7 sinais de problemas renais
Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Existem alguns sinais de problemas renais que nos alertam de que algo não está funcionando bem em nosso organismo.
Ante a dúvida, o melhor é se informar para poder detectar a tempo a origem dos incômodos e assim poder procurar um médico.
Lembre-se de que, dentro das funções dos rins, se encontra a filtração de todos os resíduos no organismo. Uma vez filtrados os resíduos, se convertem em urina e são expulsos do organismo. Estes resíduos se compõem principalmente por toxinas e água.
Um dos problemas renais mais comuns ocorre quando o rim deixa de filtrar o sangue por insuficiência de líquidos, especialmente a água. Ao não beber água suficiente, os resíduos e as toxinas do organismo ficam retidos no corpo. A ureia e a creatina se acumulam no organismo e isso leva a um estado de decomposição orgânica.
A falha renal pode ser deduzida do começo?
Em alguns casos, no início existem vários sinais que alertam de problemas renais, mas devemos prestar atenção a cada um deles. Neste sentido, devemos evitar que a doença avance e chegue a etapas que possam ser até mortais. Principalmente se sofremos alguma das seguintes doenças:
- Diabetes mellitus.
- Cálculos renais.
- Hipertensão arterial.
- Insuficiência cardíaca congestiva.
No entanto, o comum é que dificilmente se descreva com exatidão o diagnóstico imediato de falha renal. Isso se deve ao fato de que, para muitos especialistas, esta é uma das tantas doenças silenciosas.
Por isso, é importante estar atento aos resultados dos exames médicos de rotina. Estes tem a finalidade de evidenciar qualquer mudança, detectar os sinais do organismo e evitar as complicações. Um exemplo disso vem a ser a redução da qualidade no funcionamento do rim.
Recomendamos ler: 4 conselhos para evitar doenças renais
Sinais que alertam para problemas renais
Mudanças no padrão da urina
Dentro dos sintomas de grande importância quando se trata de abranger a doença renal, no começo aparecem mudanças na urina. Não especificamente nas características físicas, como também na quantidade de vezes e no volume propriamente dito.
Quando existem problemas renais, a quantidade de urina costuma aumentar nas primeiras etapas e, depois, tende a diminuir. Isso ocorre apesar do aumento da sensação de querer urinar.
Líquidos retidos
A retenção de líquidos é um dos sinais evidentes de problemas renais. Pode ser evidenciado principalmente pelo inchaço das pernas, sem necessidade de ter realizado uma atividade física que possa ser a causadora.
Nos casos mais avançados, pode ser evidenciado também inchaço nos tornozelos, nas mãos e até no rosto, tendo que recorrer a remédios para combater a retenção de líquidos, mesmo que seja de forma temporária.
Deduza com atenção cada um dos sinais de problemas renais
Cansaço extremo
A fadiga e o cansaço permanente são um sinal de que algo não anda bem no organismo. Por isso, podem ser um sinal de problemas renais.
Tanto a retenção de líquidos como a falta de filtração dos resíduos e das toxinas, provoca que a pessoa com problemas renais tenha uma maior tendência ao cansaço e à fadiga.
Antes de tudo, é importante consultar com o médico para que estude as causas médicas do cansaço crônico no seu caso e assim poder definir se certamente trata-se de uma falha renal ou se vem de outra causa.
Anemia
A anemia é um sinal claro de possíveis problemas renais. No entanto, nem todas as anemias são pela doença renal. Mas, ao estar presente, não é demais estudar com um especialista se a causa de sua anemia pode ser devido ao início de um problema renal.
Coceira geral
O prurido geral, conhecido comumente como uma coceira na pele, é um dos sinais evidentes de problemas renais. A coceira em todo o corpo vem depois da retenção das toxinas.
Em outras palavras, o prurido geral aparece de forma posterior ao mau funcionamento dos rins. Já que, como as toxinas se depositam progressivamente, prejudicam a saúde. Se você apresentar prurido, preste atenção e procure um médico.
Imagem principal cortesia de © wikiHow.com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Clinical Practice guidelines: Nutrition in Chronic Renal Failure. Initiative, National Kidney Foundation Dialysis Outcomes Quality. Am J Kid Disease. 2011;37(Suppl.2):66-70. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11158865/
- Cueto-manzano, A. M., Cort, L., Mart, R., Rojas-campos, E. & Benjamin, G. Prevalence of Chronic Kidney Disease in an Adult Population. Arch Med Res. 2014;45(6):507-13. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24992221/
- Instituto Nacional de la Diabetes y las Enfermedades Digestivas y Renales. Pruebas y diagnóstico de la enfermedad de los riñones. (Abril 2017) https://www.niddk.nih.gov/health-information/informacion-de-la-salud/enfermedades-rinones/informacion-general/diagnostico
- Toblli, JE, García-García, Á., Aristizábal, A., Quintero, E., Arango, J., Buitrago, C., Gómez, R., Leguizamón, H., Martínez, J., Nieto, I. , Osorio, M., Pertuz, A., Restrepo, C., Robayo, A., Rodríguez, K., Rodríguez, R., Romero, JD, Roselli, C., Torres, R.,… Amair, P. (2009). Diagnóstico y tratamiento de la anemia en pacientes con enfermedad renal crónica en todos sus estadios. Grupo de Trabajo Consenso del Anemia América Latina (AWGLA). Diálisis y Trasplante, 30 (3), 104–108. https://doi.org/10.1016/s1886-2845(09)71938-1
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.