8 benefícios dos aspargos para a saúde

28 de dezembro de 2017
Além de serem deliciosos e versáteis, os benefícios dos aspargos são variados. Você sabe quais são? A melhor época para consumi-los é durante a primavera.

Além de serem deliciosos e versáteis, os benefícios dos aspargos são variados. Você sabe quais são? A melhor época para consumi-los é durante a primavera. Nesses meses, podemos vê-los no mercado em suas duas variedades (brancos e verdes).

Vamos contar tudo o que você precisa saber sobre eles neste artigo.

Características dos aspargos

Trata-se do talo principal de uma planta chamada Aspargus Officinalisque pode medir até um metro e meio de altura. Pertence à família do alho-poró, das cebolas e das cebolinhas, ainda que não se pareçam quanto à forma e ao sabor.

Hoje em dia, esse vegetal é cultivado em regiões temperadas e seus principais produtores são Itália, Alemanha e França. Embora estufas e câmaras frias nos permitam ter legumes o ano todo, a melhor época para consumir aspargos é a primavera. Nos outros meses, você pode apreciá-los na forma de conservas, por exemplo.

Um pouco de história

O aspargo verde é nativo da região do Mar Mediterrâneo. Mais precisamente próximo dos rios Tigre e Eufrates. No Antigo Egito e na Grécia era usado como alimento e como oferenda para os deuses. Foram os romanos que popularizaram esse vegetal devido as suas propriedades medicinais e o levaram para toda a Europa.

Com o declínio do Império Romano, o consumo desse vegetal reduziu notavelmente. Porém, no século XII voltou a adquirir fama por suas qualidades na gastronomia. Já no século XVII os aspargos se transformaram em um dos alimentos mais consumidos pelos burgueses e as classes altas da sociedade.

Até o século XIX o único tipo de aspargo que se conhecia era o de cor verde. Porém, graças a uma mudança na forma de cultivo (debaixo da terra) surgiu a variedade branca. A diferença está relacionada a quanto contato com o sol a planta tem (o verde é pela clorofila).

Quais são os benefícios dos aspargos?

Segundo este artigo da Fundação Espanhola de Nutrição, os aspargos contam com muitas vitaminas, sobretudo os verdes. Esse broto usado desde a antiguidade é recomendado por seus diferentes benefícios. Saiba mais a seguir:

1. É diurético

Suco com aspargos

Por ser composto em sua maior parte por água, facilita a eliminação de líquidos.

  • É aconselhado para pessoas com retenção, edemas ou problemas renais, de acordo com este estudo realizado pela Universidade de Faisalabad, assim como para pessoas com hipertensão, segundo este estudo realizado pela Universidade de Hokaido.
  • Além disso, oferece asparagina, que induz à produção de urina.
  • Não tem sódio natural e, portanto, não aumenta o inchaço típico durante a síndrome pré-menstrual.

2. É laxante

Outro dos benefícios dos aspargos para a nossa saúde está relacionado com sua capacidade para regular o trânsito intestinal devido à fibra presente em sua composição. É isso o que afirma este estudo realizado pela Universidade Nacional de Pusan (Coreia)

  • Evita, trata ou previne a prisão de ventre, as hemorroidas, os divertículos no cólon e a síndrome do intestino irritável.
  • A fibra, por sua vez, tem outras propriedades como, por exemplo, contribuir para a redução do colesterol e favorecer a decomposição dos açúcares no sangue. Este estudo realizado pela Hospital La Fuenfría destaca essas propriedades.

3. É antioxidante

Benefícios dos aspargos

Um prato que inclua aspargos pode ser muito mais eficaz do que qualquer tratamento de beleza. Isso se deve ao fato de que esse vegetal verde ou branco oferece muitos antioxidantes que têm a capacidade para neutralizar os efeitos dos radicais livres, assim como afirma este estudo realizado pela Universidade de Concepción.

  • Estes atacam as células e causam envelhecimento.
  • Por sua vez, conta com betacaroteno, o que beneficia a saúde da pele, segundo este estudo realizado pelo Instituto Tecnológico de Veracruz (México).

4. Favorece a função cognitiva

Entre os benefícios dos aspargos, cabe mencionar que têm uma boa dose de ácido fólico. Esse nutriente é responsável não só por melhorar a saúde das mulheres grávidas e ajudar o feto em seu desenvolvimento mas, além disso, tem efeitos benéficos para o cérebro, assim como afirmado neste estudo realizado pela Universidade do Chile.

  • Esse vegetal, portanto, reduz os riscos de sofrer deterioração cognitiva, mas também serve para conciliar o sono, combater a insônia e tratar a depressão. No entanto, não existem evidências científicas para respaldar isso.

5. É muito nutritivo

Salmão com aspargos

Dentro da composição nutricional do aspargo podemos destacar que conta com vitaminas A, C, E e K. Também contém cromo, oligoelementos, fibra e ácido fólico.

  • Consumi-lo periodicamente fornece ao corpo muitos nutrientes essenciais para o seu funcionamento.

6. É recomendado para os ossos

As pessoas com mais de 50 anos (principalmente as mulheres que estão na etapa da menopausa) e as crianças com menos de 5 anos, devem consumir mais aspargos do que os outros.

  • Por quê? Porque graças à vitamina K que oferece, seus ossos estarão mais fortes e saudáveis e as fraturas serão evitadas, de acordo com informações obtidas na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.
  • Seja pela osteoporose ou osteoartrite, o sistema ósseo na terceira idade se enfraquece.
  • No caso dos pequenos, pode servir para crescer e se desenvolver normalmente.
  • Graças a esse vegetal, a proteína osteocalcina (localizada no tecido ósseo) poderá fazer seu trabalho corretamente.

7. É emagrecedor?

Benefícios dos aspargos

Se estamos fazendo uma dieta para perder peso, não podemos deixar de incluir aspargos em nosso plano de alimentação.

  • Uma xícara (200 g) desta verdura tem pouquíssimas calorias.
  • Além disso, tem fibras que evitam a prisão de ventre e favorecem a eliminação de toxinas.
  • E, como se tudo isso não fosse suficiente, sacia o apetite. Por isso, evita que consumamos alimentos por ansiedade, depressão ou aborrecimento.

8. É antiviral

Por fim, outro dos benefícios dos aspargos está relacionado com o seu teor de nutrientes que favorecem o sistema imunológico, de acordo com esta pesquisa realizada por Hislop School of Biotecnology (Índia). São ideais, portanto, para prevenir resfriados, gripe ou qualquer doença viral ou bacteriana.

Os benefícios dos espargos são muitos. Portanto, não se esqueça de incluí-lo em seus pratos e aproveitá-los ao máximo, enquanto desfruta de seu sabor.

 

  • Sun, T., Tang, J., & Powers, J. R. (2007). Antioxidant activity and quality of asparagus affected by microwave-circulated water combination and conventional sterilization. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2005.10.047
  • Fuentes-Alventosa, J. M., Rodríguez-Gutiérrez, G., Jaramillo-Carmona, S., Espejo-Calvo, J. A., Rodríguez-Arcos, R., Fernández-Bolaños, J., … Jiménez-Araujo, A. (2009). Effect of extraction method on chemical composition and functional characteristics of high dietary fibre powders obtained from asparagus by-products. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2008.07.075
  • Eichholz, I., Rohn, S., Gamm, A., Beesk, N., Herppich, W. B., Kroh, L. W., … Huyskens-Keil, S. (2012). UV-B-mediated flavonoid synthesis in white asparagus (Asparagus officinalis L.). Food Research International. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2012.03.008