Logo image
Logo image

7 superalimentos que ajudam a depurar o fígado de forma natural

4 minutos
Além de incluir em nossa dieta alimentos cujos componentes nos ajudem a eliminar toxinas, para depurar o fígado é imprescindível reduzir o consumo de álcool e cigarro.
7 superalimentos que ajudam a depurar o fígado de forma natural
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez

Escrito por Katherine Flórez
Última atualização: 20 dezembro, 2022

O fígado, junto com a vesícula  biliar, desempenha um papel muito importante para a saúde do nosso corpo.

Participa nas funções digestivas e intervém em processos vitais como a segregação de hormônios e o armazenamento de alguns nutrientes.

Faz parte dos chamados órgãos excretores, visto que filtra o sangue o tempo todo para remover as toxinas que vão se acumulando na corrente.

Isto facilita a destruição de alguns tipos de vírus e bactérias e, de quebra, evita o desenvolvimento de algumas patologias crônicas que afetam a qualidade de vida.

O problema é que algumas vezes apresenta dificuldades para cumprir suas tarefas, seja por alguma doença ou porque a prática de maus hábitos gera uma acumulação excessiva de rejeitos.

Devido a isso, é fundamental melhorar os hábitos de alimentação e aumentar o consumo daqueles ingredientes cuja composição nutricional fortalece e estimula suas funções.

Nesta oportunidade queremos compartilhar os 7 melhores para que não deixe de adicioná-los em sua dieta.

1. Brócolis ajuda a depurar o fígado

Some figure

Considerado como um dos vegetais verdes mais saudáveis, o brócolis é uma das melhores opções alimentares para depurar o fígado de forma natural.

  • Contém poderosos antioxidantes que se relacionam com a diminuição do risco de câncer e a eliminação das toxinas retidas no corpo.
  • Seu alto teor de fibra favorece o processo de digestão e o controle dos níveis de colesterol alto.
  • Oferece vitamina E, um nutriente lipossolúvel com efeito antioxidante que protege este órgão da deterioração precoce.

Leia também: Descubra os grandes benefícios da sopa de brócolis

2. Frutos secos

Os frutos secos contêm nutrientes como o aminoácido L-arginina cujos efeitos no organismo reduzem o nível de intoxicação do fígado.

Isto, somado ao seu teor de fibra e ácidos graxos ômega 3, faz com que seja uma boa opção para estimular a depuração deste órgão vital.

Seu consumo em mínimas doses promove o controle do colesterol e apoia o processo de digestão das gorduras.

3. Maçãs

Some figure

As maçãs são um dos superalimentos que não deveriam faltar na dieta.

Conhecidas há anos por suas propriedades medicinais, são ideais para limpar o fígado e melhorar a atividade da vesícula biliar.

Ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel, são um alimento que promove a limpeza do trato digestivo, removendo as toxinas acumuladas no cólon e no fígado.

Seu consumo diminui os níveis de colesterol ruim (LDL), e reduz a sobrecarga de tarefas que o fígado sofre ao ter que metabolizá-lo.

Também oferece ácido málico, um nutriente natural que facilita a expulsão de compostos carcinógenos e toxinas retidas no sangue.

4. Frutos cítricos

Todas as variedades de frutos cítricos contêm óleos essenciais e vitaminas antioxidantes que estimulam a depuração natural do fígado e a desinflamação.

Seu alto teor de vitamina C aumenta a resposta imunológica do corpo e previne o desenvolvimento de infecções e patologias graves.

Também melhora a síntese de materiais tóxicos e impulsiona sua eliminação através dos processos digestivos.

5. Abacates

Some figure

O abacate é um dos frutos ricos em nutrientes que promovem a saúde e limpeza do fígado.

Destacado por seu teor de aminoácidos essenciais, fibra e antioxidantes, é um ingrediente ideal para remover as toxinas retidas no corpo.

Oferece glutationa, um composto requerido pelo fígado para remover os agentes estranhos e toxinas acumulados.

Sua concentração de ácidos graxos ômega 3 facilita a redução do colesterol ruim (LDL) e desempenha um rol importante na regulação dos processos inflamatórios.

6. Azeite de oliva

O azeite de oliva é uma das gorduras mais saudáveis que podem ser adicionadas na dieta para proteger a saúde hepática.

Contém substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e depurativas que impulsionam a limpeza do sangue para uma eliminação correta das toxinas.

Seus ácidos graxos essenciais controlam os níveis de colesterol ruim (LDL) e melhoram a saúde arterial para reduzir o risco cardíaco.

Seu teor de vitamina E e aminoácidos cria uma barreira protetora contra os radicais livres, diminuindo o risco de câncer e problemas crônicos.

Quer saber mais? Leia: 10 sintomas do colesterol alto que você não deve ignorar

7. Tomates

Some figure

Os tomates contêm licopeno e aminoácidos essenciais que, depois de absorvidos, promovem o bom funcionamento do fígado para uma ótima eliminação dos rejeitos.

Seu teor de glutationa, uma poderosa proteína, lhe confere efeitos desintoxicantes que ajudam a melhorar as funções hepáticas.

Também contêm flavonoides e beta-carotenos, substâncias antioxidantes que melhoram a circulação e a proteção frente aos radicais livres.

Para manter o fígado saudável e livre de toxinas, aumente o consumo destes alimentos e reforce seus efeitos evitando maus hábitos como o consumo de álcool e cigarro.

Imagens oferecidas por © wikiHow.com


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Federico A., Dallio M., Caprio GG., Ormando VM., Loguercio C., Gut microbiota and the liver. Minerva Gastroenterol Dietol, 2017. 63 (4): 385-398.
  • Ren B., Luo S., Tian X., Jiang Z., et al., Curcumin inhibits liver cancer by inhibiting DAMP molecule HSP70 and TLR4 signaling. Oncol Rep, 2018. 40 (2): 895-901.
  • Honda Y., Kessoku T., Sumida Y., Kobayashi T., et al., Efficacy of glutathione for the treatment of nonalcoholic fatty liver disease: an open label, single arm, multicenter, pilot study. BMC Gastroenterol, 2017.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.