-los, é bom picá-los e colocá-los no freezer em um recipiente hermético.
Entretanto, ao congelar este alimento muda um pouco seu sabor e textura. Mas, mais tarde, ele pode ser utilizado para fazer, por exemplo, um molho, guisado e até mesmo sopas.
Veja também: Receitas de sopa de tomate caseira
2. Uvas
À medida que amadurecem elas adquirem um delicioso sabor doce que combina muito bem com várias receitas.
Além disso,as uvas podem ser armazenadas no congelador até ao momento de usá-las.
Assim, quando elas estão maduras, remove-se o talo, lava-se bem e coloca-se em um recipiente ou saco com selo. Depois de descongeladas podem ser usadas para preparar:
- Sucos e vitaminas.
- Refrescos.
- Bolos.
- Marmeladas.
- Doces.
3. Ervas
As ervas, em general, são utilizadas em pequenas quantidades em cada uma das receitas que estão incluídas. É normal que às vezes algumas se estraguem facilmente apesar de estarem na geladeira.
Uma boa ideia para que as ervas não estraguem é o seu congelamento com um pouco de azeite de oliva. Esta técnica permite estender sua vida útil em até mais 6 meses.
Para fazer isso, pique bem as ervas processando com um pouco de óleo num liquidificador. Despeje a mistura em bandejas de cubos de gelo e leve ao congelador.
4. Bagas
Morangos, amoras e framboesas são frutas que você deve comprar em pequenas quantidades toda vez que desejar usar.
Suas propriedades são mais intensas quando estão frescas e é mais agradável comer sozinha, ou em diferentes tipos de preparação.
Mas se, por exemplo, você quiser tirar proveito da temporada ou por algum motivo comprou mais do que o necessário, convém congelar para evitar que estraguem. Você pode prepará-las em:
- Vitaminas e sucos.
- Marmeladas
- Biscoitos.
- Sorvetes.
- Doces.
5. Cítricos
Embora a maioria dos cítricos dura por semanas, às vezes, chega um momento em que amadurecem e começam a se decompor.
Se você não for usá-los logo, a melhor coisa que você pode fazer é retirar o suco dos cítricos para guardá-lo no congelador. Você também pode ralar a casca para usar na elaboração de sobremesas, batidas ou chás.
O suco pode ser despejado em bandejas de cubo de gelo para posteriormente servir na utilização de receitas como:
- Sucos e vitaminas.
- Sopas.
- Coquetéis.
- Limonadas.
- Sorvetes.
6. Maçãs
Quando o fruto atinge um alto grau de maturação sua textura se torna arenosa e já não são tão saborosas para serem comidas.
A boa notícia é que justamente quando estão totalmente maduras tem muitos usos na gastronomia. Por exemplo, pode-se preparar:
- Bolos.
- Saladas.
- Panquecas.
- Sucos.
- Marmeladas
Além disso, lembre-se de que você pode elaborar o vinagre de maça 100% orgânico para uso na saúde, beleza e na casa.
Não se esqueça de ler: Benefícios de usar o vinagre de maçã para lavar o rosto
7. Bananas
Com esta fruta não há nenhum problema, pois a banana é muito versátil quando atinge o mais alto grau de maturação. Que tal um pão banana delicioso? É fácil de preparar e tem um gosto que conquista paladares.
Mas se você não quiser fazer esta receita, elas também podem ser armazenadas no congelador para uso posterior em:
- Vitaminas e sucos.
- Bolos.
- Sobremesas.
- Compotas.
- Máscaras.
8. Batatas
Este vegetal geralmente dura algumas semanas sem sofrer danos em sua textura ou sabor. No entanto, se você suspeitar que as batatas estão começando a estragar, uma boa ideia é cozinhar e armazenar na geladeira.
Por fim, quando cozinhadas, podem ser usadas nos dias seguintes para preparar um purê ou uma salada.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alzamora, S. M., Guerrero, S. N., Nieto, A. B., Vidales, S. L., & Mejia, L. (2004). Conservacion de frutas y hortalizadas mediante tecnologias combinadas. Manual de capacitacion.
- Dussán-Sarria, Saúl, Ramírez-Yela, Jorge I, & Hleap-Zapata, Jose I. (2017). Conservación de Mango Mínimamente Procesado usando un Recubrimiento Comestible a base de Aceite de Aguacate. Información tecnológica, 28(3), 67-74. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642017000300008
- Fernández Valdés, Daybelis, Bautista Baños, Silvia, Fernández Valdés, Dayvis, Ocampo Ramírez, Arturo, García Pereira, Annia, & Falcón Rodríguez, Alejandro. (2015). Películas y recubrimientos comestibles: una alternativa favorable en la conservación poscosecha de frutas y hortalizas. Revista Ciencias Técnicas Agropecuarias, 24(3), 52-57. Recuperado en 04 de febrero de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2071-00542015000300008&lng=es&tlng=es.
- Locaso, Delia E., Cruañes, María del C., Velazque, Mirta S., Pisonero, Mario O., Gerard, Oscar A., & Terenzano, Ignacio. (2007). Conservación de naranjas con un recubrimiento formulado con terpenos obtenidos a partir de Pinus elliotis. Ciencia, docencia y tecnología, (35), 153-173. Recuperado en 04 de febrero de 2019, de http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-17162007000200007&lng=es&tlng=es.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.