8 hábitos que tornam sua vida mais difícil do que deveria ser
Todas as pessoas precisam enfrentar, em algum momento da vida, situações que colocam à prova suas capacidades físicas e mentais. Embora sempre busquemos estar bem, a vida nos impõe alguns desafios que, com o tempo, servem para nos tornarmos mais maduros e fortes.
No entanto, em algumas ocasiões vemos dificuldades onde na realidade elas não existem. Pintamos obstáculos que nos impedem de transcender como queríamos.
O problema é que nem sempre somos conscientes disso. Por isso permitimos que absorvam parte de nossa energia, sem importar os danos que nos causem.
Por este motivo, é primordial saber quais fatores dependem de nossa atitude e quando devemos soltá-los para que não nos impeçam de avançar.
Neste artigo, queremos compartilhar em detalhe essas 8 coisas que, sem necessidade, tornam a vida mais difícil.
Hábitos tornam sua vida mais difícil do que deveria ser
1. Ver más intenções onde não há
Às vezes, nossos amigos ou pessoas próximas agem de maneira que, sem querer, acabam nos ofendendo muito.
O fato de saírem com outras pessoas sem nós, de decidirem ficar um tempo sozinhas ou de tomarem alguma decisão sem nos levar em conta pode nos fazer sentir que têm más intenções. Mas, por que encarar coisas como essas como negativas?
As pessoas felizes não levam as coisas de forma pessoal e sabem perfeitamente que todos precisam de seus próprios espaços.
Leia também: Pessoas felizes não falam mal dos outros
2. Fazer comparações
Nos compararmos com outras pessoas ou invejar seu sucesso é um dos piores hábitos para a nossa saúde emocional.
Olhar ao nosso redor e pensar que os outros estão melhor do que nós gera sentimentos negativos que, no fim, só nos tomam tempo e alegria.
3. Não querer ver mais além
Todas as experiências que temos, por pior que pareçam, têm algo positivo a oferecer à nossa vida.
Os obstáculos sempre estão no caminho, assim como os erros. No entanto, isso não quer dizer que sempre levem a algo totalmente ruim.
Ajustar o ponto de vista e ter a capacidade de olhar mais além não apenas permite superar as dificuldades, como também, de alguma forma, contribui para melhorar as decisões.
Ter uma abordagem positiva sobre as coisas, aceitar os erros e ver a parte simples do que parece complicado são formas de aliviar as cargas que tornam nosso caminho mais difícil.
4. Esperar “um sinal”
Por mais que queiramos, não vamos ter um “sinal” para saber quando é o momento correto de tomar decisões.
Apesar de nossos pressentimentos ou de alguma situação em especial poderem ajudar, esperar que aconteçam nos faz perder um tempo valioso.
As oportunidades estão sempre prontas para serem aproveitadas, mas é necessário buscá-las e lutar por elas, sem ficarmos paralisados esperando “aquele sinal” para começar a agir.
5. Não correr riscos
Os medos e a zona de conforto são os inimigos número um de quem quer ter uma mudança significativa em sua vida.
Se não corremos riscos, se ficamos paralisados por medo das consequências, estaremos sempre no mesmo ponto, sem transcender.
Ao invés de esperar algo que nos dá um pouco de segurança, vale a pena assumir os desafios e arriscar tudo sem arrependimentos.
6. Ter expectativas pouco realistas
Esperar alguma resposta, atitude ou situação que não tem motivo para ocorrer é um erro muito habitual entre as pessoas.
As expectativas pouco realistas geram frustração e, portanto, nos fazem ser mais infelizes.
Apesar de ser maravilhoso que se cumpram, o melhor é ser moderado ao tê-las, para não sofrer decepções posteriores.
7. Deixar que os outros roubem o nosso tempo
As pessoas tóxicas sempre encontram uma forma de roubar nosso valioso tempo e, se possível, nossa boa energia.
Este tipo de gente coloca obstáculos em nossos ideais, fazem o possível para que não os realizemos e podem ser uma verdadeira carga em nossa vida.
O egoísmo, a negatividade e a inveja se disfarçam muitas vezes de “amizades” que, ainda que custe aceitar, nos geram dificuldades e incômodos.
Visite também o artigo: 7 personalidades tóxicas das quais você deve se afastar para ser feliz
8. Querer simpatizar com todos
Por melhores intenções que tenhamos, nem sempre podemos agradar a todas as pessoas.
Querer simpatizar com todos é um verdadeiro desgaste, especialmente quando existem algumas diferenças evidentes entre as personalidades.
O melhor é ser tolerante com os demais e afastar aqueles que, por alguma razão, decidiram ter sentimentos negativos para com os outros.
Está pronto para eliminar todas essas coisas da sua vida? Procure corrigi-las o quanto antes e dê-se conta do quanto elas pesam em seu caminho.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Berntsson, E. (2004). Los seis pilares de la Autoestima. Atención Primaria. https://doi.org/10.1157/13068212
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.